Pelo meio de 1120 concorrentes espalhados por 62 países, houve uma empresa portuguesa que se destacou. A Tap My Back, será a primeira startup portuguesa a participar no WeXelerate, um dos maiores programas de aceleração empresarial da Europa.
A WeXelerate acontece em Viena, na Áustria, e é uma hub de startups e inovação que tem como objetivo reunir empreendedores e parceiros corporativos, de modo a oferecer “um ecossistema capaz de promover o desenvolvimento de projetos ainda em estágio inicial”, lê-se no comunicado enviado.
“O WeXelerate é uma colaboração entre empresas líderes no mercado, especialistas e startups de diversos setores, com o intuito de criar relações produtivas para todos“, explicou Gabrielle Costigan, Diretora Administrativa do WeXelerate.
No total, a fase de candidaturas recebeu 1120 empresas espalhados por 62 países. A portuguesa Tap My Back foi uma das 40 selecionadas.
“A nossa expetativa é aproveitar a troca de conhecimentos que o programa oferece, bem como a mentoria de empreendedores experientes, para alavancar o nosso crescimento e melhorar o encaixe do nosso produto no mercado”, contou Salvador Barros, CEO da Tap My Back.
A aplicação foi inicialmente concebida como uma solução interna para uma agência de marketing em crescimento. Face ao crescimento no número de colaboradores da empresa, era necessário uma ferramenta que facilitasse o feedback e que contribuísse para a “construção de uma cultura organizacional”.
Diante desta necessidade, a aplicação Tap My Back foi criada e os resultados positivos levaram-na ao mercado em 2016.
“O produto da startup é uma app que facilita a partilha de reconhecimento e feedback construtivo no ambiente de trabalho, com o objetivo de criar relações entre os colaboradores e aumentar a retenção de talento”, lê-se.
Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Oceânia, atualmente são mais de 100 empresas espalhadas pelo mundo que utilizam a aplicação.
Todo o potencial demonstrada pela app chamou a atenção de dois dos patrocinadores da WeXelerate, que já tinham demonstrado interesse em utilizá-la nas suas organizações. Este interesse terá sido decisivo para que a Tap My Back se destacasse durante o processo de escolha que juntou os 1120 candidatos.
“As empresas patrocinam estes programas porque estão em busca de inovação fora da caixa e agora podemos começar a construir uma relação mais aprofundada com estes parceiros”, afirmou Salvador.
Das empresas que já utilizam a Tap My Back, apenas 15% estão na Europa e uma das expetativas da startup é ampliar a presença no mercado Europeu.
Os parceiros da WeXelerate incluem bancos, seguradoras, empresas de média, indústrias e empresas de infra-estruturas.