Sócrates não queria Costa a liderar o PS. “Não tem tomates”

Miguel A. Lopes / Lusa

António Costa, José Sócrates

Novas escutas na Operação Marquês revelam as relações tensas entre o antigo primeiro-ministro e o atual. José Sócrates preferia o amigo Marinho Pinto para líder do PS.

Segundo o jornal Sol, José Sócrates considerava que António Costa não tinha “tomates” para ser primeiro-ministro, sugerindo o nome de Marinho Pinto para líder do Partido Socialista.

As afirmações foram feitas em 2014, após os avanços e recuos do então presidente da Câmara de Lisboa para tomar a liderança do PS. António Costa ameaçou por duas vezes avançar contra António José Seguro, mas recuou no último momento, escreve o Sol.

A 24 de julho, Sócrates fala do assunto com José Almeida Ribeiro, que estivera no SIS e fora depois seu secretário de Estado adjunto, mas virara conselheiro político de Seguro.

No entanto, manteve contacto com o antigo primeiro-ministro, colocando-o a par das andanças de Seguro. Na conversa, Sócrates terá adiantado: “Marinho Pinto devia ser o líder do PS. É que, se, por absurdo, Seguro ganhar, vai governar com quem?“.

“O m*rdas do Costa está cheio de ciúmes”

Ao contrário do que muitos acreditavam na altura em que Sócrates regressou de Paris, o seu objetivo não seria a Presidência da República mas, sim, voltar à liderança do Partido Socialista e ao cargo de primeiro-ministro.

Os da direita estão cheios de medo e o m*rdas do Costa está cheio de ciúmes“, dizia Sócrates, numa conversa telefónica entre Sócrates e o deputado Renato Sampaio.

Para Sócrates, segundo uma outra escuta, “Marinho Pinto é que devia ser o líder do PS”, que sempre fora muito seu “amigo, muito contra a corrente”, dizia o ex-primeiro-ministro.

Entre as várias escutas divulgadas pelo jornal, é, também, revelado que, numa altura em que Sócrates se preparava para lançar mais um livro – sobre carisma na política -, jantava quase todas as sexta-feiras num restaurante do Lumiar e era das contas tituladas pelo empresário Carlos Santos Silva que saíam os pagamentos.

Entre os convivas estavam sempre pessoas como Pedro Silva Pereira, Vieira da Silva, o atual ministro da Segurança Social, João Constâncio (filho de Vítor Constâncio), e João Galamba, que estaria a partilhar com Sócrates informações sobre os planos de Costa.

ZAP //

PARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

  1. A conspiração não tem limites. Nesta mesma página há titulos como” Sócrates e Santos Silva financiaram a campanha de António Costa” ou outro que diz ” Sócrates sempre quis António Costa”. As contradiçãoe são tantas que nem os que “alimentam” este folhetim ainda não perceberam como caiem no ridiculo, sempre que falam de Sócrates. Só falta mesmo os autores das “noticias” dizerem a que horas vai Sócrates defecar. Que jornalismo tâo rasca!!!!!!!!!

    • Caro leitor,
      Perante a contradição dos factos, é frequente concluir que quem se contradiz são “os jornalistas rascas” e matar o mensageiro. Não nos atrevemos a dizer que são conclusões “rascas”, são apenas mais fáceis.
      Aliás, os jornalistas são “rascas” quando dão apenas “um lado dos factos”, e são “rascas” quando de forma transparente dão todas as versões e perspectivas.
      Pode por favor ler as notícias a que se refere, e especificar qual dela ou delas contém informação incorrecta?

      • Não tente, António Verdades. Se encontrar alguma (e encontra de certeza) o ZAP não publica. Considera insulto ao “trabalho jornalistico” e censura. A liberdade serve só quando dá jeito…
        Mas tem toda a razão quando se refere á conspiração (que curiosamente assenta mais na esquerda que na direita… porque será?). Estas notícias disparatadas saem a rodos e; só quem tem ódio cego ao Sócrates, acredita (cegamente) no que estes pasquins publicam. E pior! Os jornais, considerados credíveis, estão a entrar na “onda”. É o que vende mais. Mas já agora também dá jeito vingar-se do “Socas”…
        Pessoalmente não acredito em nada que aqui está escrito (especialmente nesta “notícia”). Mas se acreditasse estaria em presença de um grande crime. Acesso ilegal a escutas e poeterior publicação. Mas… A “imprensa” escuda-se na liberdade (eu devo dizer abuso) da “imprensa”. É muito importante que ela exista. É sinal da liberdade e livre acesso á informação. Mas não deve ser um escudo para mentir ou quebrar a lei (segredo de justiça, invasão á privacidade, etc). Enfim… Tudo em nome da vingança (mesquinha) e mais lucro. É por isso que, quando venho aqui, vejo logo quem publica, ou seja, quem o ZAP citou na notícia. Quando vejo o nome de pasquins, já nem leio o resto (já sei que alguns murc… vão logo dizer que devia ter lido para poder opinar). Não vale a pena. É como diz o Zacarias (mais abaixo) relativamente aos “jornais”: “tudo papel que nem para limpar o cag****o serve.”

  2. Uma corja que faz favor. Só lá deveria faltar o mário soares, o proença de carvalho, o salgado e tantos outros como naquela reunião na comporta… A TV nunca mais mostrou isso…!

    • …o Passos, o Portas, o Cavaco, o Durão Barroso… Curioso como tua memória é monocromática. Nem é preto e branco. É só preto (porque não vês nada á tua frente). Mas o que queria dizer era mesmo outra cor… Mais para o alaranjado.

  3. É neste esgoto que temos vivido há décadas. Estas ratazanas roubam tudo o que podem e não param de aumentar impostos. A justiça é cúmplice e estão todos em liberdade.

  4. Pelo menos António Costa nao vai parar à prisão…E não é dos piores governantes que tivemos.Isto vindo de alguem de direita como eu.Mas como dizia alguém, eu não ponho as mãos no fogo por ninguém…

  5. Como dizia o outro: “Que informação dramática”!!
    Num dia “noticiam” algo e passado algum tempo “noticiam” o oposto!…
    E agora?
    Como é que eu vou viver com esta dúvida?
    Espero que daqui a pouco saia uma terceira versão para contradizer isto, senão…

  6. Eu,
    Numas coisas vejo humor, em outra calúnia, outras liberdade de imprensa, em outras crimes, muitas delas partidarismo e ódio. Leio tudo com os dois olhos e descarrego com terceiro.
    eu…

  7. Eu só digo uma coisa, nestas eleições não voto em partidos, eu voto em alguém que não anda de bandeira de partido da assembleia da republica,sabem porquê?porque estou farta,parecem políticos do terceiro mundo,e os jornalistas, coitados,…enfim,…

    • Embora essa de não votar em “partidos” não seja possível (toooodos têm um partido, mesmo que hnão seja “oficial”)) acho (muito) bem que vá votar. Isso demonstra inteligência. Também demonstra responsabilidade e amor pelo seu país. Infelizmente há muita gente que não posso dizer o mesmo). Vote (por favor)! Não faça como aqueles que se queixam de tudo e; quando têm hipóteses de expressar a sua opinião, (e mostrar o cartão amarelo ou vermelho) ficam em casa ou vão passear. Poderá não ser um voto útil, mas vote! Seja portuguesa. Eu sou… (e não sou só quando a selecção ganha alguma coisa) SEMPRE!

      • Muito bem escrito!!
        Os que mais se queixam são os que menos votam!
        Logo, se não votam, deveriam ser o últimos falar, pois esse facto demonstra que se estão marimbar e que não importam que sejam os outros a escolher por eles!…

RESPONDER

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …