Mesquita Machado condenado a três anos de prisão com pena suspensa

taiga-tundra / Flickr

Mesquita Machado, Presidente da Câmara de Braga entre 1976 e 2013

O Tribunal Judicial de Braga condenou nesta quarta-feira o antigo presidente da câmara, Mesquita Machado (PS), a três anos de prisão, com pena suspensa, no processo relacionado com a expropriação do quarteirão das Convertidas.

Para o tribunal, Mesquita Machado teve intenção de favorecer patrimonialmente a filha e o genro, lesando o erário público.

O antigo autarca socialista foi condenado por um crime de participação económica em negócio, em concurso aparente com um crime de abuso de poderes. No processo, eram também arguidos os restantes cinco vereadores socialistas no mandato 2009-2013, que acabaram absolvidos.

A expropriação, aprovada em Maio de 2013, foi anulada pelo novo executivo saído das eleições desse mesmo ano, liderado por Ricardo Rio (PSD).

Mesquita Machado foi constituído arguido no âmbito do designado “Caso das Convertidas” em abril de 2016. O antigo autarca foi Presidente da Câmara de Braga em 1976 e 2013.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Este Ladrão andou DECADAS a ROUBAR indecentemente mas como politico que é não tem VERGONHA e ainda vem dizer á boca cheia que é inocente…

  2. …fantástico !!! é que não vai ninguém preso neste País !!! tirando o Homem do burro… coitado !!! lol…lol… só pode ser brincadeira…

  3. Olha o Mesquista… o grande Mesquita, carago! Algo me diz que no meio do oceano apanharam apenas uma pequenina gota de água. Sigam-se os próximos capítulos desse grande Mesquita, carago!

  4. mas o que trocava 1 bifana no porto por uma nota de 50€ foi preso.sòcrates,oliveira e costa ,o que matou a sra no brasil e o Vara do bcp já há muito tempo que deviam estar dentro e cá continuam.

  5. Ai Mesquita és o maior! És grande Mesquita. Com tudo o que dizem por aí que tu fizeste e… 3 anos de pena suspensa! Ó Mesquita… tu és mesmo do caravalho…

  6. Ó ZAP vocês estão distraídos?!
    O Vara acaba de perder o recurso no Constitucional e a qualquer momento pode entrar de férias em Évora!

  7. Os juízes do norte ou são todos corruptos ou uma cambada de incompetentes…. Venha o diabo e escolha. Serio já merecia uma limpeza….

    • È verdae. mas limpeza so no tempo de salazar e apra termos alguem igual so na extrema direita.
      No entato o povo tem a mente lavada com ideias esquerdistas, assim viver na merd, estao melhor. milhares de impostos do estado entregues a terceiros…esbajados, alguns com sacrificio de muita gente.

  8. Com a nossa “justiça” a continuar sempre a suspender os grandes (…), como é que eles poderão vir um dia a assentar os pés na terra e deixar as negociatas?

  9. Nem outra coisa poderia ser se não uma pena suspensa!A vergonha da (in)justiça portuguesa continua!!!Eu se fosse juiz tinha muita vergonha de exercer em portugal e pior ainda se nada fizesse para alterar a vergonha a que chama justiça!

RESPONDER

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …