Sporting: “Em 5 dias perderam-se 5 anos. Não é exagero e explico porquê”

5

Estela Silva / LUSA

João Pereira no banco, Moreirense-Sporting

Campeão perdeu outra vez. Três derrotas seguidas – não se via desde os tempos de Leonel Pontes. João Pereira mudou o que não devia.

O Sporting voltou a perder. Na noite passada, esteve a vencer em Moreira de Cónegos mas o Moreirense deu a volta e ganhou por 2-1.

Foi a terceira derrota consecutiva do Sporting. Este ciclo negativo não se verificava na equipa de Alvalade desde 2019, quando o treinador era Leonel Pontes.

Com estes dois desaires seguidos no campeonato (Santa Clara e Moreirense), em Dezembro o Sporting já tem tantas derrotas – duas – como em toda a edição anterior da I Liga.

E sim, essas duas derrotas (além da goleada sofrida contra o Arsenal por 1-5) ocorreram já com João Pereira como treinador.

O sucessor de Rúben Amorim viu lenços brancos no Minho. Mas não está preocupado com “fantasmas”, nem parece assustado com esta sequência: “O Rúben Amorim ajudou muito o Sporting e este jogadores, não é fantasma nenhum. Não foi ele que levantou a bola para ela ir à barra. São momentos”.

O técnico estava a referir-se às duas bolas que o Sporting acertou na barra, por Hjulmand e por Inácio, ambas na segunda parte.

Mas, como seria de esperar, três derrotas seguidas e no geral três derrotas em quatro jogos, já originam a pergunta: o que mudou no Sporting em tão pouco tempo?

“Mudou tudo”, começa por responder Bruno Roseiro na rádio Observador. “Em 5 dias vimos 5 anos esfumarem-se por completo. Pode parecer um exagero, mas não é”.

O comentador desportivo enumera alguns aspectos práticos que mudaram no estilo de jogo do Sporting: joga cada vez mais pelo meio, perdendo largura; dose “incomum” de cruzamentos; os jogadores “não percebem” o que o treinador quer.

“E chegamos ao cúmulo de, nesta altura, se o Sporting jogar só com um avançado, é muito mais titular o Harder do que o Gyökeres“, apontou.

Augusto Inácio, que foi treinador no Sporting, concorda que a turma lisboeta perdeu largura e acrescenta: “Perdeu profundidade e abusa de um jogo que não encaixa nas características de Gyökeres. E os jogadores perderam confiança, perdem mais a bola, a reacção à perda não é a mesma”.

O Sporting, que já liderava com algum destaque na I Liga, vai descer em breve para o 2.º lugar, empatado com o FC Porto, com o Benfica na liderança – se os dois rivais vencerem os jogos em atraso.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

5 Comments

    • Não é João Pereira que devia entender. O culpado não é ele. O culpado é aquele incompetente “dr.” que é presidente do Sporting. Um “dr.” que nem falar sabe. A inteligência do homem é nula. Saiu-lhe a sorte grande quando contratou o RA e agora acha que o JP é outro RA. Não é.
      Deixou sair o RA porque é incompetente e não percebe a realidade do que se passa á sua volta.
      E porque é incompetente achou que um aprendiz de treinador ia substituir o RA.
      É Burro e incompetente. Sempre foi.

      • Está a correr mal.. está! Mais mal do que se pensava e depressa demais..
        Agora os entendidos virem com comentários “Deixou sair o RA porque é incompetente e não percebe a realidade do que se passa á sua volta.”
        O Ruben Amorim saiu porque quis e era uma oportunidade difícil de recusar (90% das pessoas fariam o mesmo, senão mais). O Varandas não podia fazer mais do que fez.. existe uma cláusula de rescisão.
        Temos de criticar e exigir mais, agora populismo e critica fácil à Portuguesa não.
        Sporting até morrer!!

        • Não se esforce porque não vai entender o que quer o ” Desconfiado”.
          Mas desconfio que é saudosista do brunecas.
          Só pode!
          Pensava que já tinham sido erradicados, mas o DJ/vendedor de colchões está a começar a sair da toca.
          Está a espreita a ver se pode voltar a ganhar salário à grande e à framcesa.
          É que trabalhar faz calos.
          Mas não tem hipótese porque os sócios têm memória.
          Brunecas nunca mais!

          Editar – 
  1. Ontem pensei que Poão Pereira saia antes do jogo da Champions, mas pelos vistos terá mais uma hipotese. Não auguro nada de bom. Uma coisa parece certa , ja devem haver contactos à procura de um novo treinador. Se perder na Champions não fará o jogo da próxima jornada da Liga. Para os que ainda hà 2 semanas andavam com o Varandas ao colo porque era um visionario e tinha dado um novo rumo ao Sporting, agora já o apelidam de incompetente . João Pereira está muito “tenro” para o que lhe quiseram dar , e esse erro de casting tem um custo . No Sporting mesmo que ganhe agora alguns jogos de seguinda estará sempre no fio da navalha. O futuro no Sporting não parece ser longo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.