Mesquita Machado condenado a três anos de prisão com pena suspensa

taiga-tundra / Flickr

Mesquita Machado, Presidente da Câmara de Braga entre 1976 e 2013

O Tribunal Judicial de Braga condenou nesta quarta-feira o antigo presidente da câmara, Mesquita Machado (PS), a três anos de prisão, com pena suspensa, no processo relacionado com a expropriação do quarteirão das Convertidas.

Para o tribunal, Mesquita Machado teve intenção de favorecer patrimonialmente a filha e o genro, lesando o erário público.

O antigo autarca socialista foi condenado por um crime de participação económica em negócio, em concurso aparente com um crime de abuso de poderes. No processo, eram também arguidos os restantes cinco vereadores socialistas no mandato 2009-2013, que acabaram absolvidos.

A expropriação, aprovada em Maio de 2013, foi anulada pelo novo executivo saído das eleições desse mesmo ano, liderado por Ricardo Rio (PSD).

Mesquita Machado foi constituído arguido no âmbito do designado “Caso das Convertidas” em abril de 2016. O antigo autarca foi Presidente da Câmara de Braga em 1976 e 2013.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Este Ladrão andou DECADAS a ROUBAR indecentemente mas como politico que é não tem VERGONHA e ainda vem dizer á boca cheia que é inocente…

  2. …fantástico !!! é que não vai ninguém preso neste País !!! tirando o Homem do burro… coitado !!! lol…lol… só pode ser brincadeira…

  3. Olha o Mesquista… o grande Mesquita, carago! Algo me diz que no meio do oceano apanharam apenas uma pequenina gota de água. Sigam-se os próximos capítulos desse grande Mesquita, carago!

  4. mas o que trocava 1 bifana no porto por uma nota de 50€ foi preso.sòcrates,oliveira e costa ,o que matou a sra no brasil e o Vara do bcp já há muito tempo que deviam estar dentro e cá continuam.

  5. Ai Mesquita és o maior! És grande Mesquita. Com tudo o que dizem por aí que tu fizeste e… 3 anos de pena suspensa! Ó Mesquita… tu és mesmo do caravalho…

  6. Ó ZAP vocês estão distraídos?!
    O Vara acaba de perder o recurso no Constitucional e a qualquer momento pode entrar de férias em Évora!

  7. Os juízes do norte ou são todos corruptos ou uma cambada de incompetentes…. Venha o diabo e escolha. Serio já merecia uma limpeza….

  8. Com a nossa “justiça” a continuar sempre a suspender os grandes (…), como é que eles poderão vir um dia a assentar os pés na terra e deixar as negociatas?

  9. Nem outra coisa poderia ser se não uma pena suspensa!A vergonha da (in)justiça portuguesa continua!!!Eu se fosse juiz tinha muita vergonha de exercer em portugal e pior ainda se nada fizesse para alterar a vergonha a que chama justiça!

RESPONDER

Arqueólogos acreditam ter encontrado o famoso navio de James Cook

Um grupo de arqueólogos australianos e americanos acredita ter localizado a área em que o Endeavour, o navio que o explorador britânico James Cook usou nas suas viagens à Austrália e à Nova Zelândia, terá …

Físicos produziram o campo magnético mais forte e controlável de sempre

Um grupo de cientistas do Instituto de Física do Estado Sólido da Universidade de Tóquio, no Japão, produziu o campo magnético mais forte e controlável já criado em ambientes fechados - é um macro para …

"Impossível" puzzle químico do ouro foi finalmente resolvido

Uma equipa de cientistas russos e alemães conseguiu decifrar o segredo da estabilidade da estrutura cristalina do calaverita (AuTe2) - um raro mineral metálico também conhecido como telúrio de ouro. A descoberta, publicada nesta terça-feira na …

Há caranguejos mutantes e zangados a invadir a costa dos EUA (e são verdes)

Uma espécie agressiva de caranguejo verde está a invadir as águas do estado norte-americano de Maine, deixando um rasto de destruição nos habitats e ecossistemas aquáticos. Os caranguejos (Carcinus maenas) ameaçam várias espécies, como mexilhões azuis, …

Porsche quer ser a primeira fabricante alemã a deixar o diesel

A Porsche quer tornar-se a primeira fabricante automobilística alemã a deixar o diesel, apostando em motores a gasolina, híbridos e, a partir de 2019, em veículos elétricos, anunciou este domingo o presidente executivo da empresa. "Agora …

Viver nas cidades aumenta risco de demência (e a culpa é da poluição)

Viver na cidade influencia a nossa saúde. Segundo um estudo recente, a poluição do ar pode aumentar em 40% o risco de desenvolver demência. O impacto da poluição do ar na nossa saúde já era conhecido, …

Finalmente resolvido o mistério do assassino de gatos em Londres

Um dos mistérios criminais que intrigava a Inglaterra está finalmente resolvido. A conclusão é que, afinal, o famoso assassino de gatos de Croydon não existe. O mistério à volta da morte de mais de 400 gatos …

Benfica - Aves | Triunfo de águia exuberante e perdulária

O Benfica respondeu ao triunfo do FC Porto no sábado com uma vitória caseira sobre o Desportivo das Aves, por 2-0. O resultado pode indicar algumas dificuldades por parte da formação “encarnada”, mas pode-se dizer, sem …

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …