PS não consegue descolar para a maioria. PSD e Rio resistem

Manuel Fernando Araújo / Lusa

As críticas internas à liderança de Rui Rio não afectam especialmente o presidente do PSD, nem o seu partido, perante os eleitores. Esta é a conclusão de uma sondagem que apurou também que o PS está em queda, e mais longe da maioria absoluta.

Neste estudo de opinião da Eurosondagem, realizado para a SIC e para o Expresso, o PS continua como o partido mais votado, com 41,4%, mas com uma queda de 0,6 pontos percentuais relativamente há dois meses.

Estes números colocam o PS mais longe do objectivo da maioria absoluta e mais dependente dos parceiros de Esquerda. O PS foi mesmo o partido que mais desceu, relativamente a Julho passado.

Já o PSD subiu ligeiramente para contabilizar 27,5% das intenções de voto, apesar dos tumultos internos que os sociais-democratas têm vivido, com as críticas à liderança de Rui Rio. Também os números do próprio Rio não são muito afectados, com uma descida de apenas um ponto percentual, para se situar nos 9,9%.

O Bloco de Esquerda soma 8% das intenções de voto nesta sondagem, registando uma subida de 0,1% que ilustra que o caso Robles não terá deixado grande mossa no partido.

O CDS surge como o quarto partido mais votado com 7,7% das intenções de voto, registando uma subida de 0,2 pontos percentuais.

A CDU contabiliza 6,9% dos votos, denotando uma queda de 0,4 pontos percentuais.

Em termos de lideres, note-se que Marcelo Rebelo de Sousa continua confortável na frente, como o mais popular dos políticos portugueses com 64,3%. António Costa surge no segundo lugar com 33,7%.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

      • Pois é estranho… mas é a realidade.
        Costa, Pedro Nunes, César… querem a reedição da geringonça e com maioria não há geringonça porque PCP e BE já afirmaram isso.
        Com a geringonça II, Costa tem mais 4 anos descansado.
        Com a maioria terá todos os partidos à perna (incluindo PCP e BE), mais os sindicatos.

RESPONDER

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …