/

Sondagem: PS aumenta vantagem, Rui Rio não tem hipóteses, Passos sobe

8

Mário Cruz / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, com o presidente do PS, Carlos César

O PS continua a aumentar a sua distância com o PSD nas sondagens, e tem agora uma vantagem de 14,4 pontos percentuais. Entre os líderes políticos, quem mais subiu foi o presidente cessante do PSD, Pedro Passos Coelho.

Segundo o último Barómetro da Eurosondagem, publicada este sábado pelo semanário Expresso, o PS obteria 41.3% dos votos, mais 1.1 pontos do que na anterior sondagem. O PSD, principal partido da oposição, conseguiria 26.9% dos votos, menos um ponto do que há um mês.

A sondagem foi realizada com inquéritos telefónicos entre 14 e 17 de janeiro, já depois das eleições directas no PSD nas que Rui Rio foi escolhido como novo líder do partido.

Segundo apurou o Barómetro da Eurosondagem, os portugueses acreditam que o PSD será mais combativo com Rio na liderança, mas ganhar as eleições é outra história. Quase 60% não acredita que Rui Rio possa vencer as eleições legislativas do próximo ano contra António Costa.

O antigo primeiro-ministro e presidente cessante do PSD, Pedro Passos Coelho, é curiosamente o líder político que mais subiu nas sondagens este mês, com mais 1.9 pontos do que na sodagem do mês passado. Passos Coelho tem agora uma nota de 7.8.

A Eurosondagem mostra também uma ligeira queda dos parceiros parlamentares do Governo socialista. O Bloco de Esquerda obteria 8.5% dos votos, menos uma décima, mantendo-se como a terceira força mais votada, e a CDU 6.9%, menos uma décima.

Esta ligeira queda relega os comunistas para 5 força do país, ultrapassados pelo CDS, que sobe uma décima nas intenções de voto e consegue 7% dos votos.

ZAP // EFE

8 Comments

  1. Volta Passos. O melhor primeiro-ministro de sempre em Portugal. O único que os teve no sítio para fazer o que era necessário. O país evoluiu décadas em poucos anos.

    • so faltava nao… ja se diz ….. como é que um partido que levou o pais a bancarrota e quase destruiu as melhores empresas portuguesas por conta da ganancia, corrupçao e erriquecimento proprio e que nao ganhou as eleiçoes…. tem tantos votos? so de conivencia com os da laia deles…..

  2. Passos sobe, porque está calado, o PSD desce porque fala demais ,sem dizer nada,PS SOBE E GANHA porque a conjuntura ajuda e tem Costa à frente ,que sabe dialogar e corrigir os erros que em toda a governação se cometem,,,,sem arrogância e o Povo sente as melhorias paulatinamente..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.