Mesquita Machado condenado a três anos de prisão com pena suspensa

taiga-tundra / Flickr

Mesquita Machado, Presidente da Câmara de Braga entre 1976 e 2013

O Tribunal Judicial de Braga condenou nesta quarta-feira o antigo presidente da câmara, Mesquita Machado (PS), a três anos de prisão, com pena suspensa, no processo relacionado com a expropriação do quarteirão das Convertidas.

Para o tribunal, Mesquita Machado teve intenção de favorecer patrimonialmente a filha e o genro, lesando o erário público.

O antigo autarca socialista foi condenado por um crime de participação económica em negócio, em concurso aparente com um crime de abuso de poderes. No processo, eram também arguidos os restantes cinco vereadores socialistas no mandato 2009-2013, que acabaram absolvidos.

A expropriação, aprovada em Maio de 2013, foi anulada pelo novo executivo saído das eleições desse mesmo ano, liderado por Ricardo Rio (PSD).

Mesquita Machado foi constituído arguido no âmbito do designado “Caso das Convertidas” em abril de 2016. O antigo autarca foi Presidente da Câmara de Braga em 1976 e 2013.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Este Ladrão andou DECADAS a ROUBAR indecentemente mas como politico que é não tem VERGONHA e ainda vem dizer á boca cheia que é inocente…

  2. …fantástico !!! é que não vai ninguém preso neste País !!! tirando o Homem do burro… coitado !!! lol…lol… só pode ser brincadeira…

  3. Olha o Mesquista… o grande Mesquita, carago! Algo me diz que no meio do oceano apanharam apenas uma pequenina gota de água. Sigam-se os próximos capítulos desse grande Mesquita, carago!

  4. mas o que trocava 1 bifana no porto por uma nota de 50€ foi preso.sòcrates,oliveira e costa ,o que matou a sra no brasil e o Vara do bcp já há muito tempo que deviam estar dentro e cá continuam.

  5. Ai Mesquita és o maior! És grande Mesquita. Com tudo o que dizem por aí que tu fizeste e… 3 anos de pena suspensa! Ó Mesquita… tu és mesmo do caravalho…

  6. Ó ZAP vocês estão distraídos?!
    O Vara acaba de perder o recurso no Constitucional e a qualquer momento pode entrar de férias em Évora!

  7. Os juízes do norte ou são todos corruptos ou uma cambada de incompetentes…. Venha o diabo e escolha. Serio já merecia uma limpeza….

    • È verdae. mas limpeza so no tempo de salazar e apra termos alguem igual so na extrema direita.
      No entato o povo tem a mente lavada com ideias esquerdistas, assim viver na merd, estao melhor. milhares de impostos do estado entregues a terceiros…esbajados, alguns com sacrificio de muita gente.

  8. Com a nossa “justiça” a continuar sempre a suspender os grandes (…), como é que eles poderão vir um dia a assentar os pés na terra e deixar as negociatas?

  9. Nem outra coisa poderia ser se não uma pena suspensa!A vergonha da (in)justiça portuguesa continua!!!Eu se fosse juiz tinha muita vergonha de exercer em portugal e pior ainda se nada fizesse para alterar a vergonha a que chama justiça!

RESPONDER

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …