Taxa de suicídio no Japão diminuiu durante o confinamento

A redução da taxa de suicídio no Japão, durante o mês de abril, surpreendeu tudo e todos, numa altura em que se pensava que as medidas de confinamento iam trazer ainda mais stress ao povo nipónico.

A taxa de suicídio no Japão caiu cerca de 20% no mês de abril, em comparação com o período homólogo do ano passado, sendo a maior queda em cinco anos, avança o jornal The Guardian.

Apesar dos receios de que as medidas de confinamento para combater a pandemia de covid-19 fossem provocar ainda mais stress nos japoneses, a verdade é que se verificou exatamente o oposto.

De acordo com o jornal britânico, passar mais tempo em casa com a família, desperdiçar menos tempo nos transportes a caminho do emprego e os atrasos no arranque do ano letivo são apontados como fatores que explicam esta situação.

As mortes por excesso de trabalho são uma realidade bem conhecida neste país asiático, havendo até um termo específico para as definir (karoshi). Felizmente, a taxa de suicídio está em queda desde há alguns anos. Em 2003, o Japão registou mais de 34 mil casos, enquanto que no ano passado registou pouco mais de 20 mil.

Decretadas as medidas de confinamento, em meados de abril, as organizações de prevenção do suicídio foram muito afetadas, com cerca de 40% a fecharem portas ou a trabalharem num horário reduzido, o que gerou preocupação sobre as pessoas mais vulneráveis.

Yukio Saito, ex-presidente do serviço de aconselhamento telefónico da Federação Japonesa de Inochi-no-Denwa, afirma que, tal como em épocas de crises nacionais ou desastres, “tradicionalmente, as pessoas não pensam em suicídio”, dando como exemplo a descida de casos em 2011, ano em que houve o desastre de Fukushima.

Porém, Saito, que também já foi presidente da Associação Japonesa de Prevenção ao Suicídio, alerta que isso pode mudar com os impactos da covid-19 na economia japonesa. Em 1997, depois da crise financeira, recorda, os suicídios aumentaram cerca de 35%.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio diz que Governo “vai levar ao colo” Medina. Moedas ataca o rival e diz que as suas promessas não valem nada

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que o Governo “vai levar ao colo” o candidato socialista à Câmara Municipal de Lisboa, porque “pelas guerras e desequilíbrios internos” não pode perder a eleição …

Portugal regista cinco mortos e 373 novos casos nas últimas 24 horas

O boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista cinco óbitos e 373 novos casos de covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas. Há ainda mais 538 recuperados. O boletim da DGS, do dia 6 …

“Quem não nasceu com o apelido Espírito Santo tem de ir à luta”, diz Gama Leão

João Gama Leão deixou uma dívida de mais de 300 milhões de euros ao Novo Banco através da Prebuild, um dos grandes devedores do banco. O empresário assumiu a responsabilidade pelos créditos em incumprimento, fez …

Avião da TAP retido na Venezuela regressa a Lisboa hoje

O avião da TAP que ficou retido na Venezuela por causa de uma carga de cocaína regressa nesta quinta-feira a Lisboa, assim como a tripulação, disse à agência Lusa fonte oficial da empresa aérea portuguesa. Segundo …

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um …

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …

Resort Zmar

BES, falência e um fundo abutre. Resort Zmar "deve 60 milhões de euros ao Estado"

Os proprietários das casas privadas do empreendimento turístico Zmar, na Zambujeira do Mar, em Odemira, continuam a protestar contra o alojamento de imigrantes por causa da covid-19. Isto numa altura em que se revela que …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …