Subvenções políticas vão custar 7,19 milhões de euros

Manuel de Almeida / Lusa

A despesa com subvenções mensais vitalícias pagas a políticos vai aumentar no próximo ano. O Orçamento do Estado para 2020 prevê um gasto de 7,19 milhões de euros.

A proposta do Orçamento do Estado para 2020 prevê um aumento nas subvenções políticas pagas a antigos primeiros-ministros, ex-governantes, deputados, autarcas e juízes do Tribunal Constitucional. A despesa com estes pagamentos vai rondar os 7,19 milhões de euros, avança este domingo o Correio da Manhã.

No ano passado, as subvenções mensais vitalícias tiveram um custo de 7,17 milhões de euros. Isto significa que, este ano, o OE2020 prevê um aumento de 20 mil euros nos gastos, embora o número de beneficiários tenha diminuído de 332 para 318. Os valores pagos mensalmente vão desde 883 euros até mais de 13 mil euros.

Vasco Rocha Vieira, ex-governador de Macau, é um dos que mais recebe, com uma subvenção mensal de 13.670,21 euros – apesar da redução parcial.

Destaca-se ainda na lista o atual secretário-geral das Nações Unidas e antigo primeiro-ministro, António Guterres, que recebe 4138,77 euros brutos mensais. José Sócrates, também ele antigo primeiro-ministro, cujo governo aprovou legislação para acabar com as subvenções, recebe 2.372,05 euros mensais.

Os dados da Caixa Geral de Aposentações mostram que 209 dos beneficiários estão a receber a subvenção na totalidade. Enquanto isso, 44 subvenções estão suspensas e outras 47 estão sujeitas a cortes.

Com a entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados, os nomes estavam omitidos da lista das subvenções vitalícias dos políticos. No entanto, os nomes voltaram a ser disponibilizados em setembro deste ano, após decisão do Governo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quero ver o que diz o Ventura disto, principalmente quando as subvenções foram criadas pelo seu ex-PSD e é lá que estão a maioria dos beneficiários!
    Pior é continuar a haver criminosos condenados como o Vara, Duarte Lima, etc, que as recebem!!
    Estou a contar com com o advogado/comentador da CMTV para fazer muito barulho relativamente a este privilégio complemente vergonhoso!
    A ver vamos….

RESPONDER

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …

Exame de Matemática A criticado. Prova "infeliz" não permite "distinguir" alunos

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou esta quinta-feira a elaboração do exame nacional de Matemática A, prova realizada por mais de 38.699 alunos que pretendem concorrer ao Ensino Superior. No entender da SPM, "o …