Um mês depois das legislativas, Chega é o partido que mais cresce (e duplica intenção de voto)

O partido de André Ventura, o Chega, foi o que mais cresceu desde as eleições legislativas. Num mês, o partido duplicou as intenções de voto.

De acordo com a sondagem da Aximage “Pós-eleitoral Novembro 2019”, realizada para o Jornal Económico, a força política de extrema-direita obteve a maior variação positiva nas intenções de voto, com um aumento de 1,7 pontos percentuais.

Este acréscimo permitiria ao Chega mais do que duplicar o resultado obtido nas urnas. Nas eleições de legislativas, de 6 de outubro, teve 67.826 votos (1,29%), tendo conseguido eleger um deputado para o Parlamento, tal como o Iniciativa Liberal e o Livre.

Além do Chega, também o PS sobe 1,1 pontos percentuais, enquanto o Bloco de Esquerda consegue aumentar as intenções de voto em 0,9. No entanto, enquanto os dois partidos de esquerda vão buscar novos votos aos abstencionistas, o Chega consegue ir buscar eleitores a quase todas as forças políticas. Os únicos portugueses que não trocam o seu sentido de voto em prol do partido de Ventura são os do Livre, Iniciativa Liberal e CDU.

O Partido Socialista mantém-se e reforça a sua posição de partido com maior representação na Assembleia de República, com um ligeiro aumento no número de eleitores.

Por sua vez, o PSD regista a maior quebra (-0,7 pontos percentuais) – para a abstenção e para o Bloco de Esquerda -, seguindo-se o CDS e o Livre, ambos com variação de -0,2 no apoio dos eleitores. CDU e PAN surgem com -0,1 e o Iniciativa Liberal é o único partido que fica com variação zero.

ZAP //

PARTILHAR

34 COMENTÁRIOS

  1. Que grande mentira, no youtube o Chega tem varios videos com mais de 400 mil visualizações e 95% são gostos, no minimo o Chega tem 8% nas intenções de voto, dão uma falsa sondagem com um crescimento lento na tentativa de abrandar o crescimento do Partido para tentar influenciar a opinião dos eleitores, para não falar nos ataques constantes da comunicação social dominada por a maçonaria e pelos partidos do sistema, agora vem com o bicho papão da extrema direita quando o Chega não é extrema direita coisa nenhuma, o Chega e o Iniciativa Liberal são os unicos e verdadeiros partidos de direita no parlamento, o psd é centro e o cds é centro direita, 45 anos sem um governo de direita em Portugal e vê-se o lindo resultado, até paises que entraram recentemente na União Europeia como a Eslovaquia, Estónia, Polonia e Hungria nos ultrapassaram.
    E quando acusarem um partido de fascista informem-se melhor sobre o que é o fascismo, mas para aqueles que tem preguiça de se informar explico: O Fascismo foi uma ideologia política criada e implementada em tempo de guerra por militares, o Hitler foi militar e com apoio militar implementou o seu regime, Mussolini foi o fundador do fascismo era General e implementou o seu regime apoiado pelos seus militares, o Franco era General e com os seus subordinados militares implementou o fascismo durante a guerra civil espanhola.
    O André Ventura não é militar, jamais poderá ser apelidado de fascista, Victor Orban na Hungria não é miitar ne apoiado por militares jamais poderá ser apelidado de fascista, já Salazar pode se dizer que era um regime fascista a “meio gás”, ele nao era militar mas foram os militares que lhe levaram ao poder e defenderam o regime durante muitos anos.

  2. Curioso é o PS subir nas intenções de voto. Só se compreende, porque tudo o que é funcionário público está a defender os seu tachinho que, inclui familiares e amigos.

    • Domingos, comes muita gente que ouves? Então és um canibal.
      A 4ª classe espera por ti. Mas desta vez não fujas da escola.
      Curioso é haver tanto burro a dizer que vai votar no ignorante ventura.

  3. Comparar o Chega com a extrema direita revela uma PROFUNDA ignorância… ou EXTREMA má fé. O que atrai o povo não é qualquer ideologia extremista, mas sim a coerência e justiça que André Ventura reflecte nos seus discursos. Vivemos num país onde um ex primeiro ministro levou-nos à bancarrota pela calada… ocultou, mentiu, roubou… e está livre! Onde banqueiros roubam indecentemente e estão impunes. Onde pedófilos são nomeados para cargos na justiça e na Assembleia da República. Onde o crime de colarinho branco é impune. Onde a Saúde está ao nível de um terceiro mundo. Onde as nossas forças de segurança publica não têm meios, são desrespeitadas, mane-atadas, e submetidas aos caprichos dos criminosos. Onde há regalias, subsídios, braços e pernas abertas para receber todos os parasitas da sociedade e miséria mundial em geral… mas ZERO apoios para os PORTUGUESES que pagam impostos, que se matam a trabalhar para alimentar tantos inúteis. André Ventura dá voz à indignação do povo… e ele acaba de ganhar 10 votos, de mim e toda a minha família, que antes votávamos PS e nos cansámos de ver o PS a trazer o FMI para Portugal… estamos à beira de nova crise… têm consciência disso? E o que fez o Costa? Criou o mais dispendioso governo de sempre! Ou há pessoas “com eles” no sítio, ou este país está a caminho do fim.

  4. Sondagem da treta claramente para influenciar a tendência de voto, eu como muita gente que ouço na rua, nos cafés, no trabalho vai votar no André Ventura nas próximas eleições, a maioria nas últimas eleições nem sabia que existia o Chega e dizem que tem pena de não ter votado nesse partido por desconhecimento, já ninguém os vai parar nem com falsas sondagens, o povo acordou.

    • Deves mesmo andar “confusso” e se gostas tanto do vígaro das assinaturas Ventura leva-o para tua casa vigarista. Aliás leva-os a todos inclusivé o teu marcelito. Deves dar-te bem com essa classe de pulhíticos. Bom proveito vigarista. Leva esse vigarista da recolha de assinaturas para tua casa. Tu dás-te bem com vigaristas.

  5. O Chega vai ser um partido que vai dar cartas. É preciso bater forte nestes corruptos tradicionais do PS e PSD que tanta cagada têm feito, assim como malhar nos ilusionistas do PCP e do BE. O país está numa penúria enorme. O Chega é bem vindo para abanar com esta miséria de governantes que estão a pôr o país de pantanas.

  6. Piranha, qual ideologia, seu ignorante?
    Explica lá qual é a ideologia do Ventura… é que nem ele sabe.
    Já ias para a escola acabar a 4ª classe, não?

    • O Professor Doutor André Claro Amaral Ventura tem uma licenciatura em Direito na Universidade Nova de Lisbos com 19 valores e Doutoramento com nota máxima na Irlanda e você diz que ele é ignorante ? Se fosse a si comprava uns neurónios que o único que tem está doente

  7. Nada me surpreende a subida desse partido, tudo vai mal, por exemplo no que toca a segurança, o que é que o governo ou restante oposição fazem para alterar a lei para deixarmos de ouvir todos os dias, mais um assalto à mão armada perpetrado por um grupo de assaltantes com cadastro ou então que estavam em liberdade condicional, é caso para dizer CHEGA.

  8. Luis Lopes o comuna Chico esperto, emigra para a Venezuela que eu emigro para os Estados Unidos e veremos quem fica melhor.

  9. Luis Lopes podes atacar o Ventura podes atacar quem gosta do Ventura podes dizer as maiores barbaridades que quiseres, quanto mais atacam o Ventura mais ele cresce, o Ventura está imparável e vai continuar até ser primeiro ministro para muita tristeza da extrema esquerda.

  10. O Povo acordou, eu acordei, obrigado André Ventura por me fazeres sair do Matrix.
    Nunca mais votarei esquerda, e jamais votei PSD e CDS e compreendi que iato não tem a ver com esquerdas ou direitas, tem a ver com alguém romper com o sistema.

  11. Esse Luis Lopes deve ser a pessoa mais culta deste país das duas uma ou corrupto e deve andar a comer do mesmo tacho que muitos dos nossos políticos. Ou andou a brincar com o Pedroso e o Rodrigues qd era pequenino. Quanto aos que tem de frequentar a quarta classe tens de voltar ao jardim de infância para seres novamente educado ou servires de brinquedo de novo.
    CHEGA de gente hipócrita neste país. CHEGA

RESPONDER

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …