Mesquita Machado condenado a três anos de prisão com pena suspensa

taiga-tundra / Flickr

Mesquita Machado, Presidente da Câmara de Braga entre 1976 e 2013

O Tribunal Judicial de Braga condenou nesta quarta-feira o antigo presidente da câmara, Mesquita Machado (PS), a três anos de prisão, com pena suspensa, no processo relacionado com a expropriação do quarteirão das Convertidas.

Para o tribunal, Mesquita Machado teve intenção de favorecer patrimonialmente a filha e o genro, lesando o erário público.

O antigo autarca socialista foi condenado por um crime de participação económica em negócio, em concurso aparente com um crime de abuso de poderes. No processo, eram também arguidos os restantes cinco vereadores socialistas no mandato 2009-2013, que acabaram absolvidos.

A expropriação, aprovada em Maio de 2013, foi anulada pelo novo executivo saído das eleições desse mesmo ano, liderado por Ricardo Rio (PSD).

Mesquita Machado foi constituído arguido no âmbito do designado “Caso das Convertidas” em abril de 2016. O antigo autarca foi Presidente da Câmara de Braga em 1976 e 2013.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Este Ladrão andou DECADAS a ROUBAR indecentemente mas como politico que é não tem VERGONHA e ainda vem dizer á boca cheia que é inocente…

  2. …fantástico !!! é que não vai ninguém preso neste País !!! tirando o Homem do burro… coitado !!! lol…lol… só pode ser brincadeira…

  3. Olha o Mesquista… o grande Mesquita, carago! Algo me diz que no meio do oceano apanharam apenas uma pequenina gota de água. Sigam-se os próximos capítulos desse grande Mesquita, carago!

  4. mas o que trocava 1 bifana no porto por uma nota de 50€ foi preso.sòcrates,oliveira e costa ,o que matou a sra no brasil e o Vara do bcp já há muito tempo que deviam estar dentro e cá continuam.

  5. Ai Mesquita és o maior! És grande Mesquita. Com tudo o que dizem por aí que tu fizeste e… 3 anos de pena suspensa! Ó Mesquita… tu és mesmo do caravalho…

  6. Ó ZAP vocês estão distraídos?!
    O Vara acaba de perder o recurso no Constitucional e a qualquer momento pode entrar de férias em Évora!

  7. Os juízes do norte ou são todos corruptos ou uma cambada de incompetentes…. Venha o diabo e escolha. Serio já merecia uma limpeza….

    • È verdae. mas limpeza so no tempo de salazar e apra termos alguem igual so na extrema direita.
      No entato o povo tem a mente lavada com ideias esquerdistas, assim viver na merd, estao melhor. milhares de impostos do estado entregues a terceiros…esbajados, alguns com sacrificio de muita gente.

  8. Com a nossa “justiça” a continuar sempre a suspender os grandes (…), como é que eles poderão vir um dia a assentar os pés na terra e deixar as negociatas?

  9. Nem outra coisa poderia ser se não uma pena suspensa!A vergonha da (in)justiça portuguesa continua!!!Eu se fosse juiz tinha muita vergonha de exercer em portugal e pior ainda se nada fizesse para alterar a vergonha a que chama justiça!

RESPONDER

“Demónio de Taganga” libertado em Portugal por atraso no envio de prova

Um cidadão israelita suspeito de liderar uma rede de prostituição em Taganga, Colômbia, e de estar a tentar replicar o esquema na Península Ibérica foi libertado pelo Tribunal da Relação de Lisboa e está a …

Nave russa Soyuz descola do Cazaquistão rumo à Estação Espacial Internacional

Na hora programada, às 21h28 locais (17h28 em Lisboa), a Soyuz MS-13 descolou do Cazaquistão, com o russo Alexandr Skvortsov, o norte-americano Andrew R. Morgan e o italiano Luca Parmitano a bordo. Os três levavam nos …

Costa quer fazer da Saúde a jóia da coroa da legislatura (e Centeno pode desempenhar funções importantes)

O programa eleitoral do PS foi este sábado aprovado, por unanimidade, no final da Convenção Nacional do partido, que decorreu em Lisboa. O programa eleitoral do PS para as legislativas de 06 de outubro foi apresentado …

Há 20 feridos e suspeita de mão criminosa nos incêndios de Castelo Branco e Santarém

O Comandante do Agrupamento Centro Sul da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Belo Costa, disse esta manhã de domingo, que as Forças Armadas estão no terreno com máquinas de rastos, bem como a …

Cemitérios verdes. Especialista britânico sugere enterrar mortos à beira da estrada

O especialista britânico sugere que se use os espaços ao lado das estradas, ferrovias e passeios como "corredores funerários" amigos do ambiente. Uma vez que a ciência ainda não encontrou forma de nos tornar imortais, encontrar …

Consumo de proteínas e laticínios pode ajudar a reduzir risco de diabetes

Cientistas associaram um maior consumo de proteínas e laticínios a um menor risco de diabetes. Em contrapartida, alimentos ricos em calorias foram ligados a um maior risco de diabetes. A diabetes é um problema de saúde …

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …