/

Foguetão “reutilizável” da SpaceX explode durante testes

O foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, explodiu esta quinta-feira durante testes em Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Flórida, numa altura em que a empresa está a testar os seus foguetões para serem reutilizados.

A explosão ocorreu junto da rampa de lançamento do foguetão da empresa privada de exploração espacial SpaceX, no centro espacial Kennedy em Cape Canaveral, segundo as imagens divulgadas por canais de televisão que mostram uma nuvem de fumo negro.

A agência espacial norte-americana NASA indicou que o incidente ocorreu pouco depois das 9h locais (14h em Lisboa).

Na altura da explosão, nenhuma pessoa estava junto da plataforma de lançamento, segundo a WSVN Fox.

A empresa SpaceX informou entretanto que a explosão aconteceu durante os testes de lançamento do foguetão não-tripulado Falcon 9, destruindo toda a estrutura do foguetão e respetiva carga.

Num comunicado, a empresa confirmou que não foram registadas vítimas.

Em abril, a SpaceX tinha conseguido pela primeira vez – à quinta tentativa – fazer aterrar o seu foguetão Falcon 9 numa plataforma flutuante, sem sustos nem explosões. Em dezembro, o Falcon 9 tinha feito história ao mostrar que conseguia ir ao espaço e aterrar em segurança, mas tratou-se de uma aterragem em terra firme.

Depois do primeiro passo superado – aterrar os foguetes com sucesso -, o passo seguinte seria reutilizar um dos foguetes que regressou para fazer uma nova viagem até ao espaço, o que a SpaceX esperava conseguir fazer ainda este ano.

O Falcon 9 devia ser lançado para o espaço no próximo sábado para colocar em órbita o satélite Amos 6.

ZAP / Lusa / SN

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.