Sondagem: Chega ultrapassa CDS, PS e PSD caem, CDU e Iniciativa Liberal crescem

João Relvas / Lusa

Esta terça-feira, foram divulgadas novas informações do Barómetro da Intercampus que mostram uma subida de André Ventura e uma ligeira descida do PS e do PSD.

O PS e o PSD surgem a descer nas intenções de voto enquanto que o Chega segue no sentido inverso, ultrapassando o CDS e aproximando-se do PAN. Se as eleições legislativas fossem esta terça-feira, seriam estes os resultados do sufrágio, segundo o Barómetro da Intercampus para o Correio da Manhã e a CMTV.

O PS de António Costa voltaria a ser o vencedor de uma eventual eleição, apesar de os números lhe serem menos favoráveis, uma vez que teriam apenas 34,9% dos votos, valor abaixo dos 36,6% registados no último sufrágio. Já o PSD teria um resultado ainda pior do que o da eleição anterior, ficando-se pelos 24,9% (teve 27,9%).

Os ex-aliados da geringonça sairiam a ganhar. De acordo com a estatística, o Bloco de Esquerda teria 10,8% e a CDU ficava-se pelos 8,1%. O PAN obteria 4,8% dos votos, valor mais alto que o conquistado nas últimas eleições.

Mas as maiores mudanças seriam verificadas no caso do Chega e do Iniciativa Liberal. O partido de André Ventura alcançaria 4,8% dos votos, valor muito acima dos 1,29% registados em outubro, e ultrapassaria o CDS, que não passaria dos 2,9% e ficaria empatado com o estreante Iniciativa Liberal.

No entanto, esta não é a primeira sondagem que retrata a subida do Chega. Uma sondagem da Aximage, para o Jornal Económico concluiu, que o partido duplicou as intenções de voto, um mês depois das eleições.

ZAP //

PARTILHAR

39 COMENTÁRIOS

  1. Pouco a pouco os Portugueses, e a Europa, começam a acordar para a vida e servidão da esquerda – que vocifera muita promessa mas não vejo medidas para:
    – reduzir o aparato do Estado;
    – reduzir a dependência dos subsidios;
    – patriotismo – cuidar dos cidadãos Portugueses.

    E esta, hein? – como diria o célebre Fernando Pessa.

    • Oh pintinho, vai-te fotografar. E, quando a tua carantonha for revelada, poderás enxergar que apenas houve transferência dentro da mesma “famiglia”. Esses, com quem te chegas, são os mesmos que há muito fecharam a porta a Freitas do Amaral.

      • Tal como é costume, à falta de argumentos, a esquerda parte para o insulto e para o desvio do assunto para tentar desviar as atenções dos reais problemas.
        A verdade mantém-se: quanto mais esquerda, mais impostos, mais probreza, mais dívida, menos educação, menos saúde, menos justiça, menos liberdade…
        Basta olhar para a América Latina inteira, China, Rússia, Coreia do Norte, etc.

        • Bem…
          Então tu deves ser de esquerda, tal é o insulto a quem tem o mínimo de cultura geral e inteligência!…
          Desde quando é que as ditaduras são de esquerda ou de direita?
          Mais pobreza, menos liberdade, menos educação, menos saúde, menos justiça (etc), é por ser de esquerda?!
          Boa… então o Salazar devia ser mesmo muito de extrema-esquerda!…
          Como é que a Rússia é de esquerda, quando tem um presidente como o Putin – claramente de extrema-direita e cujo partido (Rússia Unida), ganhou a ultimas eleições russas com 77% dos votos?
          China de esquerda, quando é o maior comprador mundial de Ferrari’s, de Rolls-Royce, etc, etc e é basicamente a maior economia mundial, sendo ao mesmo tempo um dos países onde há das maiores desigualdades sociais do mundo?
          Coreia do Norte de esquerda, com um ditador louco que mantém o povo fechado fechado mundo e à fome, depois de ter sido educado na Suiça?
          Esquerda na “América Latina inteira” quando por lá há países como o Chile onde até a Segurança Social foi privatizada (primeiro caso no mundo!), e com os resultados que agora se vêem?
          Menor educação na Rússia, que tem níveis de literacia superiores a boa parte dos países ocidentais/europeus?
          Mais dívida na China, que é o pais que tem na mão mais dívida de outros países e cuja dívida é inferior, por exemplo à da Europa e muito inferior à dos EUA (já para não falar do Japão)?
          Mais impostos nesses países do que por exemplo, nos países nórdicos?
          Qual?
          Enfim… é por isso que, quando não se sabe (ou não se tem capacidade para mais), não se deve tentar “adivinhar”!…
          Tens que estudar muito mais (e melhor!), ou então, entretém-te a ver a bola – sempre é mais fácil!…

    • ..E esta, nada! Leia o programa politico do CHEGA, que só tem medidas avulso, não tem qualquer coluna vertebral nem no campo económico nem social, só serve para alegrar papalvos, pura demagogia e populismo, abre a pestana que já é dia, vê o programa do ensino publico que o CHEGA apregoa e dá vontade de rir às gargalhadas. Contudo, sim, é triste verificar que os grupos políticos que deveriam, esses sim, ser o suporte duma SOCIAL DEMOCRACIA, pq essa é que representa a maioria do eleitorado português não “mancebo”, ficarem atávicos e sem soluções à vista. Só um imbecil puro e crédulo acredita num popularucho que manda bitaites para onde o vento sopra. Aprenda ciência politica e deixe de dizer m….

      • Sem duvida Carlos Fernandes!
        Objectivamente, este André Ventura é mais um chico esperto que, só pelo seu percurso até á “ribalta”, não engana ninguém. O trajecto, esse é sempre o mesmo e há vários exemplosna politica.
        O que me preocupa é constatar como criaturas destas, com um populismo e uma demagogia extrema, conseguem convencer uma parte crescente da plebe que, parecendo desprovida de massa critica, nem se questiona sobre a forma como a criatura André se propunha resolver os problemas que aponta.

    • O partido Chega com o seu Ventura a vigarizar na recolha de assinaturas já diz tudo do político tuguinha. Vá-se lá entender como ainda tem masoquista que pretende votar nesse vígaro.

    • O partido vigarista Chega devia mudar urgentemente para Chagas, o nome é de facto o adequado a esse víagro Ventura que falsificou a recolha de assinaturas.

      • A comunicação social e os partidos de inicio tem feito uma campanha negra contra o André Ventura porque ele veio para abater o sistema corrupto e maçon implantado na política portuguesa, em desespero subornam 2 ex membros do partido para fazerem acusações mentirosas quando foram esses 2 membros os responsáveis por angariar as assinaturas para o partido, engraçado não é?
        Não sejas palerma.

        • Olha mais um crente alienado!…
          Por isso é que o Ventura queria ser padre – tem jeito para vender milagres (banha da cobra) aos mais “distraidos”!…

        • Se és outro gatuno então vote também no Chega = Gatuno. Não te faças de estúpido ao pretender fazer crer que o gatuno presidente não sabia das assinaturas falsas. Ou achas mesmo que os dois demissionários apresentaram queixa no MP para se entalarem? Não sejas palerma nem queiras apalermar os outros.

        • Acho que nem você acredita nessa verborreia, então vai ser segundo a sua opinião o Chega que vai resolver o problema de todos os portugueses. Mas então como e isso possível, quando estão preparados para acabar com as reformas, com o Serviço Nacional se Saúde, com a Escola Pública, com o Estado Social, etc, etc, etc. Já morreu a nascença, nenhum povo pode e aceitar tal obscenidade, e quanto a corrupção, ainda agora está a começar, e já indicia ser pior que os outros
          Ide bugiar.

      • De Chagas está o povo farto! Não será o Chega um partido por agora para governar mas que virá incomodar os bem instalados do costume que nada resolvem, lá isso virá!

  2. É melhor ajeitar o nozinho da gravata jovem, porque a esquerda continua largamente maioritaria…. não confunda desejos com realidade e já agora, deixe o Fernando Pessa em paz, ele nunca trabalhou na CMTV, que será talvez a sua única fonte de inspiração…
    Quanto ao resto, tome Rennies que isso passa-lhe!!!

    • A esquerdalhada dará cabo de nós se não tomarmos medidas para os escorraçar da sua proximidade com os cofres do Estado. Com esta trupe pelintra nunca passaremos da cepa torta. Queremos progredir, não com miserabilismos patéticos e populistas.

  3. Em relação aos dois primeiros pontos, estou plenamente de acordo consigo, em relação ao terceiro, convido-o a ler o manifesto do Chega, não são partido para isso, o único partido que poderia preencher todos esses quesitos seria o PNR.

    • Não pode fazer isso porque se o fizer, o Sol empalidece com tanto verborreia, não concordo consigo, o homem a cagar, que o faça no recato do lar a ouvir o seu Guia Ventura

  4. Mais trafulhas que o PS, PSD, CDS, PCP, BE acho difícil, destes 5 já sei o que espero, agora o CHEGA nunca este em governos ou geringonças.
    Enquanto os 5 do costume só sabem falar bonito e o politicamente correcto e só sabem dizer mentiras, o André Ventura fala feio e o politicamente incorrecto, mas diz as verdades o que incomoda muita gente, veio mexer com o sistema.
    Se quiseres continuar a levar com mais do mesmo com crise atrás de crise até ao fim da tua vida então continua a votar nos 5 do costume.

    • O Chega chegou para ser o 3º partido português, e não demorará muito. É uma lufada de ar fresco, na miserabilidade de políticos que temos hoje. O Chega é uma esperança, felizmente.

      • Ar fresco?!
        Ele ainda há pouco era candidato pelo PSD e apoiante do Passos Coelho…
        Mais miserável do que um advogado que queria ser padre e é comentador no circo da CMTV – onde faz umas lindas figuras (e até escreveu um livro com a bruxa Maya)?!
        Isso é que é ser crente… as religiões toldam mesmo o bom senso e o discernimento!…

        • André Ventura foi só o melhor aluno do seu curso de Direito, passando com 19 valores. Tirou também um mestrado na Irlanda tendo atingido o nível de EXCELÊNCIA. Tomara Costa Costa e muitos outros políticos que andam por aí, terem o nível intelectual do Dr. André Ventura. É a nossa esperança e vai ser um dos grandes timoneiros deste país adiado e tão roubado.

          • Sim, e?!
            Onde é que isso contraria o que eu escrevi?
            Queres ver que os maiores vigaristas não eram/são inteligentes?!
            O Ventura só é esperança para básicos iliterados que acreditam em milagres e milagreiros – como aqueles crentes alienados que acham que é com tretas pela boca fora que se resolve alguma coisa…
            Não é por acaso que o artista queria ser padre!…

  5. É bem… se é para ter no Parlamento um partido de advogados cristãos mafiosos, mal por mal que sejam novos e que façam barulho – como faz este comentador da CMTV feito político e que já está habituado ao circo – em vez dos betinhos manhosos do CDS!…

  6. Se és outro gatuno então vote também no Chega = Gatuno. Não te faças de estúpido ao pretender fazer crer que o gatuno presidente não sabia das assinaturas falsas. Ou achas mesmo que os dois demissionários apresentaram queixa no MP para se entalarem? Não sejas palerma nem queiras apalermar os outros.

  7. Quer se queira ou não, quer se goste ou não, neste momento o unico partido a fazer alguma oposição e a deixar o primeiro ministro um pouco, so um pouco, irritado é o chega infelizmente…pois temos tantos partidos na oposição e nenhum sabe irritar dizendo as verdades ao Costa. Pior é que temos um país falido …e onde temos um primeiro ministro mentiroso … so o facto de ser mentiroso seria razao mais que suficiente para se ter mais partidos a fazer oposição.

RESPONDER

Sydney. Qualidade do ar perigosa devido a incêndios no leste da Austrália

A qualidade do ar em Sydney atingiu esta terça-feira um nível perigoso devido à densa camada de fumo proveniente dos incêndios florestais, no leste da Austrália, indicou o Departamento de Meteorologia australiano. "Os ventos fracos e …

Governo prevê superavit de 0,2% e crescimento de 2% em 2020

O líder parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” revelou esta terça-feira que o Governo prevê para o próximo ano um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2%. José Luís Ferreira, líder parlamentar do Partido …

Meo e Nos vão subir preços de alguns serviços em 2020

Escreve o Jornal de Negócios esta terça-feira que a Meo e a Nos vão atualizar o tarifário de alguns dos seus serviços a partir de 1 de janeiro de 2020. A fatura dos clientes deverá …

Maria e Francisco foram os nomes mais populares em 2019

Maria foi, mais uma vez, o nome feminino mais popular em 2019. João foi atirado para segundo lugar, sendo destronado por Francisco. Dados do Ministério da Justiça, divulgados pela TVI24, revela que, este ano, foram registadas …

Tensão nas eleições da JSD-Porto levam à intervenção da PSP

Rodrigo Passos foi eleito, no sábado, como novo líder da JSD-Porto, substituindo Rosina Ribeiro Pereira, que deixou algumas palavras duras para comentar o que se passou no ato eleitoral. Segundo o Público, Rosina Ribeiro Pereira, eleita …

Livre não aplica sanção a Joacine, mas condena declarações da deputada

O Livre decidiu não aplicar qualquer sanção disciplinar a Joacine Katar Moreira no seguimento do conflito entre Direção e deputada que surgiu após a polémica abstenção num voto no parlamento sobre uma investida israelita na …

Rio alerta para "claro divórcio entre a sociedade portuguesa e os partidos políticos"

O presidente do PSD, Rui Rio, disse ontem, em Paredes, no distrito do Porto, haver "um divórcio entre a sociedade e os partidos", defendendo que só uma maior "abertura" das estruturas às "pessoas" pode inverter …

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …