/

Soyuz russa levou milionário japonês à EEI – o primeiro turista na estação em 12 anos

A Rússia enviou esta quarta-feira o multimilionário japonês Yusaku Maezawa e respetivo assistente Yozo Hiramo para a Estação Espacial Internacional (EEI), voltando a promover o turismo espacial, ao fim de 12 anos.

Tal como estava previsto, a ‘Soyuz MS-20’ partiu do cosmódromo de Baikonur, na estepe cazaque, às 07:38h, com os dois turistas e com o comandante da nave, o cosmonauta Alexandr Misurkin.

Pouco minutos depois, a nave separou-se do foguete de propulsão e continuou o voo até à estação orbital. A nave acoplou ao módulo russo ‘Poisk’ da EEI depois de completar quatro órbitas e seis horas de voo.

Trata-se da primeira vez que dois turistas espaciais viajam na mesma nave espacial para a EEI desde 2009, ano em que o canadiano Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil, entrou pela última vez na estação orbital.

Yusaku Maezawa, de 46 anos, e Hirano ficarão 12 dias na estação. O milionário japonês, que vendeu a sua marca de roupa online Zozo Inc ao SoftBank Group Corp, é o trigésimo homem mais rico do Japão, segundo a lista da Forbes.

O assistente de Maezawa vai filmar a aventura do milionário, que contará as suas peripécias no espaço no seu canal privado no YouTube.

A bordo da Soyuz MS-20 seguiam também 162 quilos de carga, entre materiais para experiências, produtos de higiene, rações alimentares e 13 quilogramas de frutas frescas, além de cartas e presentes de amigos e familiares para os que já habitam a estação espacial.

Duas horas após acoplar, os portões foram abertos e os três tripulantes da Souyuz foram recebidos pelos atuais habitantes da plataforma orbital internacional, os cosmonautas Anton Skaplerov e Piotr Dubrov, os astronautas da NASA Mark Vande Hei, Raja Chari, Tom Marshburn e Kayla Barron, como bem como o da Agência Espacial Europeia ESA, Matthias Maurer.

O empresário japonês e o assistente começaram a treinar para voar no verão. “Treinámos durante 100 dias”, contou na terça-feira Maezawa durante uma conferência de imprensa, acrescentando que uma vez na plataforma orbital terá “uma lista de 100 tarefas”, de cujo cumprimento irá dando conta ao público no YouTube.

“Nunca pensei que alguma vez seria capaz de ir ao espaço”, revelou o milionário japonês, que tem viagem marcada para a Lua num voo da SpaceX de Elon Musk. “Sinto-me afortunado por ter esta oportunidade de finalmente concretizar o meu sonho”, confessou Maezawa, citado pelo Space.com.

Maezawa tinha adiantado que a primeira coisa que faria, uma vez a bordo da Estação Espacial Internacional, seria “ir à casa de banho. O voo vai ser muito longo e é com certeza a primeira coisa que quereremos fazer”, explicou.

E como se sabe, nas condições de ausência de gravidade da Estação Espacial Internacional, nem mesmo ir à casa de banho é uma tarefa trivial.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.