Sondagem coloca Rui Moreira à beira da maioria absoluta no Porto

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O candidato independente à Câmara do Porto está 5,6 pontos percentuais acima do resultado das eleições autárquicas, em 2013, e está à beira da maioria absoluta, segundo uma sondagem feita para o Expresso e para a SIC.

Segundo um estudo da Eurosondagem, feito para o Expresso e para a SIC, Rui Moreira está à beira da maioria absoluta, com 44,8% das intenções de voto.

O atual Presidente da Câmara Municipal do Porto está, de acordo com esta sondagem, 5,6 pontos percentuais acima do resultado das últimas autárquicas, que aconteceram em 2013.

Logo a seguir, escreve o semanário, está o candidato socialista Manuel Pizarro, com 22,2% dos votos, ou seja, 0,5 pontos abaixo dos resultados das eleições anteriores.

O inquérito, que decorreu nos dias 15, 16 e 17 de maio, aponta para que, se as eleições fossem hoje, Moreira conseguia conquistar seis ou sete mandatos, enquanto Pizarro obtia apenas três.

Em terceiro lugar surge Álvaro Almeida, independente apoiado pelo PSD e pelo PPM, com 15,1% e dois mandatos, seis pontos percentuais abaixo do resultado das autárquicas anteriores. A candidata da CDU, Ilda Figueiredo, surge em quarto lugar com 6,9% dos votos e um mandato, menos 0,5 pontos que em 2013, seguida do bloquista João Semedo, que reúne 6% dos votos – uma percentagem 2,4 pontos acima do resultado do Bloco nas últimas autárquicas. Se assim for, o Bloco ficaria entre um ou nenhum mandato.

Recorde-se que Pizarro avançou como candidato do partido à autarquia do Porto depois de Moreira ter acusado o PS de querer “colar-se” a uma eventual vitória sua nas próximas legislativas. Em causa estavam as declarações de Ana Catarina Mendes que, em entrevista ao Observador, afirmou que um vitória de Rui Moreira seria “uma vitória do PS”.

Esta semana, em entrevista à SIC Notícias, o socialista avisou que repetir o acordo pós-eleitoral com o independente não vai ser uma opção, uma vez que os últimos acontecimentos têm “consequências para o futuro”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Abelhas bebé adoram hidratos de carbono. Descoberta pode ajudar a salvar a espécie

Uma equipa de investigadores percebeu que as abelhas bebé adoram hidratos de carbono. Esta descoberta pode ajudar a salvar a espécie. As abelhas selvagens são essenciais para sustentar as paisagens que amamos. Uma comunidade saudável de …

Restrições ao fim de semana podem acabar em maio

Políticos e especialistas voltam a reunir-se na sede do Infarmed, na próxima semana, para decidir como avança a última fase do desconfinamento, que começa a 3 de maio. Os dados da pandemia encorajam o Governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: há Jardim na Boavista, há perfume Gaitán em Braga

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sp-braga-2-1-boavista-o-musical Não foi há muitos anos que Sporting de Braga e Boavista lutaram pelo título, pelo primeiro lugar. Agora o contexto é outro: os primeiros querem ficar no pódio da classificação correta e os segundos não …

De seis para 18 meses. Governo e Altice chegam a "consenso" para renovar SIRESP

A Altice Portugal vai enviar esta sexta-feira a proposta técnico operacional para a prorrogação por 18 meses do serviço da rede de comunicações de emergência SIRESP, disse esta quinta-feira fonte oficial da empresa à Lusa. Na …

Governo admite chamar Catarina Martins para negociar (mas acredita que BE e PSD têm uma aliança tácita)

A antiga geringonça já não volta a ser o que era, depois de o Bloco de Esquerda ter votado contra a proposta do Governo no último Orçamento do Estado. Ainda assim, António Costa vai voltar …

Nova técnica pode ajudar a prever erupções vulcânicas com anos de antecedência

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova técnica de alerta precoce, baseada em dados de satélite, que poderia ser usada para prever erupções vulcânicas com anos de antecedência. Com a ajuda de dados de satélite, cientistas …

Governo quer aumentar salário mínimo em 40 euros em 2022

No próximo ano, o salário mínimo nacional deverá subir cerca de 40 euros - um aumento de 6% face aos atuais 665 euros. Este aumento elevaria o montante para 705 euros por mês. De acordo com …

Três mísseis atingem aeroporto de Bagdad onde estão tropas dos Estados Unidos. Não há feridos

Três mísseis atingiram esta quinta-feira o aeroporto de Bagdad, onde se situa uma base militar onde estão estacionados soldados norte-americanos, tendo provocado um ferido iraquiano, revelaram fontes da segurança citadas pela AFP. Os projéteis atingiram a …

História no Planeta Vermelho. Perseverance conseguiu transformar dióxido de carbono em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …