/

Sócrates pediu pensão vitalícia (o “privilégio injustificado” a que pôs fim no seu Governo)

16

José Sena Goulão / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Sócrates revelou, durante a conferência de imprensa desta quinta-feira, que se viu “forçado” a pedir a subvenção vitalícia. São 3.800 euros do que já chamou de “privilégios injustificados” que agora reivindica pelos seus anos de atividade parlamentar.

“Eu, quando fui detido, fui obrigado a vender a minha casa, desde logo para pagar ao meu amigo, como já expliquei, e que pretendia ter feito antes. Decidi vender a minha casa, pagar ao meu amigo e fiquei ainda com algum dinheiro e, para além, disso vi-me forçado, pelas circunstâncias a que o Estado me colocou, a pedir a subvenção vitalícia, coisa que nunca tinha pedido porque não tinha precisado dela, mas vi-me forçado por estas circunstâncias a fazê-lo”, disse o ex-primeiro-ministro.

Relembre-se, no entanto, que foi o Governo de Sócrates que, em 2005, pôs fim a esse direito para acabar com “os privilégios injustificados do atual regime de subvenções vitalícias dos titulares de cargos políticos”.

A subvenção vitalícia foi criada em 1985 e inicialmente era garantida a quem desempenhasse cargos políticos durante oito anos seguidos ou intercalados. Em 1995 esse prazo foi alargado para 12 anos.

Em 2005, ficou decidido que apenas os titulares de cargos políticos que já tivessem, por aquela altura, somado 12 anos de funções, poderiam vir a usufruir da dita subvenção mensal vitalícia assim que completassem 55 anos de idade. Todos os restantes já não seriam abrangidos.

De acordo com o Correio da Manhã, estará em causa uma pensão na ordem dos 3.800 euros brutos, que José Sócrates poderia usufruir a partir dos 55 anos (tem agora 58) pelos anos em que desempenhou funções como deputado na Assembleia da República.

ZAP

16 Comments

  1. È pá o RElvas há anos que tem 55 (5 de setembro de 1961).
    Agora pergunto, por aturar políticos ditadores mas pouco corruptos ou que tinham medo de o ser/ mostrar. Depois por aturar políticos democrato-ditadores e sempre altamente corruptos, mentirosos, arrogantes há mais de 60 anos não terei direito a uma reforma choruda dessas? Que pena não ter trabalhado na RDP…

  2. A justiça tem de funcionar e este senhor tem de voltar para a prisão, de preferência para o resto da vida, para ter direito a comida e roupa lavada.
    Mas mesmo isso é pouco, tendo em consideração os muitos milhares de milhões de euros que fez o país perder em negócios ruinosos só para meter uma parte ao bolso seu e dos amigos. Por causa dos desvarios e da corrupção deste senhor é que Portugal está completamente endividado e em crise.

  3. Não sei se rio ou se choro quando vejo comentários destes.
    Deus me livre de um dia ter uma suspeita qualquer sobre mim e ter alguém com poder a fazer lavagem ao cérebro a este povinho. Posso ter toda a razão do Mundo mas…estou lixado.

    • se tiver um amigo que lhe empreste gratuitamente mais de 200 Milhões de euros para poder gozar a vida à grande e à Francesa, literalmente, bem se pode rir do povo. Não são suspeitas porque todos já admitiram que o dinheiro existe e foi emprestado pelo amigo.

      • Acho que está enganado.
        Primeiro porque o valor falado não são 200 milhões mas sim 20 milhões, em segundo porque todos os elementos que estão no processo ainda não são conhecidos, sendo que nem a propria defesa ainda sabe em pormenor quais as acusações, as provas e os valores em concreto, em terceiro porque o que reproduziu é mais um exercício especulativo, que aliás está em linha com todo o show mediático que até aqui alguns orgãos de comunicação social nos foram metendo pelos olhos dentro. Já ouvi e li tanta coisa e também o seu contrário.
        O que até aqui se sabe, em concreto, é que Sócrates tem um amigo, que lhe empresta regularmente dinheiro, em somas que levantam algumas duvidas e pouco mais…Eu sou mais favorável de esperar pra ver o que o Miinistério Publico tem a dizer e a apresentar, depois, vamos ver a defesa e, aí sim, poderemos ficar esclarecidos e tomar uma posição.. Até lá, não me parece justo condenar ninguém ( seja Sócrates ou outra pessoa qualquer menos mediática ).

        • “Até lá, não me parece justo condenar ninguém ( seja Sócrates ou outra pessoa qualquer menos mediática ).” Mas para a grande maioria sim, a julgar pelos comentários cegos de ódio. Acho que só quando estiverem numa situação semelhante, vão perceber (o quanto a Justiça REAL é importante).
          Nota: Obrigado por mostrar que não sou o único.

  4. Eu só queria entender, porque sempre que há uma “notícia” sobre o Sócrates, a quem até ao momento não foi provada qualquer acusação, a fonte de “informação” é SEMPRE o pasquim cm. E, então, temos logo a seguir, qual rafeiro bem amestrado , o (a) zap a transcrever e a acrescentar algo sobre a “grande” notícia. Pobre informação e pobres daqueles que se deixam levar por tais.

    • É isso Celavi. Para além de fazer uma pipa de massa a vender “jornais” (á pala do Sócrates) o cm também se vinga do homem (com quem vários processos pendentes por difamação). Isto é que se chama de “Liberdade de Imprensa”…

  5. Pensão vitalícia porque razão? Os comuns dos mortais portugueses têm reforma tão somente aos 66 anos, ora estes srs que vão p/ apolítica por opção, ninguém os obriga, têm direito a pensão vitalícia? Isto é mesmo feito tão somente p/ os politicos NUNCA foi p/ bem do povo. NUNCA. É tudo uma fantochada, andou e continua a andar a vigarizar e roubar aos portugueses e ainda vem fazer-se de coitadinho CALIMERO. Este sr não tem um pingo de decência, não é NADA.

  6. a pouca vergonha dos ex e actuais sanguesugas que estao e estiveram no governo não tem ponta de vergonha eis a razão porque esses bandidos esmifram e sugam o dinheiro dos impostos so porque estão meia dúzia de anos a chupar o povo quando saiem ficam com a mamadeira HO presidente da republica ate quando vai deixar que isto exista???????

  7. Fui só um esquecimento nada de especial!
    Como sempre as regras que os politicos aprovam são só para os outros quando prejudicam os politicos, mas se os beneficiarem já se podem aplicar também aos politicos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.