SpaceX faz teste bem sucedido com foguete reutilizado

A SpaceX superou mais um teste crítico que a aproxima de ter foguetes capazes de elevar carga até ao espaço e depois aterrarem para ser reutilizados, poupando milhões de dólares.

Depois do primeiro passo superado – aterrar os foguetes com sucesso, o que já fez várias vezes -, o passo seguinte será reutilizar um dos foguetes que regressou para fazer uma nova viagem até ao espaço. A SpaceX espera conseguir fazer isso ainda este ano, mas até lá tem feito todos os testes possíveis.

No início do ano, a SpaceX reactivou por breves momentos os motores do primeiro Falcon 9 que tinha aterrado com sucesso depois de levar carga até ao espaço.

No entanto, foram detectadas algumas pequenas “variações” no seu funcionamento, pelo que esse foguete não seria a escolha ideal para regressar ao espaço – e Elon Musk aproveitou para dizer que também pretendia que esse foguete permanecesse no solo como marco daquilo que tinha sido conseguido.

@SpaceX / Twitter

Falcon 9 da SpaceX aterra no mar

Falcon 9 da SpaceX aterra no mar

No entanto, um novo teste com o terceiro Falcon 9 que aterrou com sucesso – o segundo a aterrar na plataforma flutuante, e que teve que superar a mais difícil aterragem pois vinha com mais velocidade e menos combustível, não havendo grande margem para erros – simulou uma viagem completa até ao espaço, estando ligado à potência máxima durante quase três minutos.

Se não tivesse preso ao chão, teria cumprido a sua missão com sucesso, o que é um bom indicador para o teste a sério que se segue.

Aberto Até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …