//

Explicações de Sofia Fava demoraram 3 horas e levaram o tribunal às gargalhadas

17

Nuno Veiga / Lusa

A ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava

Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates, foi ouvida durante mais de três horas no Tribunal Central de Instrução Criminal, no âmbito da Fase de Instrução da Operação Marquês. Um testemunho marcado por declarações que levaram o juiz Ivo Rosa e o procurador Rosário Teixeira a soltar algumas gargalhadas.

A inquirição a Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates, prolongou-se durante mais de três horas no Tribunal Central de Instrução Criminal (TIC) e teve como principal foco a compra do monte das Margaridas em Montemor-o-Novo, no Alentejo, em 2012.

A engenheira adquiriu a propriedade graças a um empréstimo de 760 mil euros concedido pelo BES, tendo Carlos Santos Silva, o empresário amigo de Sócrates que também é arguido na Operação Marquês, como fiador. O Ministério Público (MP) suspeita que o monte pertenceria de facto a Sócrates num esquema de branqueamento de capitais.

Entre os dados apontados na inquirição a Sofia Fava ressalta o facto de ela receber uma avença de cinco mil euros da XLM, empresa de Carlos Santos Silva. O MP acredita que este contrato era fictício e que tinha apenas como objectivo fazer circular o dinheiro que seria alegadamente de Sócrates.

Os pagamentos da XLM não tinham uma regularidade determinada e até 2013, foram feitos em cheque. “Era mais fácil. Para eu não me deslocar“, disse Sofia Fava em tribunal numa declaração que causou estranheza, já que o pagamento por transferência bancária seria muito mais ágil.

A ex-mulher de Sócrates também justificou as grandes transferências de dinheiro que foram feitos a partir de 2013 com o facto de se esquecer de pedir os pagamentos, e de juntar várias parcelas de uma só vez.

Quando foi questionada quanto ao facto de só a partir de 2013 terem começado a surgir estas transferências de grandes somas, Sofia Fava referiu “é porque eu sou lenta e só me lembrei disso nessa altura”, como cita o jornal i. Um momento que soltou gargalhadas na sala.

Sofia Fava também disse em tribunal que foi contratada para trabalhar apenas quatro horas por dia, a partir de casa, que não se deslocava à empresa, nem conhecia lá ninguém, nem tão pouco trocava emails com colegas.

Assume que não tinha dinheiro para monte no Alentejo

“Tinha dinheiro para comprar o monte do Alentejo?”, perguntou, a dado momento, o juiz Ivo Rosa. E Sofia Fava assumiu que não tinha, mas alegou que estava à espera da herança do ex-companheiro, entretanto falecido, no âmbito da partilha dos seus bens. A engenheira garantiu que não falou sobre o processo de compra com Sócrates, nem com Carlos Santos Silva, até à altura em que efectuou o empréstimo no BES.

Após a inquirição, o advogado de Sofia Fava, Paulo Sá e Cunha, considerou que “no essencial” ficou “tudo esclarecido”, notando que há factos ocorridos há sete, oito e nove anos em que “não é possível” à sua constituinte recordar “tim-tim por tim-tim”.

Paulo Sá e Cunha refere ainda que nesta terça-feira serão ouvidas testemunhas arroladas pela defesa, que ajudarão o tribunal a perceber a questão da compra do monte no Alentejo.

Na fase inicial do processo, Sofia Fava disse nada saber sobre os alegados estratagemas de Sócrates e Carlos Santos Silva para ocultar vantagens financeiras obtidas de forma ilegal. Admitiu, porém, que Santos Silva lhe emprestou 150 mil euros para sinalizar a compra do monte no Alentejo e que a contratou para trabalhar numa das suas empresas, pagando-lhe uma remuneração elevada.

Alegou também ter a ideia de que Carlos Santos Silva era uma pessoa abastada, que vivia desafogadamente do ponto de vista financeiro.

Sofia Fava responde por um crime de branqueamento de capitais e por outro de falsificação de documentos em co-autoria com Sócrates e Santos Silva. A sua defesa já pediu ao juiz Ivo Rosa que fosse apreciada a nulidade da acusação, alegando “falta de fundamentação e ininteligibilidade”.

ZAP // Lusa

17 Comments

    • Pois não vai acontecer nada mesmo. Este país tornou-se um país de gatunos e corruptos. E nós, cidadãos, somos constantemente gozados por esta gente, parola e deslumbrada com poderes e capital.

  1. Mas que bandidos/as continuam a viver à grande, à custa dos pobres portugueses, que pagam impostos sobre tudo o que têm e o que não têm, para pagar os roubos destes bandalhos. Até quando!!

  2. O que eu vi neste texto foi uma manipulação deliberada de factos destinados a causar uma ideia de culpa , de ilegalidades. Factos : uma herança, possibilitaria a S.F. a aquisição de uma propriedade . Enquanto não tinha acesso a ela, contraiuu um empréstimo no Bes e pediuu, para a entrada, um empréstimo a C.Santos Silva, milionário amigo de Sócrates e dela ., que ficou também como fiador perante o banco . Disse também que trabalhou durante algum tempo para este empresário que lhe pagava um vencimento de 5.000 euros por mês . Trabalhava a partir de casa o que seria 4 a 5 horas por dia . Estes são os factos relatados e contra eles não há nada de concreto, só as habituais suspeitas do MP que é só o que tem . Mas só com suspeitas e muita vontadinha raivosa não se condena ninguém. Que vá tratar-se e tentar ser uma pessoa decente .

    • Ó Sra Em que país vive ? Receber 5000 € por 4 ou 5 horas de trabalho a partir de casa até pode ser normal para uma pessoa altamente qualificada e especializada, um informático de topo por exemplo. Agora que qualificação especial tem a SRª ? Que trabalho meritório desenvolvia ? Não acha que em vez de chorar só resta rir ?
      Cumprimentos

    • Apresenta-me aos seus amigos, que eu também quero trabalhar 4 horas/dia a partir de casa e receber 5000€/mês por isso, sff.
      Partilhe aqui os seus contactos, há tanta malta à procura de oportunidades destas!

  3. Fantástico!
    É tudo para levar para a risada. Até porque o Sr Dr juiz vai dar um jeitinho ordenando que se arquivo tudo por falta de prova. Como habitualmente… Tudo sob controlo!

  4. …..gargalhadas ou não, o que me causa curiosidade e o desfecho final do processo……….palpita-me mais uma condenacao de “xx anos de prisão………….com pena suspensa “!! …………Depois e que virão as gargalhadas já habituais…..

  5. O sucateiro foi condenado a 15 anos mas agora já só tem 6 para cumprir. O restantes prescreveram. O Tribunal mandou prendê-lo mas não sei será desta. Sem prescrever tudo ele não deve ser preso.

  6. Não percebi no que consistia, específica ou genéricamente, do part-time da pessoa.
    Qual é a função mesmo?
    Q nome costuma ter nos classificados, alguém sabe?

  7. Um país na África profunda.Qual projeto Europeu.vamos unir a Guiné equatorial e à Venezuela de maduro .Este é o estado socialista português.

  8. De facto isto só é enganado e feito de estupido quem quer! Uma senhora contratada para trabalho em casa 4/5h diárias que nem contacta os colegas, nem apresenta trabalho feito, o que poderá ser? Poderá ser massagista com final feliz!?
    Sinceramente!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.