Sondagem: PS aumenta vantagem, Rui Rio não tem hipóteses, Passos sobe

Mário Cruz / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, com o presidente do PS, Carlos César

O PS continua a aumentar a sua distância com o PSD nas sondagens, e tem agora uma vantagem de 14,4 pontos percentuais. Entre os líderes políticos, quem mais subiu foi o presidente cessante do PSD, Pedro Passos Coelho.

Segundo o último Barómetro da Eurosondagem, publicada este sábado pelo semanário Expresso, o PS obteria 41.3% dos votos, mais 1.1 pontos do que na anterior sondagem. O PSD, principal partido da oposição, conseguiria 26.9% dos votos, menos um ponto do que há um mês.

A sondagem foi realizada com inquéritos telefónicos entre 14 e 17 de janeiro, já depois das eleições directas no PSD nas que Rui Rio foi escolhido como novo líder do partido.

Segundo apurou o Barómetro da Eurosondagem, os portugueses acreditam que o PSD será mais combativo com Rio na liderança, mas ganhar as eleições é outra história. Quase 60% não acredita que Rui Rio possa vencer as eleições legislativas do próximo ano contra António Costa.

O antigo primeiro-ministro e presidente cessante do PSD, Pedro Passos Coelho, é curiosamente o líder político que mais subiu nas sondagens este mês, com mais 1.9 pontos do que na sodagem do mês passado. Passos Coelho tem agora uma nota de 7.8.

A Eurosondagem mostra também uma ligeira queda dos parceiros parlamentares do Governo socialista. O Bloco de Esquerda obteria 8.5% dos votos, menos uma décima, mantendo-se como a terceira força mais votada, e a CDU 6.9%, menos uma décima.

Esta ligeira queda relega os comunistas para 5 força do país, ultrapassados pelo CDS, que sobe uma décima nas intenções de voto e consegue 7% dos votos.

ZAP // EFE

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Volta Passos. O melhor primeiro-ministro de sempre em Portugal. O único que os teve no sítio para fazer o que era necessário. O país evoluiu décadas em poucos anos.

    • so faltava nao… ja se diz ….. como é que um partido que levou o pais a bancarrota e quase destruiu as melhores empresas portuguesas por conta da ganancia, corrupçao e erriquecimento proprio e que nao ganhou as eleiçoes…. tem tantos votos? so de conivencia com os da laia deles…..

  2. Passos sobe, porque está calado, o PSD desce porque fala demais ,sem dizer nada,PS SOBE E GANHA porque a conjuntura ajuda e tem Costa à frente ,que sabe dialogar e corrigir os erros que em toda a governação se cometem,,,,sem arrogância e o Povo sente as melhorias paulatinamente..

RESPONDER

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …