Submarino autónomo pode ajudar a criar “um Google Earth dos oceanos”

A Terradepth, uma startup com sede no Texas, nos Estados Unidos, irá enviar, em breve, o seu submarino autónomo – o Abraham – para os oceanos, na tentativa de aumentar o conhecimento sobre estes.

A empresa, que foi fundada por dois ex-SEALs da Marinha, tinha como objetivo construir um submarino autónomo que possa operar no mar durante 60 dias seguidos, de modo a conseguir aumentar o conhecimento geral sobre as partes mais profundas dos oceanos.

Os dois fundadores propuseram-se a construir uma empresa que é tão disruptiva quanto a SpaceX – quando se trata de exploração oceânica, refere o Interesting Engineering. A ideia surgiu num momento de grande inovação na robótica de exploração espacial.

O Abraham usa “luz diesel”, embora o objetivo seja usar, no eventual modelo de produção, uma célula a combustível de hidrogénio.

O protótipo do submarino da Terradepth já concluiu os testes no Texas, com resultados publicados em março deste ano. Em seguida, este seguirá para o Golfo do México para ser testado no mar ao longo dos próximos meses.



Em comunicado, a empresa explicou que os testes da primeira fase “demonstraram conclusivamente que o submersível não tripulado da empresa poderia recolher dados subaquáticos, processá-los, compreender os recursos de importação e reajustar-se automaticamente sem intervenção humana“.

A empresa norte-americana sublinha que isso irá tornar substancialmente mais fácil mapear os oceanos do mundo, através do uso de inteligência artificial.

De acordo com a Forbes, a Terradepth pretende disponibilizar os dados básicos recolhidos pelos submarinos para que todos possam usar um sistema de monitorização de dados oceânicos.

Numa entrevista à Fast Company, Judson Kauffman, CEO da Terradepth, comparou o projeto de recolha de dados a “um Google Earth dos oceanos”.

Os fundadores da empresa afirmam acreditar que, ao aumentar o conhecimento e consciência sobre os oceanos, será possível tomar melhores decisões sobre a proteção do meio ambiente.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Equador retira nacionalidade ao fundador da Wikileaks, Julian Assange

O governo equatoriano revogou a decisão de 2018 devido a incongruências burocráticas. O advogado de Assange já disse que vai recorrer e que a decisão foi tomada sem o fundador da Wikileaks ser ouvido. O Equador …

Os primeiros resultados dos Censos: Portugal perdeu população pela primeira vez desde 1970

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta quarta-feira, os primeiros resultados dos Censos 2021, cujas respostas por via digital ultrapassaram os 99%. Portugal tem hoje 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011, segundos os …

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

O candidato à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já fechou a equipa que o vai acompanhar nas próximas autárquicas. O anúncio de que a lista de Carlos Moedas para a Câmara de Lisboa está fechada será …

Abaixo-assinado apelida Bolsonaro de genocida após 550.000 mortes no Brasil

Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o Presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à …

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …