/

Submarino soviético afundado durante a II Guerra encontrado no Golfo da Finlândia

Wikimedia

Uma expedição russa encontrou um submarino soviético afundado durante a II Guerra Mundial nas profundezas do Golfo da Finlândia. 

De acordo com a Russia Today, o submarino perdido, apelido de “shch-302 Shchuka Okun” desapareceu em outubro de 1942, sendo agora encontrado por uma equipa russa que se dedica à procura de navios e submarinos desaparecidos durante duas Grandes Guerras.

O chefe da expedição “Reverência aos navios da Grande Vitória”, Konstantín Bogdanov, explicou que o submersível encontra-se a 67 metros de profundidade.

Segundo apurou a investigação, o submarino partiu do porto russo de Kronstadt em direção à ilha de Lavansaari, atual Moshchny, acompanhado por um outro submarino (Shch-311), canhoneira e um caça-minas.

Devido ao mau tempo, as outras embarcações que acompanham o “shch-302 Shchuka Okun” esconderam-se na baía, mas o submarino não percebeu os sinais enviados pelos seus companheiros e continuo a sua viagem. Acabou depois por afundar na sequência da explosão de uma mina. Das 37 pessoas que seguiam a bordo, nenhuma sobreviveu.

O líder da expedição acrescentou ainda que o submarino está localizado a cerca de um quilómetro e 600 metros de um outro submarino soviético Shch-320 que também afundou em 1942 e foi encontrado pela mesma expedição em 2017.

As expedições russa explora os lugares onde navios e submarinos soviéticos naufragaram durante a I e a II Guerra Mundial, visando perpetuar a memória dos marinheiros russos que morreram em combate.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.