Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

Tehran Times

O chefe dos Guardas da Revolução do Irão, Hossein Salami

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”.

“Senhor Trump, a nossa vingança pelo mártir e grande comandante é certa, séria e real, mas somos respeitáveis e faremos a nossa vingança com equidade e justiça”, disse hoje o chefe dos Guardas da Revolução, o general Hossein Salami, na página oficial Sepahnews.

Há uma semana, o site noticioso norte-americano Politico citava dois responsáveis dos Estados Unidos, não identificados, sobre uma conspiração para assassinar Lana Marks, embaixadora do país na África do Sul desde 2019, e adiantando a possibilidade de represálias na altura das eleições americanas, em novembro, em resposta ao assassinato do general iraniano.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, uns dias depois da notícia do Politico, que “qualquer ataque da parte do Irão contra os Estados Unidos, seja sob que forma for, será seguido de um ataque contra o Irão mil vezes mais forte”.

O chefe dos Guardas da Revolução desvalorizou a notícia do Politico. “Vocês pensam que nós queremos uma embaixadora na África do Sul pelo sangue do nosso irmão mártir.  Vamos atacar todos quantos tenham estado diretamente ou indiretamente implicados no martírio desse grande homem. É uma mensagem para levar a sério”, vincou.

Soleimani, chefe da Al-Quds, unidade de elite responsável pelas operações externas dos Guardas da Revolução, foi morto a 3 de janeiro num ataque aéreo dos Estados Unidos, perto do aeroporto internacional Bagdade, capital iraquiana.

A morte do comandante da força de elite iraniana foi ordenada pelo presidente norte-americano, Donald Trump. “Por ordem do Presidente, as forças armadas dos Estados Unidos tomaram medidas defensivas decisivas para proteger o pessoal norte-americano no estrangeiro, matando Qassem Soleimani”, disse o Departamento de Defesa norte-americano, em comunicado divulgado na altura.

O Líder supremo do Irão prometeu vingança e o chefe da diplomacia do país advertiu que estamos perante uma “escalada extremamente perigosa”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …