Campeão perdeu outra vez. Três derrotas seguidas – não se via desde os tempos de Leonel Pontes. João Pereira mudou o que não devia.
O Sporting voltou a perder. Na noite passada, esteve a vencer em Moreira de Cónegos mas o Moreirense deu a volta e ganhou por 2-1.
Foi a terceira derrota consecutiva do Sporting. Este ciclo negativo não se verificava na equipa de Alvalade desde 2019, quando o treinador era Leonel Pontes.
Com estes dois desaires seguidos no campeonato (Santa Clara e Moreirense), em Dezembro o Sporting já tem tantas derrotas – duas – como em toda a edição anterior da I Liga.
E sim, essas duas derrotas (além da goleada sofrida contra o Arsenal por 1-5) ocorreram já com João Pereira como treinador.
O sucessor de Rúben Amorim viu lenços brancos no Minho. Mas não está preocupado com “fantasmas”, nem parece assustado com esta sequência: “O Rúben Amorim ajudou muito o Sporting e este jogadores, não é fantasma nenhum. Não foi ele que levantou a bola para ela ir à barra. São momentos”.
O técnico estava a referir-se às duas bolas que o Sporting acertou na barra, por Hjulmand e por Inácio, ambas na segunda parte.
Mas, como seria de esperar, três derrotas seguidas e no geral três derrotas em quatro jogos, já originam a pergunta: o que mudou no Sporting em tão pouco tempo?
“Mudou tudo”, começa por responder Bruno Roseiro na rádio Observador. “Em 5 dias vimos 5 anos esfumarem-se por completo. Pode parecer um exagero, mas não é”.
O comentador desportivo enumera alguns aspectos práticos que mudaram no estilo de jogo do Sporting: joga cada vez mais pelo meio, perdendo largura; dose “incomum” de cruzamentos; os jogadores “não percebem” o que o treinador quer.
“E chegamos ao cúmulo de, nesta altura, se o Sporting jogar só com um avançado, é muito mais titular o Harder do que o Gyökeres“, apontou.
Augusto Inácio, que foi treinador no Sporting, concorda que a turma lisboeta perdeu largura e acrescenta: “Perdeu profundidade e abusa de um jogo que não encaixa nas características de Gyökeres. E os jogadores perderam confiança, perdem mais a bola, a reacção à perda não é a mesma”.
O Sporting, que já liderava com algum destaque na I Liga, vai descer em breve para o 2.º lugar, empatado com o FC Porto, com o Benfica na liderança – se os dois rivais vencerem os jogos em atraso.
Uma lástima que João Pereira não entende!!!
Adeus campeonato…bye, bye.
Não é João Pereira que devia entender. O culpado não é ele. O culpado é aquele incompetente “dr.” que é presidente do Sporting. Um “dr.” que nem falar sabe. A inteligência do homem é nula. Saiu-lhe a sorte grande quando contratou o RA e agora acha que o JP é outro RA. Não é.
Deixou sair o RA porque é incompetente e não percebe a realidade do que se passa á sua volta.
E porque é incompetente achou que um aprendiz de treinador ia substituir o RA.
É Burro e incompetente. Sempre foi.
Está a correr mal.. está! Mais mal do que se pensava e depressa demais..
Agora os entendidos virem com comentários “Deixou sair o RA porque é incompetente e não percebe a realidade do que se passa á sua volta.”
O Ruben Amorim saiu porque quis e era uma oportunidade difícil de recusar (90% das pessoas fariam o mesmo, senão mais). O Varandas não podia fazer mais do que fez.. existe uma cláusula de rescisão.
Temos de criticar e exigir mais, agora populismo e critica fácil à Portuguesa não.
Sporting até morrer!!
Não se esforce porque não vai entender o que quer o ” Desconfiado”.
Mas desconfio que é saudosista do brunecas.
Só pode!
Pensava que já tinham sido erradicados, mas o DJ/vendedor de colchões está a começar a sair da toca.
Está a espreita a ver se pode voltar a ganhar salário à grande e à framcesa.
É que trabalhar faz calos.
Mas não tem hipótese porque os sócios têm memória.
Brunecas nunca mais!
Ontem pensei que Poão Pereira saia antes do jogo da Champions, mas pelos vistos terá mais uma hipotese. Não auguro nada de bom. Uma coisa parece certa , ja devem haver contactos à procura de um novo treinador. Se perder na Champions não fará o jogo da próxima jornada da Liga. Para os que ainda hà 2 semanas andavam com o Varandas ao colo porque era um visionario e tinha dado um novo rumo ao Sporting, agora já o apelidam de incompetente . João Pereira está muito “tenro” para o que lhe quiseram dar , e esse erro de casting tem um custo . No Sporting mesmo que ganhe agora alguns jogos de seguinda estará sempre no fio da navalha. O futuro no Sporting não parece ser longo.