No próximo dia 31, esqueça os disfarces de bruxas e os fantasmas e prepare antes os binóculos: um asteroide vai passar tão perto da Terra que até os comuns mortais o vão poder ver.
O asteroide 2015 TB145 foi recentemente descoberto no observatório Pan-STARRS, no Havai, e, no próximo dia 31, vai passar tão próximo da Terra que, segundo a NASA, vai bater uma distância recorde: a última vez que um asteroide passou tão perto aconteceu em 2006.
Com um diâmetro que ronda entre 280 e 620 metros, este corpo celeste vai passar a cerca de 499 mil quilómetros do nosso planeta a uma velocidade de 35 km/s, noticia a Sputnik.
Sendo uma velocidade bastante alta, houve quem o considerasse potencialmente perigoso e, segundo a NASA, dado o seu tamanho e velocidade, poderia causar grandes estragos caso atingisse a Terra.
A boa notícia é que, além de todas estas coisas, a agência espacial também já confirmou que o asteroide em questão não representa uma ameaça.
Em declarações ao RT, Leonid Yelenin, cientista no Instituto Kéldysh de Matemática Aplicada, na Rússia, diz que não será possível observar o asteroide a olho nu mas há outras alternativas.
“De acordo com os nossos cálculos, a maior aproximação deste asteroide vai acontecer por volta das 15h30 em Moscovo (13h30 em Portugal). É possível vê-lo bastante bem com uns binóculos ou recorrendo a um telescópio”, explica.
Não perca a oportunidade e vá desenterrar os binóculos das caixas de arrumações. Segundo a NASA, só vai ser possível ver novamente um asteroide tão próximo da Terra em agosto de 2027.
ZAP
Vai passar uma secante pela Assembleia e pelo Palácio !
Até que enfim alguma coisa vai arrumar com a merda A. R., até que as pessoas podem ficar sentadas na merda do escadaria desta merda. Fico desesperadamente à espera que haja algum espaço em lisboa libertado . Faz mais falta a feira da zaragata.
E já tem um nome devido á velocidade em que anda “chama-se “COSTA”
sim…às 13:30 da tarde devo conseguir mesmo ver alguma coisa…
Bom era cair na sede do FMI (cheia dos bandidos do costume) ou noutra “máfia” qualquer…