Taxa de suicídio no Japão diminuiu durante o confinamento

A redução da taxa de suicídio no Japão, durante o mês de abril, surpreendeu tudo e todos, numa altura em que se pensava que as medidas de confinamento iam trazer ainda mais stress ao povo nipónico.

A taxa de suicídio no Japão caiu cerca de 20% no mês de abril, em comparação com o período homólogo do ano passado, sendo a maior queda em cinco anos, avança o jornal The Guardian.

Apesar dos receios de que as medidas de confinamento para combater a pandemia de covid-19 fossem provocar ainda mais stress nos japoneses, a verdade é que se verificou exatamente o oposto.

De acordo com o jornal britânico, passar mais tempo em casa com a família, desperdiçar menos tempo nos transportes a caminho do emprego e os atrasos no arranque do ano letivo são apontados como fatores que explicam esta situação.

As mortes por excesso de trabalho são uma realidade bem conhecida neste país asiático, havendo até um termo específico para as definir (karoshi). Felizmente, a taxa de suicídio está em queda desde há alguns anos. Em 2003, o Japão registou mais de 34 mil casos, enquanto que no ano passado registou pouco mais de 20 mil.

Decretadas as medidas de confinamento, em meados de abril, as organizações de prevenção do suicídio foram muito afetadas, com cerca de 40% a fecharem portas ou a trabalharem num horário reduzido, o que gerou preocupação sobre as pessoas mais vulneráveis.

Yukio Saito, ex-presidente do serviço de aconselhamento telefónico da Federação Japonesa de Inochi-no-Denwa, afirma que, tal como em épocas de crises nacionais ou desastres, “tradicionalmente, as pessoas não pensam em suicídio”, dando como exemplo a descida de casos em 2011, ano em que houve o desastre de Fukushima.

Porém, Saito, que também já foi presidente da Associação Japonesa de Prevenção ao Suicídio, alerta que isso pode mudar com os impactos da covid-19 na economia japonesa. Em 1997, depois da crise financeira, recorda, os suicídios aumentaram cerca de 35%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …

Vieira e SAD arguidos. CMVM suspende ações do Benfica

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu, esta terça-feira, as negociações de ações da Benfica SAD, pouco tempo depois de ter sido confirmada a existência de três arguidos por fraude fiscal, na sequência …

Comissão Europeia planeia reduzir capacidade das multinacionais em explorar sistemas fiscais

A Comissão Europeia está a estudar formas de acionar partes de tratados europeus para reduzir a capacidade das multinacionais em explorar os sistemas fiscais de alguns países da União Europeia (UE), identificando-os como distorções do …