Substituto de Helena Roseta tem empresas de alojamento turístico

O deputado socialista Hugo Pires, que substitui Helena Roseta, tem 50% de uma imobiliária e é proprietário e gerente de uma empresa que declara, nas suas atividades, o alojamento turístico. Hugo Pires vai dirigir o grupo parlamentar sobre habitação.

De acordo com o DN, Hugo Pires, nome escolhido pelo PS para dirigir o grupo parlamentar de trabalhos sobre habitação, em substituição de Helena Roseta, é detentor da totalidade da CRIAT, com sede em Braga – uma empresa que “potencia o valor património arquitetónico através da conversão de imóveis devolutos em alojamentos turísticos“.

Os dados a que o DN teve acesso encontram-se na declaração de interesses do deputado, entregue na Assembleia da República no início da legislatura. O socialista é também detentor de 50% de uma outra empresa  – CRIAT Imobiliária -, com sede em Amares, no distrito de Braga, e especialista em “investimentos imobiliários”.

Constituída em 2015, a CRIAT Imobiliária foi registada como tendo por objetivo a compra e venda de bens imobiliários, a promoção imobiliária, o arrendamento de bens imobiliários e o alojamento mobilado para turistas.

De acordo com o DN, o deputado diz que a empresa nunca se dedicou nem ao arrendamento, nem ao alojamento turístico. “Algumas delas não as exerço nem está no meu horizonte profissional exercê-las”, explicou o socialista.

Hugo Pires explicou ainda que tem participações sociais em empresas dessa área, mas acredita não existirem incompatibilidades. “A atividade imobiliária não é sobre o arrendamento de casa, não atuo nessa área. Solicitarei um parecer para ver se há ou não incompatibilidade. Não quero que haja aqui alguma confusão”, conta Hugo Pires.

Quanto à CRIAT, empresa detida a 100%  pelo socialista, o DN dá conta de que o Portal da Justiça especifica que a empresa tem como fim “a prestação de serviços de arquitetura e consultoria no âmbito da reabilitação urbana, planeamento e ordenamento do território e a elaboração de projetos de arquitetura e de especialidades, urbanismo e planeamento”.

Ainda é especificado pelo Portal que a empresa tem “o controlo, administração, gestão e execução de obras e respetivo licenciamento e construção civil”.

No site da empresa de Hugo Pires lê-se que “a CRIAT conjuga prospeção imobiliária, análise da viabilidade de investimento, reabilitação e apoio a financiamento para que lhe seja mais fácil encontrar a casa à sua medida ou o projeto de investimento mais rentável”.

A empresa diz também potenciar “o valor do património arquitetónico português através da conversão de imóveis devolutos em alojamentos turísticos, explorando-os e dando-os a conhecer a quem quiser viver um pouco mais da nossa cultura”.

Hugo Pires

O socialista escolhido para liderar o grupo de trabalho sobre a habitação é arquiteto de profissão, sendo secretário nacional do PS para a Organização e foi o antigo presidente da concelhia de Braga, integrando atualmente a comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas.

Hugo Pires integra também a comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, no âmbito da qual funciona o grupo de trabalho que visa estabelecer novas regras para o arrendamento.

Esta função é recente para o socialista que, até há poucos dias, era suplente nesta comissão. Hugo Pires passou a efetivo com a saída do deputado João Torres para o governo durante as reformulações da passada semana.

Hugo Pires tem 39 anos e foi eleito pelo círculo eleitoral de Braga e já esteve no Parlamento durante o último governo de José Sócrates. Entre 2009 e 2013, Hugo Pires foi vereador da Câmara Municipal de Braga no executivo de Mesquita Machado e entre 2013 e 2017 foi vereador na oposição, após vitória do PSD na Câmara.

Hugo Pires foi também um dos cinco ex-vereadores socialistas que foi a julgamento no caso do favorecimento de Mesquita Machado a uma filha e a um genro, na compra de três imóveis em redor do Palácio das Convertidas.No caso, o ex-presidente foi condenado a três anos de prisão com pena suspensa.

Quanto aos vereadores, foram todos absolvidos com o tribunal a considerar que não tinham conhecimento dos negócios feitos pelo autarca.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …