SpaceX realiza primeiro teste do foguete que vai levar o Homem a Marte

@elonmusk / Twitter

SpaceX realiza primeiro teste do foguete que vai levar o Homem a Marte

SpaceX realiza primeiro teste do foguete que vai levar o Homem a Marte

A SpaceX realizou, este domingo, o primeiro teste do foguete Raptor, que poderá levar o Homem a Marte.

O teste bem-sucedido – poucas semanas depois de um dos foguetes da SpaceX ter explodido durante testes – foi acompanhado de perto por Elon Musk, CEO da SpaceX, que publicou no Twitter várias imagens do propulsor.

Nas fotografias, é possível ver o Raptor em ação e a formação dos chamados “diamantes de choque” – pequenos padrões visíveis formados pelos gases expelidos pelos motores de foguetes, jatos e mísseis, resultantes de ondas de choque que normalmente adotam a forma de pequenas bolhas de fumo e discos de luz.

Anunciado em outubro de 2012, o Raptor é uma evolução dos propulsores Merlin 1, que atualmente equipam os foguetões Falcon 9 da SpaceX, sendo muito mais potente do que o seu antecessor e utilizando uma mistura de metano líquido e oxigénio líquido como combustível.

No Twitter, Musk explicou que a pressão na câmara de combustão é três vezes superior à da Merlin e que o objetivo é produzir “um impulso de 382 segundos e 3 meganewtons a 300 bar“.

Embora ainda sejam vagos, os planos da SpaceX são de utilizar o Raptor para enviar o Homem a Marte até 2024, um projeto chamado Sistema Interplanetário de Transporte (ITS), anteriormente conhecido como Transportador Colonial de Marte.

A empresa planeia lançar uma nave não tripulada a Marte até 2018.

O cronograma e mecanismos utilizados para esta unidade com 100 toneladas de carga a ser enviada para o planeta vermelho ainda são um mistério, mas Musk afirma que começará a divulgar mais informações na terça-feira, quando fará um discurso especificamente sobre o tema.

No seu discurso na Conferência Internacional de Astronáutica no México sobre o projeto da SpaceX de colonizar Marte, espera-se que revele o design do ITS e o orçamento da missão, para tentar convencer o governo e a comunidade científica a investirem no projeto.

Canal Tech / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …

Nunca ninguém mandou tanto tempo como Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu foi o primeiro chefe de Governo de Israel a nascer no país — em Telavive, a 21 de outubro de 1949, um ano após a criação do Estado.  Foi também o primeiro-ministro mais …

Vulcão Etna acordou e entrou de novo em erupção

O Etna voltou a acordar lançando lava de uma das crateras localizadas na área desértica do topo do vulcão siciliano, de acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV). A atividade é intermitente …

Agência Europeia para a Segurança da Aviação alerta para limitações dos Airbus 321neo

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou na passada quarta-feira um estudo sobre um problema nos Airbus 321neo que pode dar origem a uma “redução do controle do avião”. O documento alerta todas as …

Carlos Vinícius por 17 milhões no Benfica. É o terceiro reforço mais caro das águias

O Benfica anunciou hoje como reforço o avançado brasileiro Carlos Vinícius, que assina por cinco temporadas, com o clube "encarnado" a pagar 17 milhões de euros ao Nápoles pela transferência. Os encarnados confirmaram a contratação do …

"Acharam que era empregado de mesa". Deputado Hélder Amaral denuncia racismo no Parlamento Europeu

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral revela que foi vítima de racismo no Parlamento Europeu. O único deputado afro-descendente com assento parlamentar refere que "acharam que era empregado de mesa". Esta revelação foi feita por Hélder …

Há mais cinco dias para pagar o IVA (e mais mudanças noutros impostos)

Os deputados aprovaram esta sexta-feira, a proposta do Governo que altera diversos códigos fiscais, entre os quais mais cinco dias para o pagamento do IVA e eliminação de garantia para dívidas mais baixas de …

Deputado vai ser testemunha no caso do incêndio de Monchique. Mas não conhece o arguido

O deputado social democrata Cristóvão Norte vai testemunhar em defesa do suspeito do crime de incêndio, que deflagrou em Monchique em 2018, mas não conhece o arguido nem a sua advogada. O deputado foi um dos …