Steve Bannon denuncia traição. Trump chama-lhe louco

Andrew Harrer / POOL / EPA

Steve Bannon, principal estratega e conselheiro do Presidente dos EUA Donald Trump

O Presidente dos EUA disse que o seu ex-conselheiro Steve Bannon “perdeu o juízo” com as revelações num livro que será apresentado na próxima semana, que apresenta uma Casa Branca caótica e que classifica Donald Trump como imaturo.

“Quando foi despedido, não perdeu só o seu emprego: perdeu o juízo“, asseverou Donald Trump em comunicado, acrescentando que Steve Bannon “nada tem a ver” com o Presidente dos Estados Unidos “ou com a Presidência” atual.

Trump acusou o ex-conselheiro de ter passado o tempo na Casa Branca a “transmitir informações aos média para se fazer mais do que era”.

Em reação à pré-publicação na edição norte-americana de hoje do jornal britânico The Guardian do livro “Fire and Fury: Inside the Trump White House (Fogo e Fúria: Dentro da Casa Branca de Trump)”, o Presidente dos Estados Unidos garantiu que “Steve não representa a base eleitoral, apenas procura o seu próprio interesse”.

O livro, escrito por Michael Wolff, reúne uma série de revelações explosivas, resultado de mais de 200 entrevistas, incluindo as conversações entre Donald Trump e responsáveis da Casa Branca.

Entre as revelações encontra-se a de que o republicano nunca pensou ganhar as eleições presidenciais de 2016, em que concorreu com a democrata Hillary Clinton, e a de que Trump acreditava que a sua nomeação presidencial iria impulsionar a sua marca e desfrutar de “incontáveis oportunidades”.

De acordo com o The Guardian, Steve Bannon descreveu um encontro na Torre Trump, em Nova Iorque, entre Donald Trump Jr., assessores de campanha de Trump e um advogado russo, acusando o filho do Presidente dos Estados Unidos de “traição” e “falta de patriotismo”.

O staff de Trump está no centro de um inquérito aberto pelo procurador especial Robert Mueller sobre um possível conluio com a Rússia com vista a influenciar a eleição presidencial de novembro de 2016 em benefício do candidato republicano.

Na quarta-feira à noite, segundo o jornal britânico, os advogados de Donald Trump ameaçaram avançar com uma ação legal contra o antigo “braço direito” de Trump, Steve Bannon.

Numa carta, a defesa de Trump acusa Bannon de violar um acordo de não divulgação ao falar sobre a campanha eleitoral de Trump com Michal Wolff, o autor do livro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Do Hitler!? Mas está a menosprezar o ditador (Hitler, claro!). O Hitler era um génio (do mal…) e o Trump-as é um tipo esperto que de inteligência… nada tem! Compará-lo a Hitler deveria ser interpretado (por ele, se tivesse alguma inteligência) como um elogio. “O quê? Mas eu sou inteligente?… Eh pá que não sabia…” Seria que esse “tipo” diria. O pior é que a sua falta de inteligênbcia o trona ainda mais perigoso que o Hitler. Mas, por favor, qwf: Não sobrestime o Trump-as.

      • Dois manipulados pela comunicação social a respeito do Trump…
        Vão-lhe agradecer quando o esgoto estiver drenado e a escumalha corrupta toda presa!
        Não sabem do que falo? Pois não, os jornais nem se atrevem a falar disto… Por enquanto.

        • Hahahaa!….
          O que eu me rio com estas “conspirações secretas” sem qualquer conteúdo e sem pés nem cabeça!…
          Quando vires a “luz”, anda cá contar aos comuns mortais!…

        • Será que a imprensa anda a esconder o “facto” de Trump… ser o novo messias? Será que o Trump é um santo homem… disfarçado de anornal?
          Luz: ACORDA PARA A LUZ!!!

RESPONDER

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …

Abandonar Aeroporto do Montijo e apostar em Alcochete custará ao Estado tanto como "15 hospitais"

O Aeroporto do Montijo está, de novo, em águas de bacalhau, mas se o Governo tiver mesmo de abandonar o projecto, o Estado terá de desembolsar uma indemnização de 10 mil milhões de euros. Além …

Equipas móveis vão percorrer o país para testarem alunos, professores e funcionários de escolas públicas

Equipas móveis - compostas por enfermeiros, técnicos e administrativos - vão percorrer o país para testarem todas as escolas públicas do continente. Numa primeira fase, o universo de testados rondará as 500 mil pessoas. O Público …

Disse para mim mesma: "Auriol, o primeiro é o teu lugar" - e foi

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia. Auriol Dongmo conquistou a …

Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, diz olheiro de topo

Um olheiro internacional de topo considera que Eduardo Quaresma não tem aquilo que é preciso para singrar ao mais alto nível. Em declarações ao ZAP, o scout argumenta que lhe faltam qualidades físicas. Eduardo Quaresma é …

Governo aprova proposta de lei para retirar veto de autarquias a aeroportos

Após o chumbo do Montijo, o Conselho de Ministros aprovou, esta sexta-feira, uma proposta de lei que prevê a dispensa do parecer favorável das autarquias na construção de aeroportos. De acordo com o Observador, esta proposta …

João Loureiro regressou a Portugal. Diz ter sido "ingénuo ou utilizado" no caso do avião com cocaína

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, aterrou esta sexta-feira em Portugal. Em declarações aos jornalistas, remeteu explicações para mais tarde. João Loureiro regressou a Portugal esta sexta-feira. O ex-presidente do Boavista afirmou ter sido “ingénuo” ou …

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …