PS não consegue descolar para a maioria. PSD e Rio resistem

Manuel Fernando Araújo / Lusa

As críticas internas à liderança de Rui Rio não afectam especialmente o presidente do PSD, nem o seu partido, perante os eleitores. Esta é a conclusão de uma sondagem que apurou também que o PS está em queda, e mais longe da maioria absoluta.

Neste estudo de opinião da Eurosondagem, realizado para a SIC e para o Expresso, o PS continua como o partido mais votado, com 41,4%, mas com uma queda de 0,6 pontos percentuais relativamente há dois meses.

Estes números colocam o PS mais longe do objectivo da maioria absoluta e mais dependente dos parceiros de Esquerda. O PS foi mesmo o partido que mais desceu, relativamente a Julho passado.

Já o PSD subiu ligeiramente para contabilizar 27,5% das intenções de voto, apesar dos tumultos internos que os sociais-democratas têm vivido, com as críticas à liderança de Rui Rio. Também os números do próprio Rio não são muito afectados, com uma descida de apenas um ponto percentual, para se situar nos 9,9%.

O Bloco de Esquerda soma 8% das intenções de voto nesta sondagem, registando uma subida de 0,1% que ilustra que o caso Robles não terá deixado grande mossa no partido.

O CDS surge como o quarto partido mais votado com 7,7% das intenções de voto, registando uma subida de 0,2 pontos percentuais.

A CDU contabiliza 6,9% dos votos, denotando uma queda de 0,4 pontos percentuais.

Em termos de lideres, note-se que Marcelo Rebelo de Sousa continua confortável na frente, como o mais popular dos políticos portugueses com 64,3%. António Costa surge no segundo lugar com 33,7%.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

      • Pois é estranho… mas é a realidade.
        Costa, Pedro Nunes, César… querem a reedição da geringonça e com maioria não há geringonça porque PCP e BE já afirmaram isso.
        Com a geringonça II, Costa tem mais 4 anos descansado.
        Com a maioria terá todos os partidos à perna (incluindo PCP e BE), mais os sindicatos.

RESPONDER

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …