Sondagem: PS aumenta vantagem, Rui Rio não tem hipóteses, Passos sobe

Mário Cruz / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, com o presidente do PS, Carlos César

O PS continua a aumentar a sua distância com o PSD nas sondagens, e tem agora uma vantagem de 14,4 pontos percentuais. Entre os líderes políticos, quem mais subiu foi o presidente cessante do PSD, Pedro Passos Coelho.

Segundo o último Barómetro da Eurosondagem, publicada este sábado pelo semanário Expresso, o PS obteria 41.3% dos votos, mais 1.1 pontos do que na anterior sondagem. O PSD, principal partido da oposição, conseguiria 26.9% dos votos, menos um ponto do que há um mês.

A sondagem foi realizada com inquéritos telefónicos entre 14 e 17 de janeiro, já depois das eleições directas no PSD nas que Rui Rio foi escolhido como novo líder do partido.

Segundo apurou o Barómetro da Eurosondagem, os portugueses acreditam que o PSD será mais combativo com Rio na liderança, mas ganhar as eleições é outra história. Quase 60% não acredita que Rui Rio possa vencer as eleições legislativas do próximo ano contra António Costa.

O antigo primeiro-ministro e presidente cessante do PSD, Pedro Passos Coelho, é curiosamente o líder político que mais subiu nas sondagens este mês, com mais 1.9 pontos do que na sodagem do mês passado. Passos Coelho tem agora uma nota de 7.8.

A Eurosondagem mostra também uma ligeira queda dos parceiros parlamentares do Governo socialista. O Bloco de Esquerda obteria 8.5% dos votos, menos uma décima, mantendo-se como a terceira força mais votada, e a CDU 6.9%, menos uma décima.

Esta ligeira queda relega os comunistas para 5 força do país, ultrapassados pelo CDS, que sobe uma décima nas intenções de voto e consegue 7% dos votos.

ZAP // EFE

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Volta Passos. O melhor primeiro-ministro de sempre em Portugal. O único que os teve no sítio para fazer o que era necessário. O país evoluiu décadas em poucos anos.

    • so faltava nao… ja se diz ….. como é que um partido que levou o pais a bancarrota e quase destruiu as melhores empresas portuguesas por conta da ganancia, corrupçao e erriquecimento proprio e que nao ganhou as eleiçoes…. tem tantos votos? so de conivencia com os da laia deles…..

  2. Passos sobe, porque está calado, o PSD desce porque fala demais ,sem dizer nada,PS SOBE E GANHA porque a conjuntura ajuda e tem Costa à frente ,que sabe dialogar e corrigir os erros que em toda a governação se cometem,,,,sem arrogância e o Povo sente as melhorias paulatinamente..

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …