Joaquim Barreto reeleito no PS-Braga. Sócrates influenciou reviravolta

André Kosters / Lusa

O antigo primeiro-ministro e ex-líder socialista, José Sócrates

José Sócrates terá convencido o autarca de Barcelos, Miguel Costa Gomes, a desistir do suporte a Ricardo Costa e apoiar a reeleição de Joaquim Barreto no PS-Braga.

As eleições para presidente das 19 federações socialistas decorreram sexta-feira e sábado. Em Braga, Joaquim Barreto foi reeleito com 2.200 votos, contra 1.669 votos obtidos por Ricardo Costa.

“Quero aqui agradecer ao engenheiro José Sócrates, pessoa que nunca abandonei e com quem mantive sempre contacto, pelo apoio que, em Barcelos, nos deu nesta campanha”, disse o deputado socialista no seu discurso de vitória.



Ricardo Costa era o principal rival de Joaquim Barreto à liderança da federação socialista minhota e acreditava conseguir vencer. Barcelos era o concelho onde reunia o maior apoio, já que o autarca Miguel Costa Gomes era o principal estratega da sua candidatura. Contudo, o Público escreve que, a três semanas das eleições, Costa Gomes virou o jogo e apoiou a reeleição de Joaquim Barreto.

Esta mudança repentina é explicada pela influência do antigo primeiro-ministro José Sócrates, que almoçou com ambos para apelar a Costa Gomes que apoiasse a reeleição de Barreto. Aliás, José Sócrates terá mesmo ido à casa do presidente da Câmara de Barcelos para aconselhá-lo a não fazer inimigos numa altura em que estava fragilizado, escreveu o Jornal de Barcelos.

Em causa está a detenção do autarca no âmbito da Operação Teia, que o deixou em prisão domiciliária.

Assim, o Público avança que Barreto, juntamente com Sócrates, conseguiu desmobilizar mais de 500 militantes de várias freguesias barcelenses num universo de 2.500 militantes com capacidade de voto.

“Estava à espera de ganhar, se em Barcelos não tivesse acontecido o que aconteceu”, disse Ricardo Costa ao matutino após a derrota.

Martinho Gonçalves, chefe de gabinete do ex-secretário da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, manifestou o seu descontentamento através das redes sociais.

“No passado fim-de-semana, dois altos responsáveis do distrito de Braga mancharam de uma forma miserável a honra do PS e dos seus militantes! Estou em estado de choque e nunca pensei que, desta vez, fosse passar por uma tamanha vergonha! Joaquim Barreto e Miguel Costa Gomes: na vida e, também, na política, não vale tudo. E vocês os dois são indignos de pertencer ao Partido Socialista. Shame on you“, escreveu Gonçalves na sua conta de Facebook.

ZAP //

PARTILHAR

38 COMENTÁRIOS

  1. Este partido continua a ser aquela coisa viscosa, reptilínea, tentacular… Cunhas, tachos, favores e sua retribuição. Só não vomito para não estragar o teclado.

    • Um partido onde a padrinhada sempre imperou. E muito do povo português ainda vota nesta seita perigosa.

  2. Que nojo de País! Houve tempos em que era um orgulho ser português, agora é sinónimo de conluios, corrupção, tachos e falta de justiça!

  3. Que “equipa”…
    O ex-PM que foi foi detido no aeroporto e entretanto acusado e o presidente da Camara de Barcelos que ainda há pouco foi detido em sua casa às 7h da manhã e também é arguido… o tal que andou 20 anos na máfia da ACIB e agora se lembrou de “ser do” político profissional do PS!…
    Tudo anjinhos!…

    • Não fales mal, esta gente é tudo gente humilde, trabalhadora e honesta.
      As más línguas como tu é que gostam de falar sem sustentação em quaisquer indícios.
      Deixem trabalhar quem é honesto e quem, com enorme sacrifício pessoal, zela pelo pelo bem da nação. Estejam caladinhos e não perturbem!

    • Nunca concordo com este cromo mas… há sempre uma primeira vez. O problema é que essa equipa que referes é muito mais vasta nesse partido de ladrões. O que se vê é uma pequena ponta de um enorme iceberg. E assim vai a nossa democracia… entregue a gente de bem.
      O que é feito do Seguro e por que razão correram com ele e com o Cravinho?

  4. Fui verificar e, a notícia está incompleta!!
    Mesmo tendo o apoio dos vigaristas, perdão do Sócrates e do Miguel Costa Gomes, em Barcelos, o Barreto teve apenas 346 votos – contra os 554 do Ricardo Costa.
    Acho que esse “pormenor” deveria ter sido referido na notícia!…

    • Outro velho ditado, muito utilizado ali para o lados do Funchal, diz que uma mão lava a outra e que as duas lavam a cara…
      Cá me parece que este resultado, obtido pelo outro detido no domicílio, um sucesso completo da engenharia de influência. Logo, o associado vitorioso só podia elogiar o engenhoso artista que o conduziu com sucesso à vitória.
      É caso para dizer: tudo bons rapazes!

      • O povo também diz que:
        quem anda sobranceiro
        de olhar pedante
        ou é paneleiro
        ou viajante

        o político português
        de luvas calçadas
        obras de arte ostenta
        todas roubadas

        e por aí fora

  5. SOCAS no seu melhor! Para as negociatas e negócios escuros é do melhor! O que admiro o comum dos tugas é como é que é possível ele andar por aí, quando já devia estar “à sombra” à muito tempo! Os malfeitores dos altos cargos politicos julgam-se intocáveis…eu ainda acredito na justiça e que ele pague “pelos cabritos que vendeu, quando nunca teve cabras!

    • escreve-se: à sombra, há muito tempo.
      Isso é o que provavelmente não acontecerá, porque os juizes têm medo dos colarinhos brancos em geral e dos políticos em especial. E como estes lhes estenderam o tapete vermelho para um salários chorudo e uma reforma dourada, estás à espera de quê?!
      Até a Exma Sra ministra vai poder beneficiar do resultado de tamanho sucesso na negociação e implementação de um aumento salarial tão bem sucedido; ou achas que não?!

      • Eles, políticos e juízes, só fazem o que fazem porque o povo é manso. Noutros países, isto não seria possível.
        Resultado final: o CHEGA vai engordando.

    • Este 44 provou como é especialista imbatível de vigarice. A propósito, quando é que um ladrão desta envergadura, vai para a gaiola?

  6. O povo é mesmo coitado. Todos os políticos, empresários, homens de negócio são, para eles, genericamente, ladrões, vigaristas, aldrabões e por aí fora… Só que as pessoas se esquecem que vivem hoje, genericamente, em melhores condições, porque o político Mário Soares integrou o país na UE; os empresários Amorim’s e outros criaram as empresas que geraram empregos para muita gente. Não fossem todos eles ainda seríamos hoje o Portugal miserável dos provincianos pobres, feios e porcos do antigamente.

    • É… não há duvidas que o “povo” é a raiz de todos os males!…
      Ainda não percebi bem que é esse “povo” mas, parece-me óbvio que tem que se acabar com ele!!

  7. Mas afinal, um ex-primeiro ministro que quase conseguiu levar o país à falência, que corrompeu altas figuras e se deixou corromper e está a contas com a justiça por suspeita de crimes qualificados, num país de direito e com uma democracia efectiva, pode ou não pode continuar a intervir na vida pública portuguesa, antes de se provar, ou não, a sua culpa nos processos em que está envolvido?
    Esta postura do ex-primeiro ministro, parece mostrar a grande fragilidade e excessiva tolerância do nosso sistema político, já que, enquanto suspeito, deveria obrigar-se ao recato e à simplicidade, deixando o exercício da influência nas mãos de quem está limpo, perante a sociedade.
    E por isso, os cidadãos falam e especulam!
    Se o governo fosse forte, empenhado e nacionalista, quase seguramente isto não seria possível. O respeito devido aos governos no poder, há muito se perdeu, por parte de muitas personalidades aparentemente intocáveis, que mais não fazem que extorquir do erário publico, os milhões que os atiram para a ribalta da política e da influência económica encapuçada.

  8. Portugueses, estejam atentos com às movimentações deste gajo sem carácter! Ele como tem ânsias de voltar à política espreita as possibilidades quando se sabe que apenas 1/2 dúzia de pessoas lhe dão crédito. Se um dia me cruzar com ele, pergunte-lhe cara a cara na rua, se não tem um pingo de vergonha pelo que fez a Portugal e aos portugueses e não terei pejo em chamar-lhe corrupto e outros adjectivos que bem lhe assentam!

RESPONDER

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …