Foguetão “reutilizável” da SpaceX explode durante testes

O foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, explodiu esta quinta-feira durante testes em Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Flórida, numa altura em que a empresa está a testar os seus foguetões para serem reutilizados.

A explosão ocorreu junto da rampa de lançamento do foguetão da empresa privada de exploração espacial SpaceX, no centro espacial Kennedy em Cape Canaveral, segundo as imagens divulgadas por canais de televisão que mostram uma nuvem de fumo negro.

A agência espacial norte-americana NASA indicou que o incidente ocorreu pouco depois das 9h locais (14h em Lisboa).

Na altura da explosão, nenhuma pessoa estava junto da plataforma de lançamento, segundo a WSVN Fox.

A empresa SpaceX informou entretanto que a explosão aconteceu durante os testes de lançamento do foguetão não-tripulado Falcon 9, destruindo toda a estrutura do foguetão e respetiva carga.

Num comunicado, a empresa confirmou que não foram registadas vítimas.

Em abril, a SpaceX tinha conseguido pela primeira vez – à quinta tentativa – fazer aterrar o seu foguetão Falcon 9 numa plataforma flutuante, sem sustos nem explosões. Em dezembro, o Falcon 9 tinha feito história ao mostrar que conseguia ir ao espaço e aterrar em segurança, mas tratou-se de uma aterragem em terra firme.

Depois do primeiro passo superado – aterrar os foguetes com sucesso -, o passo seguinte seria reutilizar um dos foguetes que regressou para fazer uma nova viagem até ao espaço, o que a SpaceX esperava conseguir fazer ainda este ano.

O Falcon 9 devia ser lançado para o espaço no próximo sábado para colocar em órbita o satélite Amos 6.

ZAP / Lusa / SN

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …