PS não consegue descolar para a maioria. PSD e Rio resistem

Manuel Fernando Araújo / Lusa

As críticas internas à liderança de Rui Rio não afectam especialmente o presidente do PSD, nem o seu partido, perante os eleitores. Esta é a conclusão de uma sondagem que apurou também que o PS está em queda, e mais longe da maioria absoluta.

Neste estudo de opinião da Eurosondagem, realizado para a SIC e para o Expresso, o PS continua como o partido mais votado, com 41,4%, mas com uma queda de 0,6 pontos percentuais relativamente há dois meses.

Estes números colocam o PS mais longe do objectivo da maioria absoluta e mais dependente dos parceiros de Esquerda. O PS foi mesmo o partido que mais desceu, relativamente a Julho passado.

Já o PSD subiu ligeiramente para contabilizar 27,5% das intenções de voto, apesar dos tumultos internos que os sociais-democratas têm vivido, com as críticas à liderança de Rui Rio. Também os números do próprio Rio não são muito afectados, com uma descida de apenas um ponto percentual, para se situar nos 9,9%.

O Bloco de Esquerda soma 8% das intenções de voto nesta sondagem, registando uma subida de 0,1% que ilustra que o caso Robles não terá deixado grande mossa no partido.

O CDS surge como o quarto partido mais votado com 7,7% das intenções de voto, registando uma subida de 0,2 pontos percentuais.

A CDU contabiliza 6,9% dos votos, denotando uma queda de 0,4 pontos percentuais.

Em termos de lideres, note-se que Marcelo Rebelo de Sousa continua confortável na frente, como o mais popular dos políticos portugueses com 64,3%. António Costa surge no segundo lugar com 33,7%.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

      • Pois é estranho… mas é a realidade.
        Costa, Pedro Nunes, César… querem a reedição da geringonça e com maioria não há geringonça porque PCP e BE já afirmaram isso.
        Com a geringonça II, Costa tem mais 4 anos descansado.
        Com a maioria terá todos os partidos à perna (incluindo PCP e BE), mais os sindicatos.

RESPONDER

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …

Marinha venezuelana divulga vídeo editado sobre colisão com cruzeiro português

A Marinha venezuelana divulgou, este sábado, um vídeo editado sobre a colisão entre o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" e uma embarcação da Marina da Venezuela, "Naiguatá GC-23", ocorrido a 30 de março. O vídeo, de …

PCP quer alargar apoio para recibos verdes aos sócios-gerentes e fundo de apoio às pequenas empresas

O PCP considerou este sábado insuficientes as medidas do Governo de resposta económica à pandemia de covid-19 e defende que o apoio previsto para recibos verdes deveria ser alargado aos sócios-gerentes, um fundo público de …

Governo admite aumentar apoios às empresas (e injetar mais dez mil milhões na economia)

O Ministério da Economia, ouvido pela TSF, admitiu, este sábado, aumentar o apoio às empresas e à economia, de 3 para 13 milhões de euros. De acordo com a TSF, o Ministério da Economia pediu autorização …