Um mês depois das legislativas, Chega é o partido que mais cresce (e duplica intenção de voto)

O partido de André Ventura, o Chega, foi o que mais cresceu desde as eleições legislativas. Num mês, o partido duplicou as intenções de voto.

De acordo com a sondagem da Aximage “Pós-eleitoral Novembro 2019”, realizada para o Jornal Económico, a força política de extrema-direita obteve a maior variação positiva nas intenções de voto, com um aumento de 1,7 pontos percentuais.

Este acréscimo permitiria ao Chega mais do que duplicar o resultado obtido nas urnas. Nas eleições de legislativas, de 6 de outubro, teve 67.826 votos (1,29%), tendo conseguido eleger um deputado para o Parlamento, tal como o Iniciativa Liberal e o Livre.

Além do Chega, também o PS sobe 1,1 pontos percentuais, enquanto o Bloco de Esquerda consegue aumentar as intenções de voto em 0,9. No entanto, enquanto os dois partidos de esquerda vão buscar novos votos aos abstencionistas, o Chega consegue ir buscar eleitores a quase todas as forças políticas. Os únicos portugueses que não trocam o seu sentido de voto em prol do partido de Ventura são os do Livre, Iniciativa Liberal e CDU.

O Partido Socialista mantém-se e reforça a sua posição de partido com maior representação na Assembleia de República, com um ligeiro aumento no número de eleitores.

Por sua vez, o PSD regista a maior quebra (-0,7 pontos percentuais) – para a abstenção e para o Bloco de Esquerda -, seguindo-se o CDS e o Livre, ambos com variação de -0,2 no apoio dos eleitores. CDU e PAN surgem com -0,1 e o Iniciativa Liberal é o único partido que fica com variação zero.

ZAP //

PARTILHAR

32 COMENTÁRIOS

  1. Que grande mentira, no youtube o Chega tem varios videos com mais de 400 mil visualizações e 95% são gostos, no minimo o Chega tem 8% nas intenções de voto, dão uma falsa sondagem com um crescimento lento na tentativa de abrandar o crescimento do Partido para tentar influenciar a opinião dos eleitores, para não falar nos ataques constantes da comunicação social dominada por a maçonaria e pelos partidos do sistema, agora vem com o bicho papão da extrema direita quando o Chega não é extrema direita coisa nenhuma, o Chega e o Iniciativa Liberal são os unicos e verdadeiros partidos de direita no parlamento, o psd é centro e o cds é centro direita, 45 anos sem um governo de direita em Portugal e vê-se o lindo resultado, até paises que entraram recentemente na União Europeia como a Eslovaquia, Estónia, Polonia e Hungria nos ultrapassaram.
    E quando acusarem um partido de fascista informem-se melhor sobre o que é o fascismo, mas para aqueles que tem preguiça de se informar explico: O Fascismo foi uma ideologia política criada e implementada em tempo de guerra por militares, o Hitler foi militar e com apoio militar implementou o seu regime, Mussolini foi o fundador do fascismo era General e implementou o seu regime apoiado pelos seus militares, o Franco era General e com os seus subordinados militares implementou o fascismo durante a guerra civil espanhola.
    O André Ventura não é militar, jamais poderá ser apelidado de fascista, Victor Orban na Hungria não é miitar ne apoiado por militares jamais poderá ser apelidado de fascista, já Salazar pode se dizer que era um regime fascista a “meio gás”, ele nao era militar mas foram os militares que lhe levaram ao poder e defenderam o regime durante muitos anos.

  2. Curioso é o PS subir nas intenções de voto. Só se compreende, porque tudo o que é funcionário público está a defender os seu tachinho que, inclui familiares e amigos.

    • Domingos, comes muita gente que ouves? Então és um canibal.
      A 4ª classe espera por ti. Mas desta vez não fujas da escola.
      Curioso é haver tanto burro a dizer que vai votar no ignorante ventura.

  3. Comparar o Chega com a extrema direita revela uma PROFUNDA ignorância… ou EXTREMA má fé. O que atrai o povo não é qualquer ideologia extremista, mas sim a coerência e justiça que André Ventura reflecte nos seus discursos. Vivemos num país onde um ex primeiro ministro levou-nos à bancarrota pela calada… ocultou, mentiu, roubou… e está livre! Onde banqueiros roubam indecentemente e estão impunes. Onde pedófilos são nomeados para cargos na justiça e na Assembleia da República. Onde o crime de colarinho branco é impune. Onde a Saúde está ao nível de um terceiro mundo. Onde as nossas forças de segurança publica não têm meios, são desrespeitadas, mane-atadas, e submetidas aos caprichos dos criminosos. Onde há regalias, subsídios, braços e pernas abertas para receber todos os parasitas da sociedade e miséria mundial em geral… mas ZERO apoios para os PORTUGUESES que pagam impostos, que se matam a trabalhar para alimentar tantos inúteis. André Ventura dá voz à indignação do povo… e ele acaba de ganhar 10 votos, de mim e toda a minha família, que antes votávamos PS e nos cansámos de ver o PS a trazer o FMI para Portugal… estamos à beira de nova crise… têm consciência disso? E o que fez o Costa? Criou o mais dispendioso governo de sempre! Ou há pessoas “com eles” no sítio, ou este país está a caminho do fim.

  4. Sondagem da treta claramente para influenciar a tendência de voto, eu como muita gente que ouço na rua, nos cafés, no trabalho vai votar no André Ventura nas próximas eleições, a maioria nas últimas eleições nem sabia que existia o Chega e dizem que tem pena de não ter votado nesse partido por desconhecimento, já ninguém os vai parar nem com falsas sondagens, o povo acordou.

    • Deves mesmo andar “confusso” e se gostas tanto do vígaro das assinaturas Ventura leva-o para tua casa vigarista. Aliás leva-os a todos inclusivé o teu marcelito. Deves dar-te bem com essa classe de pulhíticos. Bom proveito vigarista. Leva esse vigarista da recolha de assinaturas para tua casa. Tu dás-te bem com vigaristas.

  5. O Chega vai ser um partido que vai dar cartas. É preciso bater forte nestes corruptos tradicionais do PS e PSD que tanta cagada têm feito, assim como malhar nos ilusionistas do PCP e do BE. O país está numa penúria enorme. O Chega é bem vindo para abanar com esta miséria de governantes que estão a pôr o país de pantanas.

  6. Piranha, qual ideologia, seu ignorante?
    Explica lá qual é a ideologia do Ventura… é que nem ele sabe.
    Já ias para a escola acabar a 4ª classe, não?

    • O Professor Doutor André Claro Amaral Ventura tem uma licenciatura em Direito na Universidade Nova de Lisbos com 19 valores e Doutoramento com nota máxima na Irlanda e você diz que ele é ignorante ? Se fosse a si comprava uns neurónios que o único que tem está doente

  7. Nada me surpreende a subida desse partido, tudo vai mal, por exemplo no que toca a segurança, o que é que o governo ou restante oposição fazem para alterar a lei para deixarmos de ouvir todos os dias, mais um assalto à mão armada perpetrado por um grupo de assaltantes com cadastro ou então que estavam em liberdade condicional, é caso para dizer CHEGA.

  8. Luis Lopes o comuna Chico esperto, emigra para a Venezuela que eu emigro para os Estados Unidos e veremos quem fica melhor.

  9. Luis Lopes podes atacar o Ventura podes atacar quem gosta do Ventura podes dizer as maiores barbaridades que quiseres, quanto mais atacam o Ventura mais ele cresce, o Ventura está imparável e vai continuar até ser primeiro ministro para muita tristeza da extrema esquerda.

  10. O Povo acordou, eu acordei, obrigado André Ventura por me fazeres sair do Matrix.
    Nunca mais votarei esquerda, e jamais votei PSD e CDS e compreendi que iato não tem a ver com esquerdas ou direitas, tem a ver com alguém romper com o sistema.

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …