/

Submarino nuclear dos EUA atravessa estreito de Ormuz em demonstração de força

usnavy / Flickr

USS Tucson, um submarino classe Los Angeles da Marinha dos Estados Unidos

Um submarino nuclear dos EUA atravessou esta segunda-feira o estreito de Ormuz em nova demonstração de força dirigida ao Irão, quando se aproxima o aniversário da morte do general iraniano Qassem Soleimani, morto por um drone norte-americano.

O USS Georgia pode ser equipado com 154 mísseis cruzeiro Tomahawk e transportar 66 soldados de forças especiais, anunciou a Marinha dos EUA em comunicado, que normalmente não revela a presença dos seus submersíveis no mundo.

O comunicado de imprensa é ilustrado com fotografias que mostram o USS Georgia na superfície, escoltado pelos couraçados USS Port Royal e USS Philippine Sea, neste estratégico estreito que o Irão ameaça bloquear regularmente.

A presença nessa região do submarino, “demonstra o compromisso dos EUA em garantir a segurança das rotas marítimas através de um amplo leque de capacidades que lhes permitem permanecer prontos para se defenderem de um ataque a qualquer momento”, prosseguiu a Marinha norte-americana.

Responsáveis militares norte-americanos temem um ataque iraniano para vingar o poderoso general iraniano Qassem Soleimani, assassinado no dia 3 de janeiro de 2020, num ataque de um drone dos EUA perto do aeroporto de Bagdade.

Em entrevista telefónica com alguns repórteres no domingo, o chefe das forças norte-americanas no Médio Oriente, o general Frank Mckenzie, advertiu que os EUA estão “prontos para responder” se o Irão atacar.

Este aniversário vai coincidir com a redução dos efetivos militares norte-americanos no Iraque, e o Pentágono multiplicou as demonstrações de força nas últimas semanas para dissuadir os adversários de Washington.

Dois bombardeiros norte-americanos B-52, capazes de transportar armas nucleares, sobrevoaram a região do Golfo a 10 de dezembro e o porta-aviões USS Nimitz cruzou a zona do Golfo no final de novembro.

No domingo, vários morteiros atingiram a embaixada norte-americana em Bagdade, causando danos materiais, mas sem causar vítimas.

O ataque é o terceiro contra instalações militares e diplomáticas dos EUA desde que uma trégua de outubro com fações iraquianas pró-Irão encerrou um ano de ataques a instalações estrangeiras em todo o Iraque.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.