Mesquita Machado arguido por suspeitas de ter beneficiado a família

taiga-tundra / Flickr

Mesquita Machado, Presidente da Câmara de Braga entre 1976 e 2013

Mesquita Machado, Presidente da Câmara de Braga entre 1976 e 2013

Ex-presidente da Câmara de Braga foi constituído arguido no “Caso das Convertidas”, processo ligado à expropriação de vários edifícios da cidade em prol da sua filha e genro.

Mesquita Machado foi esta quarta-feira constituído arguido no âmbito do designado “Caso das Convertidas”, estando indiciado pelos crimes de prevaricação e de participação económica em negócio, confirmou a Procuradoria-Geral da República ao jornal Público.

O ex-presidente da Câmara de Braga, que dirigiu a autarquia durante 37 anos, foi ouvido no Tribunal dessa mesma cidade e ficou sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

Segundo a PGR, o seu antigo vice-presidente, Vítor Sousa, também foi constituído arguido no mesmo caso, meses depois de ser fortemente indiciado por suspeitas de corrupção quando era administrador dos Transportes Urbanos de Braga.

Em causa está a votação de uma decisão da câmara, de maio de 2013, para expropriar três prédios da cidade, que tinham ligações à família de Mesquita Machado, por três milhões de euros.

Na altura, a expropriação foi justificada com a necessidade de serem utilizados para a construção de uma nova Pousada de Juventude.

Os três edifícios pertenciam à sociedade CCR Construção, de que era sócio o seu genro, até poucos dias antes do negócio ser aprovado em reunião de Câmara.

Segundo o Público, os imóveis serviram também de garantia para um crédito pedido em 2011 ao Banco Comercial Português pela empresa do genro.

Apesar da venda dos prédios, mesmo antes da decisão da expropriação, à Urbimodarte, a hipoteca, no valor de 2,7 milhões de euros terá continuado em nome da filha de Mesquita Machado e do seu marido.

A expropriação acabou por ser revogada pelo novo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, na primeira reunião do seu mandato, ainda em 2013.

O ex-presidente da Câmara já tinha sido ouvido em março, na qualidade de testemunha, no qual estão também envolvidos todos os vereadores que aprovaram a expropriação.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este é que se encheu! Esteve mais anos no poder do que Salazar! Que a Justiça não seja leve apesar de pouco lhe conseguirem apanhar! O sujeitinho é esperto como um rato e só deixou dívidas à autarquia!

  2. Este artista é arguido em montes de processos e não há mabeira de ser condenado pelo lindo serviço que fez em Braga durante quase 4 décadas.
    O vizinho de Barcelos (Fernando Reis) também anda por aí como se nada fosse!…

RESPONDER

"50 sombras" da Idade Média. Páginas censuradas de um livro francês encontradas nos EUA

As páginas de um romance medieval foram descobertas nos arquivos da Diocese de Worcester, no estado norte-americano de Massachusetts.  Investigadores descobriram uma versão perdida de um romance medieval, que contém cenas eróticas. O poema francês - …

A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente. O Tinder é provavelmente a dating app mais usada …

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …