SpaceX realiza primeiro teste do foguete que vai levar o Homem a Marte

@elonmusk / Twitter

SpaceX realiza primeiro teste do foguete que vai levar o Homem a Marte

SpaceX realiza primeiro teste do foguete que vai levar o Homem a Marte

A SpaceX realizou, este domingo, o primeiro teste do foguete Raptor, que poderá levar o Homem a Marte.

O teste bem-sucedido – poucas semanas depois de um dos foguetes da SpaceX ter explodido durante testes – foi acompanhado de perto por Elon Musk, CEO da SpaceX, que publicou no Twitter várias imagens do propulsor.

Nas fotografias, é possível ver o Raptor em ação e a formação dos chamados “diamantes de choque” – pequenos padrões visíveis formados pelos gases expelidos pelos motores de foguetes, jatos e mísseis, resultantes de ondas de choque que normalmente adotam a forma de pequenas bolhas de fumo e discos de luz.

Anunciado em outubro de 2012, o Raptor é uma evolução dos propulsores Merlin 1, que atualmente equipam os foguetões Falcon 9 da SpaceX, sendo muito mais potente do que o seu antecessor e utilizando uma mistura de metano líquido e oxigénio líquido como combustível.

No Twitter, Musk explicou que a pressão na câmara de combustão é três vezes superior à da Merlin e que o objetivo é produzir “um impulso de 382 segundos e 3 meganewtons a 300 bar“.

Embora ainda sejam vagos, os planos da SpaceX são de utilizar o Raptor para enviar o Homem a Marte até 2024, um projeto chamado Sistema Interplanetário de Transporte (ITS), anteriormente conhecido como Transportador Colonial de Marte.

A empresa planeia lançar uma nave não tripulada a Marte até 2018.

O cronograma e mecanismos utilizados para esta unidade com 100 toneladas de carga a ser enviada para o planeta vermelho ainda são um mistério, mas Musk afirma que começará a divulgar mais informações na terça-feira, quando fará um discurso especificamente sobre o tema.

No seu discurso na Conferência Internacional de Astronáutica no México sobre o projeto da SpaceX de colonizar Marte, espera-se que revele o design do ITS e o orçamento da missão, para tentar convencer o governo e a comunidade científica a investirem no projeto.

Canal Tech / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …

Linhas de crédito alargadas a todos os setores de atividade

O Governo alargou os apoios "à globalidade do tecido empresarial", nomeadamente aos setores do comércio e serviços, dos transportes, do imobiliário, da construção, indústrias extrativas e transformadoras. As linhas de crédito lançadas pelo Governo para apoiar …

Rui Rio: PSD não está a cooperar com o PS, mas com o Governo em nome de Portugal

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que não está a cooperar com o PS, mas com o Governo de Portugal na crise da pandemia, esclarecendo que aquilo que defende é uma lógica …