Steve Bannon denuncia traição. Trump chama-lhe louco

Andrew Harrer / POOL / EPA

Steve Bannon, principal estratega e conselheiro do Presidente dos EUA Donald Trump

O Presidente dos EUA disse que o seu ex-conselheiro Steve Bannon “perdeu o juízo” com as revelações num livro que será apresentado na próxima semana, que apresenta uma Casa Branca caótica e que classifica Donald Trump como imaturo.

“Quando foi despedido, não perdeu só o seu emprego: perdeu o juízo“, asseverou Donald Trump em comunicado, acrescentando que Steve Bannon “nada tem a ver” com o Presidente dos Estados Unidos “ou com a Presidência” atual.

Trump acusou o ex-conselheiro de ter passado o tempo na Casa Branca a “transmitir informações aos média para se fazer mais do que era”.

Em reação à pré-publicação na edição norte-americana de hoje do jornal britânico The Guardian do livro “Fire and Fury: Inside the Trump White House (Fogo e Fúria: Dentro da Casa Branca de Trump)”, o Presidente dos Estados Unidos garantiu que “Steve não representa a base eleitoral, apenas procura o seu próprio interesse”.

O livro, escrito por Michael Wolff, reúne uma série de revelações explosivas, resultado de mais de 200 entrevistas, incluindo as conversações entre Donald Trump e responsáveis da Casa Branca.

Entre as revelações encontra-se a de que o republicano nunca pensou ganhar as eleições presidenciais de 2016, em que concorreu com a democrata Hillary Clinton, e a de que Trump acreditava que a sua nomeação presidencial iria impulsionar a sua marca e desfrutar de “incontáveis oportunidades”.

De acordo com o The Guardian, Steve Bannon descreveu um encontro na Torre Trump, em Nova Iorque, entre Donald Trump Jr., assessores de campanha de Trump e um advogado russo, acusando o filho do Presidente dos Estados Unidos de “traição” e “falta de patriotismo”.

O staff de Trump está no centro de um inquérito aberto pelo procurador especial Robert Mueller sobre um possível conluio com a Rússia com vista a influenciar a eleição presidencial de novembro de 2016 em benefício do candidato republicano.

Na quarta-feira à noite, segundo o jornal britânico, os advogados de Donald Trump ameaçaram avançar com uma ação legal contra o antigo “braço direito” de Trump, Steve Bannon.

Numa carta, a defesa de Trump acusa Bannon de violar um acordo de não divulgação ao falar sobre a campanha eleitoral de Trump com Michal Wolff, o autor do livro.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Do Hitler!? Mas está a menosprezar o ditador (Hitler, claro!). O Hitler era um génio (do mal…) e o Trump-as é um tipo esperto que de inteligência… nada tem! Compará-lo a Hitler deveria ser interpretado (por ele, se tivesse alguma inteligência) como um elogio. “O quê? Mas eu sou inteligente?… Eh pá que não sabia…” Seria que esse “tipo” diria. O pior é que a sua falta de inteligênbcia o trona ainda mais perigoso que o Hitler. Mas, por favor, qwf: Não sobrestime o Trump-as.

      • Dois manipulados pela comunicação social a respeito do Trump…
        Vão-lhe agradecer quando o esgoto estiver drenado e a escumalha corrupta toda presa!
        Não sabem do que falo? Pois não, os jornais nem se atrevem a falar disto… Por enquanto.

        • Hahahaa!….
          O que eu me rio com estas “conspirações secretas” sem qualquer conteúdo e sem pés nem cabeça!…
          Quando vires a “luz”, anda cá contar aos comuns mortais!…

        • Será que a imprensa anda a esconder o “facto” de Trump… ser o novo messias? Será que o Trump é um santo homem… disfarçado de anornal?
          Luz: ACORDA PARA A LUZ!!!

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …