José Sócrates terá recebido meio milhão de euros em três anos

blogplanalto / Flickr

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates

Meio milhão de euros – eis a quantia que José Sócrates terá recebido do amigo de infância Carlos Santos Silva, ex-administrador do Grupo Lena, em apenas três anos.

Este dado é revelado pelo Jornal de Notícias e estará incluído no processo de investigação ao ex-primeiro-ministro, que se encontra detido no Estabelecimento Prisional de Évora.

O Ministério Público sustenta assim a ideia de que o dinheiro pertencia de facto a José Sócrates, e que Santos Silva seria o “testa-de-ferro” do ex-governante. O antigo primeiro-ministro alega que o amigo de infância lhe emprestou a quantia.

Além deste alegado meio milhão depositado directamente na conta bancária de José Sócrates, haverá ainda a contabilizar as verbas referentes à compra de apartamentos da mãe do ex-PM, bem como a aquisição do luxuoso apartamento em Paris que terá custado cerca de 2,8 milhões de euros.

No total, estaremos a falar de uma fortuna global superior a 20 milhões de euros, que estaria depositada em contas na Suíça e, logo, à revelia das Finanças nacionais.

O jornal Sol noticia, entretanto, que Carlos Santos Silva terá tentado ocultar a existência das casas de José Sócrates do Fisco colocando-as num fundo no Deutsche Bank. O diário sustenta que foi com base nesta informação que as autoridades fizeram buscas ao banco alemão nesta semana.

José Sócrates está em prisão preventiva desde o passado 24 de Novembro de 2014, no âmbito de uma investigação em torno dos crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção. Carlos Santos Silva encontra-se também detido preventivamente.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E onde para o gágá do Mário Soares a quem tudo é permitido neste país? E o António Costa, putativo candidato a 1º Ministro deste país que foi destruído por essa dupla Sócrates e António Costa. O povo não é estúpido António Costa e sabe que foi o nº 2 do governo Sócrates…Não façam de nós parvos…

  2. E agora não entrevistam todos aqueles que juravam a sua HONESTIDADE???
    O problema é que esta geração de LADRÕES discipulos de (Soares) se prepara para assumir e novamente (DES)governar PORTUGAL.
    Será desta que os terrenos do “VELHO”na OTA vão ser rentabilizados?
    O TGV vai em frente?
    BASTA de CHULICE!
    Pela verdade e por PORTUGAL
    MG

    • Se o TGV fosse em frente eu e os portuguese iriamos usufruir, – ao contrário os submarinos nem para turismo servem, e mais de 30 milhões desapareceram – o dinheiro que está nos offshore, estão os portugueses a pagar com os vencimentos e as reformas

RESPONDER

Alunos com gaguez não terão de fazer exames orais

Os alunos com gaguez podem ser dispensados da realização das provas orais. Há dois anos, estes exames passaram a integrar a avaliação externa em línguas estrangeiras nos exames do ensino secundária e nas provas de …

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …

O misterioso monstro Tully acabou de ficar ainda mais misterioso

Uma nova investigação desmente um anterior estudo que argumentava que Tully era um vertebrado. A verdadeira natureza desde "monstro" continua um mistério para a comunidade científica. De vez em quando, os cientistas descobrem fósseis que são …

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição. A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do …

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …