José Sócrates terá recebido meio milhão de euros em três anos

blogplanalto / Flickr

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates

Meio milhão de euros – eis a quantia que José Sócrates terá recebido do amigo de infância Carlos Santos Silva, ex-administrador do Grupo Lena, em apenas três anos.

Este dado é revelado pelo Jornal de Notícias e estará incluído no processo de investigação ao ex-primeiro-ministro, que se encontra detido no Estabelecimento Prisional de Évora.

O Ministério Público sustenta assim a ideia de que o dinheiro pertencia de facto a José Sócrates, e que Santos Silva seria o “testa-de-ferro” do ex-governante. O antigo primeiro-ministro alega que o amigo de infância lhe emprestou a quantia.

Além deste alegado meio milhão depositado directamente na conta bancária de José Sócrates, haverá ainda a contabilizar as verbas referentes à compra de apartamentos da mãe do ex-PM, bem como a aquisição do luxuoso apartamento em Paris que terá custado cerca de 2,8 milhões de euros.

No total, estaremos a falar de uma fortuna global superior a 20 milhões de euros, que estaria depositada em contas na Suíça e, logo, à revelia das Finanças nacionais.

O jornal Sol noticia, entretanto, que Carlos Santos Silva terá tentado ocultar a existência das casas de José Sócrates do Fisco colocando-as num fundo no Deutsche Bank. O diário sustenta que foi com base nesta informação que as autoridades fizeram buscas ao banco alemão nesta semana.

José Sócrates está em prisão preventiva desde o passado 24 de Novembro de 2014, no âmbito de uma investigação em torno dos crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção. Carlos Santos Silva encontra-se também detido preventivamente.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E onde para o gágá do Mário Soares a quem tudo é permitido neste país? E o António Costa, putativo candidato a 1º Ministro deste país que foi destruído por essa dupla Sócrates e António Costa. O povo não é estúpido António Costa e sabe que foi o nº 2 do governo Sócrates…Não façam de nós parvos…

  2. E agora não entrevistam todos aqueles que juravam a sua HONESTIDADE???
    O problema é que esta geração de LADRÕES discipulos de (Soares) se prepara para assumir e novamente (DES)governar PORTUGAL.
    Será desta que os terrenos do “VELHO”na OTA vão ser rentabilizados?
    O TGV vai em frente?
    BASTA de CHULICE!
    Pela verdade e por PORTUGAL
    MG

    • Se o TGV fosse em frente eu e os portuguese iriamos usufruir, – ao contrário os submarinos nem para turismo servem, e mais de 30 milhões desapareceram – o dinheiro que está nos offshore, estão os portugueses a pagar com os vencimentos e as reformas

RESPONDER

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump começasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …