Starlink ajuda os drones da Ucrânia a atingir e destruir tanques russos

Miguel A. Lopes / Lusa

A Internet Starlink do SpaceX está a revelar-se útil para as forças armadas da Ucrânia na luta contra a invasão russa.

Segundo o The Telegraph, a ligação por satélite ajuda a unidade Aerorozvidka (Reconhecimento Aéreo) do exército ucraniano a usar vigilância e atacar drones, para atingir tanques e posições russas.

A meio de falhas de energia e Internet, que se prevê que agravem, a Ucrânia está a recorrer ao sistema Starlink, disponível para algumas das suas comunicações.

Equipas drone no terreno, por vezes em zonas rurais mal conectadas, são capazes de utilizar o Starlink de Elon Musk para as conectar a alvos e inteligência na sua base de dados de campo de batalha.

Podem direcionar os drones para largarem munições anti-tanque sobre as forças russas durante a noite, enquanto as tropas dormem nos seus veículos.

Os drones mais sofisticados da unidade ucraniana estão ligados através do Starlink, segundo noticiou o The Times of London.

“Se utilizarem um drone com visão térmica à noite, o drone deve ligar-se através do Starlink ao responsável pela artilharia e atingir o alvo”, explicou um oficial da Aerorozvidka ao jornal britânico.

A Aerorozvidka tem vindo a recolher tanques, camiões de comando e veículos que transportam equipamento eletrónico desde o início da invasão, destruindo dezenas de “alvos prioritários”. “Atacamos à noite, quando os russos dormem“, relatou o comandante da unidade, Yaroslav Honchar.

O vice-primeiro-ministro ucraniano, Mykhailo Fedorov, disse que Starlink estava a funcionar bem, em entrevista ao The Washington Post.

“A qualidade da ligação é excelente” referiu Fedorov, através de um tradutor, utilizando uma ligação Starlink a partir de um local não revelado.

“Estamos a utilizar milhares de terminais com novos envios que chegam de dois em dois dias”, informou ao The Post.

Os funcionários russos não estão satisfeitos com a ajuda que a SpaceX presta à Ucrânia. “Quando a Rússia implementa os seus mais altos interesses nacionais no território da Ucrânia, Elon Musk aparece com o seu Starlink, anteriormente declarado como puramente civil”, disse Dmitry Rogozin, diretor-geral da agência espacial russa Roscosmos, ao Russia Today.

“Aqui, vejam, ele escolheu o lado. Nem sequer o censuro pessoalmente. Este é o Ocidente no qual nunca devemos confiar”, acrescenta Rogozin.

Starlink também está a ser utilizado por civis ucranianos, embora não seja claro por quantos. Uma fonte anónima que está “familiarizada com o esforço da Starlink na Ucrânia” comentou que existem mais de 5.000 terminais Starlink no país.

“A agência de Fedorov está a trabalhar para levar os terminais Starlink a regiões onde o acesso à Internet foi cortado”, disse a fonte ao The Post.

“Os sistemas têm sido utilizados em alguns casos para conectar as pessoas quando as redes no país foram sobrecarregadas“, explicou.

A Starlink “tem um total de 98.000 instalações em toda a App Store da Ucrânia e Google Play combinadas”, noticiou o The Wall Street Journal na semana passada. O número de downloads veio da empresa de análise Sensor Tower.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.