A agência sanitária da Suécia, Folkhälsomyndigheten, adiantou que os kits defeituosos, distribuídos por todo o mundo, foram fabricados na China, pela empresa BGI Genomics.
Um kit de testes de covid-19, distribuído na Suécia, deu 3.700 resultados positivos falsos, de acordo um comunicado da agência de saúde pública do país. O Diário de Notícias avança que o erro foi descoberto por dois laboratórios no decurso de controlos de qualidade sistemáticos.
Num comunicado, a Folkhälsomyndigheten refere que os testes defeituosos foram utilizados por pessoas que efetuaram os exames em casa entre março e agosto e que foram distribuídos por todo o mundo. Este kit foi produzido na China e fabricado pela empresa BGI Genomics.
“São principalmente pessoas que tiveram sintomas ligeiros ou que não os sentiram no momento do teste e que receberam resultados positivos”, lê-se no documento, citado pelo DN. Os falsos positivos vão afora ser contactados ao longo da semana e, segundo a agência, “o número de casos de covid-19 deverá ser ajustado”.
“O kit de testes defeituoso foi assinalado pela Agência de Produtos Médicos sueca. [A empresa BGI Genomics] exportou-a de China para muitos países no mundo. A agência de saúde pública [sueca] já informou as autoridades competentes na Europa e na Organização Mundial da Saúde (OMS)”, lê-se ainda na mesma nota.
A Suécia registou 86.891 casos confirmados de infeção por covid-19 e 5.814 mortes.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe