Mesquita Machado arguido por suspeitas de ter beneficiado a família

taiga-tundra / Flickr

Mesquita Machado, Presidente da Câmara de Braga entre 1976 e 2013

Mesquita Machado, Presidente da Câmara de Braga entre 1976 e 2013

Ex-presidente da Câmara de Braga foi constituído arguido no “Caso das Convertidas”, processo ligado à expropriação de vários edifícios da cidade em prol da sua filha e genro.

Mesquita Machado foi esta quarta-feira constituído arguido no âmbito do designado “Caso das Convertidas”, estando indiciado pelos crimes de prevaricação e de participação económica em negócio, confirmou a Procuradoria-Geral da República ao jornal Público.

O ex-presidente da Câmara de Braga, que dirigiu a autarquia durante 37 anos, foi ouvido no Tribunal dessa mesma cidade e ficou sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

Segundo a PGR, o seu antigo vice-presidente, Vítor Sousa, também foi constituído arguido no mesmo caso, meses depois de ser fortemente indiciado por suspeitas de corrupção quando era administrador dos Transportes Urbanos de Braga.

Em causa está a votação de uma decisão da câmara, de maio de 2013, para expropriar três prédios da cidade, que tinham ligações à família de Mesquita Machado, por três milhões de euros.

Na altura, a expropriação foi justificada com a necessidade de serem utilizados para a construção de uma nova Pousada de Juventude.

Os três edifícios pertenciam à sociedade CCR Construção, de que era sócio o seu genro, até poucos dias antes do negócio ser aprovado em reunião de Câmara.

Segundo o Público, os imóveis serviram também de garantia para um crédito pedido em 2011 ao Banco Comercial Português pela empresa do genro.

Apesar da venda dos prédios, mesmo antes da decisão da expropriação, à Urbimodarte, a hipoteca, no valor de 2,7 milhões de euros terá continuado em nome da filha de Mesquita Machado e do seu marido.

A expropriação acabou por ser revogada pelo novo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, na primeira reunião do seu mandato, ainda em 2013.

O ex-presidente da Câmara já tinha sido ouvido em março, na qualidade de testemunha, no qual estão também envolvidos todos os vereadores que aprovaram a expropriação.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Trump chega a acordo com os democratas sobre orçamento para evitar “shutdown"

O Presidente norte-americano anunciou, esta segunda-feira, ter chegado a acordo com a oposição democrata quanto ao orçamento, evitando assim a perspetiva de paralisação (“shutdown”) da administração federal até às próximas Presidenciais. "Estou feliz por anunciar que …

Bianca Devins foi assassinada e as imagens partilhadas centenas de vezes na Internet

Uma jovem de 17 anos foi assassinada quando acompanhava o namorado a um concerto, nos Estados Unidos. O companheiro, que ainda tentou o suicídio após o crime, partilhou fotografias do cadáver da vítima na Internet, …

VianaPolis chega a acordo com casal. Já só restam sete moradores no prédio Coutinho

A VianaPolis informou, esta terça-feira, ter chegado a acordo com um casal que detinha um apartamento no prédio Coutinho, em Viana do Castelo, onde ainda permanecem sete pessoas em cinco frações. Em declarações à agência Lusa, …

Ghosn processa Nissan e Mitsubishi na Holanda

Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan e da Mitsubishi e ex-CEO da Renault, processou as duas fabricantes de automóveis japonesas e reclama uma indemnização de 15 milhões de euros. Carlos Ghosn instaurou à Nissan e à Mitsubishi …

Faturas detalhadas de telecomunicações estão a confundir os clientes, alerta a Deco

As faturas detalhadas de telecomunicações, adotadas na sequência da decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), estão a confundir os clientes, revelou esta terça-feira a Deco Proteste, que considerou que a medida do regulador deve …

Catarina Martins entreabre porta a nova geringonça

Catarina Martins lembrou que nas últimas legislativas se fez na política "o que nunca se tinha feito antes" e alerta que o que se conseguiu alcançar "não chega" face a "tudo o que há para …

Destroços de navio interditam praia em Torres Vedras

A praia do Navio, em Santa Cruz, está interdita a banhos e a desportos náuticos devido ao aparecimento de destroços de um navio afundado. A praia do Navio, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, …

Ministro da Justiça demite-se após eleição de Boris Johnson (e não é o único)

O ministro da Justiça britânico, David Gauke, anunciou a sua demissão após ser conhecida a eleição de Boris Johnson para a liderança dos conservadores e a sua designação como primeiro-ministro do Reino Unido. No domingo, David …

TdC deteta pagamentos "ilegais" do Serviço de Saúde da Madeira a empresa que pertencia ao presidente

A sociedade gerida pelo então presidente do Serviço de Saúde da Madeira recebeu 116 mil euros do Serviço de Saúde da Madeira. O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) autorizou "ilegalmente" o pagamento de 116 mil …

Fábio Coentrão apontado ao FC Porto

O lateral esquerdo, que se encontra neste momento sem clube, terá sido alvo de sondagem por parte do FC Porto para reforçar a equipa de Sérgio Conceição. Segundo o jornal A Bola, Fábio Coentrão já foi …