Mesquita Machado condenado a três anos de prisão com pena suspensa

taiga-tundra / Flickr

Mesquita Machado, Presidente da Câmara de Braga entre 1976 e 2013

O Tribunal Judicial de Braga condenou nesta quarta-feira o antigo presidente da câmara, Mesquita Machado (PS), a três anos de prisão, com pena suspensa, no processo relacionado com a expropriação do quarteirão das Convertidas.

Para o tribunal, Mesquita Machado teve intenção de favorecer patrimonialmente a filha e o genro, lesando o erário público.

O antigo autarca socialista foi condenado por um crime de participação económica em negócio, em concurso aparente com um crime de abuso de poderes. No processo, eram também arguidos os restantes cinco vereadores socialistas no mandato 2009-2013, que acabaram absolvidos.

A expropriação, aprovada em Maio de 2013, foi anulada pelo novo executivo saído das eleições desse mesmo ano, liderado por Ricardo Rio (PSD).

Mesquita Machado foi constituído arguido no âmbito do designado “Caso das Convertidas” em abril de 2016. O antigo autarca foi Presidente da Câmara de Braga em 1976 e 2013.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Este Ladrão andou DECADAS a ROUBAR indecentemente mas como politico que é não tem VERGONHA e ainda vem dizer á boca cheia que é inocente…

  2. …fantástico !!! é que não vai ninguém preso neste País !!! tirando o Homem do burro… coitado !!! lol…lol… só pode ser brincadeira…

  3. Olha o Mesquista… o grande Mesquita, carago! Algo me diz que no meio do oceano apanharam apenas uma pequenina gota de água. Sigam-se os próximos capítulos desse grande Mesquita, carago!

  4. mas o que trocava 1 bifana no porto por uma nota de 50€ foi preso.sòcrates,oliveira e costa ,o que matou a sra no brasil e o Vara do bcp já há muito tempo que deviam estar dentro e cá continuam.

  5. Ai Mesquita és o maior! És grande Mesquita. Com tudo o que dizem por aí que tu fizeste e… 3 anos de pena suspensa! Ó Mesquita… tu és mesmo do caravalho…

  6. Ó ZAP vocês estão distraídos?!
    O Vara acaba de perder o recurso no Constitucional e a qualquer momento pode entrar de férias em Évora!

  7. Os juízes do norte ou são todos corruptos ou uma cambada de incompetentes…. Venha o diabo e escolha. Serio já merecia uma limpeza….

    • È verdae. mas limpeza so no tempo de salazar e apra termos alguem igual so na extrema direita.
      No entato o povo tem a mente lavada com ideias esquerdistas, assim viver na merd, estao melhor. milhares de impostos do estado entregues a terceiros…esbajados, alguns com sacrificio de muita gente.

  8. Com a nossa “justiça” a continuar sempre a suspender os grandes (…), como é que eles poderão vir um dia a assentar os pés na terra e deixar as negociatas?

  9. Nem outra coisa poderia ser se não uma pena suspensa!A vergonha da (in)justiça portuguesa continua!!!Eu se fosse juiz tinha muita vergonha de exercer em portugal e pior ainda se nada fizesse para alterar a vergonha a que chama justiça!

RESPONDER

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …

Homem fez-se passar por assessor de Marcelo para roubar donativos para Pedrógão

Um homem fez-se passar por assessor de Marcelo Rebelo de Sousa tentar enganar os donos do Grupo Solverde e da Casa Ermelinda Freitas, pedindo dinheiro para as vítimas de Pedrógão Grande, que foi devorada pelas …

PCP quer referendo à regionalização em 2021

O líder parlamentar comunista anunciou, esta sexta-feira, a entrega no Parlamento de um projeto de resolução com o calendário da criação das regiões administrativas em 2021, incluindo um referendo entre abril e junho daquele ano. "PS, …

Alcochete. Jogadores vão testemunhar por videoconferência

O coletivo de juízes que está a julgar o processo do ataque à academia de Alcochete, no Tribunal de Monsanto, decidiu, esta sexta-feira, que os jogadores do Sporting testemunhem por videoconferência. O Sporting, na qualidade de …

"Todos os caminhos levam a Putin". Donald Trump deverá ser acusado formalmente nos próximos dias

Os democratas estão a desenvolver o processo de destituição de Donald Trump, reforçando o foco na Federação Russa e nas ligações ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, quando começam a esboçar o texto acusatório do …

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …