Sondagem: PS e PSD mais longe um do outro, Chega iguala Bloco de Esquerda

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa (D), conversa com o deputado do Chega, André Ventura

Se as eleições fossem hoje, o PS vencia com 39% das intenções de voto, 13 pontos acima do que o PSD teria.

Se os portugueses fossem esta sexta-feira às urnas, o PS venceria as eleições legislativas com 39% dos votos, uma vantagem de 13 pontos sobre o PSD, que teria 26%. Os resultados são de uma sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (Cesop) feita pela Universidade Católica para o Público e a RTP.

Em terceiro lugar aparecem, ambos com 7% das intenções de voto, o Bloco de Esquerda e o Chega. Os técnicos referem que o  Bloco, o Chega e a CDU estão em “empate técnico, mas com os resultados desta sondagem a darem ligeira vantagem aos dois primeiros”.

A subida do Chega, partido de André Ventura, “destaca-se das demais oscilações”. “Sondagens são sondagens”, mas o Chega é a força política que mais “está a crescer nesta legislatura”.

De acordo com o Público, a CDU, que junta o PCP e o PEV, obteria 6% das intenções de voto e o CDS, a Iniciativa Liberal e o PAN teriam 3% cada um.

A sondagem indica que o Governo de António Costa não conseguiria obter maioria absoluta, mas, ainda assim, tem motivos para celebrar, sendo que a distância entre os dois partidos mais votados (PS e PSD) é maior na sondagem do que foi nas legislativas de 2019 (quando os socialistas obtiveram 36,34% e os social-democratas 27,76% dos votos).

Além disso, o diário acrescenta que 66% dos inquiridos dão nota positiva ao desempenho do Governo socialista durante a pandemia e 42% aprovam a atuação do primeiro-ministro, António Costa.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Descoberta pode acrescentar página de centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais

Uma nova descoberta fóssil pode adicionar centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais. Já se perguntou como e quando é que os animais mergulharam no estágio evolucionário? Quando, onde e porque é que …

Governo quer aliviar impacto da subida do gasóleo nos transportes

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou que o Governo está disponível para aliviar o impacto da subida do gasóleo nos transportes. A ideia é transversal a todo o espectro do Governo: tanto António …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Mesmo que Marcelo dissolva o Parlamento, Costa pode ficar a gerir os fundos europeus

Se o Orçamento do Estado chumbar, o Presidente dissolve o Parlamento, mas mesmo ainda assim, António Costa fica com plenos poderes e pode gerir os fundos europeus. Numa altura em que o Orçamento do Estado ainda …

Em África, as hienas têm um papel importante na prevenção de doenças de saúde pública

Muitas das vezes são temidas, mas as hienas podem ser essenciais não só para a economia como para a saúde pública de um país. Um estudo mostrou a relevância do seu papel numa cidade africana. Num …

Rui Moreira toma hoje posse para terceiro e último mandato no Porto

O independente Rui Moreira toma hoje posse para o terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal do Porto e, após ter vencido as autárquicas de setembro sem maioria absoluta, estabeleceu um acordo de …

Liga dos Campeões: Benfica à frente do Barcelona, Sporting e FC Porto na Liga Europa

Nesta altura, o Benfica tem mais possibilidades do que o Barcelona de continuar na Liga dos Campeões. Sporting e FC Porto ficariam no terceiro lugar. No dia do início da terceira jornada da fase de grupos …

Em todo o mundo, os lagos estão a mudar drasticamente - mas ainda há uma esperança

As temperaturas dos lagos estão a aumentar e, como tal, a cobertura de gelo que aparece sazonalmente também se está a tornar menor. O fenómeno está a acontecer em todo o mundo. Um estudo, publicado na …

Gás quente proveniente do buraco negro supermassivo no centro do sistema Nest200047

Parecem um vulcão. Os buracos negros emitem "fumo intergaláctico"

Uma equipa de cientistas observou, pela primeira vez, a evolução do gás quente emitido por um buraco negro ativo. A equipa conseguiu observar estas estruturas – que fazem lembrar as correntes de fumo produzidas pelas erupções …

Quem pode suceder a Solskjaer no United? Conte está em cima da mesa, mas CR7 quer Zidane

A onda de maus resultados do United têm posto em causa o técnico Ole Gunner Solskjaer. Conte está interessado, mas Ronaldo quer voltar a ser orientado por Zinedine Zidane. Os recentes maus resultados do Manchester United …

Há 42 anos, andámos "À Boleia pela Galáxia" - e descobrimos a resposta para a vida, o universo e tudo mais

Assinalam-se este mês os 42 anos da série de livros de ficção científica de Douglas Adams. Mais de quatro décadas depois, a história excêntrica continua relevante e a atrair fãs. Muitos filósofos questionaram-se durante séculos sobre …