Soldados americanos vão começar a usar “drones de bolso”

Patrick Ferraris / U.S. Army

Os soldados do exército americano vão ser os primeiros a começar a usar “drones de bolso”. A tecnologia é tão pequena que cabe na palma da mão de uma pessoa.

A tecnologia de drones está a evoluir a um ritmo avassalador. Além de se tornarem, mais rápidos, aumentarem a autonomia e terem novos propósitos, há agora uma nova melhoria. O exército americano desenvolveu drones minúsculos que cabem no bolso ou na palma da mão de um soldado.

A tecnologia será usada principalmente para reconhecimento de terreno. Em declarações ao site Stars and Stripes, um porta-voz do exército confirmou que os soldados americanos serão os primeiros a usar os “Black Hornets“, como são conhecidos, no Afeganistão.



Ao que tudo indica, os pioneiros serão o 508º Regimento de Infantaria de Paraquedas e, se tudo correr como planeado, a tecnologia pode alastrar-se às outras camadas do exército.

“Esse tipo de tecnologia será um salva-vidas para nós, porque nos tira do perigo e reforça a nossa capacidade de executar qualquer missão de combate em que estamos”, disse o sargento Ryan Subers. “Estou muito grato por uma tecnologia como esta e por fazer parte da primeira unidade a usá-la”, acrescentou.

Com uma autonomia de voo de 25 minutos, os drones são praticamente silenciosos e altamente leves. Os testes já tinham começado em 2016, mas só agora serão implementados oficialmente em missões.

“Com este sistema, você pode identificar os inimigos, pode procurar por dispositivos explosivos improvisados na sua rota”, disse Kristian Molander, supervisora e operadora da FLIR, a empresa responsável pela criação dos drones. “Se estiver sob fogo em áreas que não pode ver, use este sistema para identificar coisas antes de entrar na linha de fogo“, explicou.

O drone é controlado por um comando sem fios e a informação enviada entre o drone e o soldado é toda encriptada para proteger contra ataques informáticos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …