Suécia admite falhas no combate à pandemia. “É evidente para todos”

Jonas Ekstromer / TT News Agency

O primeiro-ministro da Suecia, Stefan Löfven

O primeiro-ministro da Suécia admitiu falhas no combate ao novo coronavírus (covid-19), dizendo que é “evidente, em vários aspetos” que o país não estava suficientemente preparado para lidar com uma pandemia.

“A nossa preparação não foi boa o suficiente e isso é evidente para todos, em vários aspetos”, Stefan Löfven, em entrevista à televisão pública sueca SVT, cujas declarações foram citadas pelo jornal Observador.

“Foi por isto que adotámos uma estratégia de segurança nacional e isto tem de incluir tudo, desde o fornecimento de água até à cibersegurança. Mas também a saúde – estaremos preparados para um crise?”, questionou o líder do Executivo sueco.

“Começámos a trabalhar e estou satisfeito por haver um amplo consenso político que considera necessário reforçarmos a nossa defesa civil”.

Löfven não quis responsabilizar os cidadão suecos pelo números da covid-19, frisando que a maioria da população seguiu as recomendações que foram sendo dadas.

O primeiro-ministro considera antes que a responsabilidade é de “todos os partidos“, uma vez que o sistema de defesa civil do país tem “vindo a ser gradualmente reduzido desde a Guerra Fria”. O Observador nota que, no período pós-guerra, os sociais-democratas, que lideram a coligação que governa o país atualmente, estiveram à frente mais de metade dos governos do país desde então.

Ao contrário da maior parte dos países, a Suécia, recorde-se, começou por combater a pandemia com uma estratégia que visava a imunidade de grupo, não aplicando grandes restrições para combater a pandemia – confiou no “dever cívico” dos seus cidadãos.

Estabelecimentos, escolas e ginásios continuaram a funcionar e os movimentos das pessoas e o dia-a-dia das empresas não tinham sido alvo de medidas restritivas.

Ao atingir as 400 mortes e 6.800 infetados, a Suécia decidiu mudar de estratégia para combater a pandemia-de e a aplicar medidas restritivas para conter o vírus.

Atualmente, e segundo dados da Universidade norte-americana Johns Hopkins consultados neste domingo às 9h30, foram registados, em território sueco, 10.151 casos positivos do novo coronavírus, havendo a lamentar 887 vitimas mortais.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Uma lição: Não confie nos Sociais-Democratas, Democratas-Christãos nem nos Liberais para proteger os fracos na sociedade. No início e no fim de tudo pensam só em si mesmos

      • Não Dave, só podemos confiar em nós próprios. Sempre achei péssimo a ideia de um dia ter de entrar num lar de 3a idade e pelos vistos com razão. É o sítio mais perigoso para estar agora e sempre. E velhotes não servem para nada e custam fortunas em pensões, medicamentos e camas de hospital. Lá volto novamente à eutanásia que é uma solução tão conveniente e agora o Covid-19, Rei dos corona-virusses. Porra

    • Sim confiemos nos socialistas e esquerdistas que decidiram aplicar medidas de remoção de liberdade descurando o sector económico aumentando a dependência de governo. (Faz lembrar algo?)

      Nada de isto são teorias, é um facto a acontecer actualmente na europa.
      Espanha está a um passo de ser como a Venezuela, censura (“monitorização das redes sociais em busca de discursos de ódio” de acordo com o Ministro do Interior Espanhol), manipulação de informação e controlo dos medias para propaganda do governo, privação de liberdade.

      Espanha já aplicou tudo isto e Portugal esta a tentar aos poucos fazer o mesmo, O primeiro ministro a comparecer em programas para responder perguntas, sem que nenhuma seja provocadora ou incomoda (tipo um passeio pela avenida) as tentativas de proibições das autarquias não divulgarem dados ou determinadas informações, a propaganda dada nas conferencias diárias sobre os meios que ja foram e estão a ser enviados para os hospitais ( que depois se descobre que afinal não chegou nada) ou ate mesmo os 500 ventiladores enviados pelo governo e depois se descobre que esses 500 afinal não eram todos do governo e incluíam 144 doados.

      Sem duvida que prefiro confiar em governos que com um baixo numero de mortes por habitante vem assumir erros e tentar corrigir, do que confiar num governo como o de Sanchez que com a maior percentagem de mortes por habitante a nível mundial, vem no discurso de ontem dizer que fez tudo bem e que se não fosse a sua rápida actuação e os meios aplicados (lei-se: restrição de liberdade e censura) a epidemia em Espanha tinha sido bem pior. (Espanha tem actualmente mais mortos por habitante que qualquer outro pais no mundo com excepção de Andorra e San Marino)

  2. Ainda assim, há 4 dias atrás estavam melhores do que nós.
    https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/portugal-tem-mais-doentes-covid-19-per-capita-do-que-o-reino-unido-e-a-franca-12053999.html

    Nós somos o 5º país da europa ao nível de casos per capita. Obviamente que não poderemos comparar valores absolutos. Afinal Portugal ronda os 10 milhões de habitantes, a Alemanda ultrapassa os 80 e a Inglaterra ronda os 55.
    Não acho que o desempenho esteja a ser assim tão bom quanto o pintam.

    • Portugal tem 17817 test/milhão de habitantes a Suécia tem 5416 test/milhão de hab. Logo quanto mais testes mais casos e assim se explica porque Portugal tem 52 mortes/milhao de hab. enquanto a Suécia tem 91 mortes/milhão de hab. o mesmo se verifica com os UK com muito menos testes que portugal logo menos casos mas mais mortes. só a a Alemanha se assemelha a Portugal. Portugal tem tido um bom desempenho fruto da pandemia ter chegado mais tarde e Portugal e terem tomado as mesmas restrições dos outros países da Europa. O desempenho poderia ser melhor se tivessem obirgado o uso de mascara e aí teríamos dos melhores desmpenhos e equivalente a países como a Áustria, rep. checa e Coreia do Su.l

      • E será que temos mesmo 52 mortes/ milhão?!
        E se reparar o território nacional é muito diferente. No centro morre-se muito mais, face ao nº de casos registados do que nas outras regiões. O problema não está nas mortes porque isto depende do tipo de população (mais ou menos envelhecida, etc).
        O problema está no nº de casos e aí, como referi, somos o 5º com pior desempenho. E a questão dos testes também não é lícita porque em última instância quer em Portugal, quer na Suécia apenas se está a testar quando há suspeitas. E por cá nem mesmo na presença destas, como é sabido por todos.

        • E será que a suécia tem mesmo 91 mortes/ milhão?? como referi o nº de casos está dependente do numero de testes logo se eu não fizer testes não tenho casos … Ora se eu tiver poucos casos e muitas mortes por covid algo está mal principalmente em países com um bom sistema de saúde como tem a Suécia. o numero de testes tem uma correlação com o numero de casos e o numero de mortes permite aferir se se está a sub diagnosticar casos de covid.

RESPONDER

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …