Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

Tehran Times

O chefe dos Guardas da Revolução do Irão, Hossein Salami

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”.

“Senhor Trump, a nossa vingança pelo mártir e grande comandante é certa, séria e real, mas somos respeitáveis e faremos a nossa vingança com equidade e justiça”, disse hoje o chefe dos Guardas da Revolução, o general Hossein Salami, na página oficial Sepahnews.

Há uma semana, o site noticioso norte-americano Politico citava dois responsáveis dos Estados Unidos, não identificados, sobre uma conspiração para assassinar Lana Marks, embaixadora do país na África do Sul desde 2019, e adiantando a possibilidade de represálias na altura das eleições americanas, em novembro, em resposta ao assassinato do general iraniano.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, uns dias depois da notícia do Politico, que “qualquer ataque da parte do Irão contra os Estados Unidos, seja sob que forma for, será seguido de um ataque contra o Irão mil vezes mais forte”.

O chefe dos Guardas da Revolução desvalorizou a notícia do Politico. “Vocês pensam que nós queremos uma embaixadora na África do Sul pelo sangue do nosso irmão mártir.  Vamos atacar todos quantos tenham estado diretamente ou indiretamente implicados no martírio desse grande homem. É uma mensagem para levar a sério”, vincou.

Soleimani, chefe da Al-Quds, unidade de elite responsável pelas operações externas dos Guardas da Revolução, foi morto a 3 de janeiro num ataque aéreo dos Estados Unidos, perto do aeroporto internacional Bagdade, capital iraquiana.

A morte do comandante da força de elite iraniana foi ordenada pelo presidente norte-americano, Donald Trump. “Por ordem do Presidente, as forças armadas dos Estados Unidos tomaram medidas defensivas decisivas para proteger o pessoal norte-americano no estrangeiro, matando Qassem Soleimani”, disse o Departamento de Defesa norte-americano, em comunicado divulgado na altura.

O Líder supremo do Irão prometeu vingança e o chefe da diplomacia do país advertiu que estamos perante uma “escalada extremamente perigosa”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …

Afinal, a crise no transporte marítimo mundial não vai estragar o Natal - pelo menos em Portugal

O transporte de mercadorias está a desacelerar na Ásia e o aumento dos custos está a causar uma onda preocupação na distribuição. Porém, o problema não se deverá fazer sentir na época de Natal. A falta …

Líder do Estado Islâmico no Grande Saara morto por forças francesas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta madrugada que o líder do grupo terrorista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi "neutralizado" por forças militares francesas. "Trata-se de um novo grande sucesso …

Portugal vai ser o país europeu com mais escalões de IRS

Com o desdobramento do terceiro e do sexto escalão de IRS, Portugal será, a par do Luxemburgo, o país europeu com mais níveis na tabela de taxas de imposto. As mexidas nos escalões de IRS já …

Fisco enviou 50 mil notificações de IUC indevidas e vai anulá-las

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, que serão anuladas. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 …

A dança das cadeiras de Boris está a ser interpretada como uma preparação das próximas eleições

A remodelação governamental que Boris Johnson levou a cabo esta quarta-feira está a ser lida como uma preparação para as próximas eleições, ainda que o calendário político não exija uma ida às urnas antes de …