George Soros alerta: Sem posição financeira comum, o colapso da União Europeia será “uma realidade trágica”

O multimilionário e filantropo George Soros considera que, sem um aumento do orçamento comunitário e sem emissão de obrigações em que não haja prazo de reembolso, o colapso da União Europeia (UE) pode passar de uma possibilidade a uma “realidade trágica”.

Em entrevista ao jornal holandês De Telegraaf, o multimilionário de 89 anos, nascido na Hungria e sobrevivente do Holocausto, avisou que, sem emissão de obrigações que não tenham prazo de reembolso, a União Europeia (UE) vai ruir sob o peso da tragédia económica. Segundo Soros, só a união entre Estados-membros pode salvar a UE.

“Se a UE não conseguir ter em consideração essas ferramentas numa altura destas, não será capaz de enfrentar os desafios que enfrenta. Isto não é uma possibilidade, é uma realidade trágica”, disse Soros.

George Soros mostra-se principalmente preocupado com Itália. “O que restaria da Europa sem a Itália? O afrouxamento das regras de ajuda pública, que beneficiam a Alemanha, são particulamente duras para Itália, que já era uma espécie de velhinho doente da Europa e é o país que mais sofreu com a covid-19”.

Para o multimilionário, os nacionalismos estão à espera que os países da UE demonstrem a sua falta de objetivos comuns para atacar.

Os tempos da pandemia “são circunstâncias excecionais, por isso são precisas medidas excecionais. Coisas como obrigações sem prazo de reembolso são medidas desse tipo, e nem sequer deviam ser consideradas em tempos normais”, disse Soros.

O multimilionário sugeriu ainda que a UE poderia fornecer títulos perpétuos, autorizando a tributação para emiti-los, uma vez que, de acordo com o Jornal Económico, a UE precisaria de manter a sua classificação de crédito AAA para que a ideia funcionasse.

Soros acrescentou também que o dinheiro arrecadado poderia ser alocado para aqueles que mais necessitavam, especialmente os países do Sul mais atingidos como Itália.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …

Os lobos de Yukon mudaram a dieta para sobreviver à extinção da Idade do Gelo

Os lobos cinzentos (Canis lupus) do território de Yukon, no Canadá, sobreviveram à extinção no final da última Idade do Gelo adaptando a sua dieta ao longo de milhares de anos. Os lobos cinzentos estão entre …

Termina esta sexta-feira 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias na TAP

Termina esta sexta-feira a segunda e última fase de adesão a medidas voluntárias para os trabalhadores da TAP, depois de a companhia ter concedido mais uma semana aos colaboradores para analisarem as opções. A TAP anunciou …

EDP entrega aos deputados contratos das barragens, mas pede confidencialidade

Depois do pedido de esclarecimentos de alguns deputados, a EDP enviou ao Parlamento mais de 1500 páginas de documentos sobre os negócios das barragens, mas pediu confidencialidade.  A EDP já enviou ao Parlamento a sua resposta …