Sócrates estará a ser investigado por mais um crime

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

Além da corrupção passiva, da fraude fiscal e do branqueamento de capitais, José Sócrates estará também a ser investigado por tráfico de influências, no âmbito da Operação Marquês.

Um dado avançado pelo Diário de Notícias que sustenta que este novo crime é mencionado nos mandados de busca, emitidos em Janeiro passado, a empresas ligadas a Carlos Santos Silva, o empresário amigo do ex-primeiro-ministro, e à Octopharma de Paulo Lalanda de Castro, ambos arguidos no processo.

O jornal refere que em causa estará, em particular, um contrato de 2004 assinado entre a XMI, que tem ligações a Santos Silva, e a ILS UK de Lalanda de Castro.

Nesse mesmo ano, terá ocorrido a “resolução do contrato entre Sócrates e a Dynamicspharma, que permitia ao ex-primeiro ministro receber mais 12.500 euros mês, além da verba de igual valor que recebia da Octopharma”, de acordo com o referido diário.

O Ministério Público “suspeita” de que estes contratos “seriam meros justificativos formais para a realização de pagamentos para a esfera do arguido José Sócrates em contrapartida por actos prestados a favor do Grupo Lena“, escreve o DN.

A investigação acredita que o ex-governante terá exercido a sua influência, nomeadamente, na Argélia.

Da parte da defesa de Sócrates, o advogado Pedro Delille refere ao DN que o crime de tráfico de influências “surgiu no início e depois saltou” do processo, tendo alegadamente, sido recuperado no início deste ano.

“Neste processo só há corrupção para o exterior”, nota também o advogado.

Entretanto, o jornal apurou que Hélder Bataglia vai ser constituído arguido no âmbito das suspeitas em torno do empreendimento turístico do Vale do Lobo, no Algarve.

O empresário tem nacionalidade angolana e, por isso, o MP já enviou a necessária Carta Rogatória para Angola para dar azo à constituição do 13.º arguido do processo.

Chegou a noticiar-se que Bataglia estaria disposto a comprometer Sócrates, desde que tivesse a garantia de que não seria preso. E é certo que terá havido uma negociação com entre os seus advogados e o MP, mas não se sabe em que moldes terão chegado a um entendimento.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Já para dentro com ele antes que fuja.
    Ainda hoje foi noticiado que Portugal foi condenado a pagar mil e oitocentos milhões de Euros a um banco por causa de SWAPS do tempo em que este pulha era primeiro ministro. Continua a roubar-nos todos os dias.

  2. Engraçado que quando há indícios de corrupção do anterior governo PSD/CDS lá vem o Sócrates à baila … submarinos, tanques, helicópteros, herdades e swaps que vão custar ao erário publico muitos mil milhões de euros é que não merece investigação alguma .. alias quando foi os vistos gold, o povo esqueceu-se logo porque se focou no socrates … já enjoa… gostava de ver as provas …

  3. Espantoso, não há dias que não saiam notícias sobre este homem.
    Cada vez me convenço mais que lhe quiseram fazer a folha. Tenho a sensação que vão tentando até acertar em algo. Tantos inquéritos, tantas histórias e nada se prova. Talvez fosse mais util e mais económico para o erário publico irem atras daqueles que estão enterrados até ao pescoço e que se puseram a andar daqui para fora. Ningeum fala do BPN e do rombo que srs como Dias Loureiro e outros deram e puseram-se ao fresco, ou dos submarinos onde houve condenados na alemanha e cá não se passa nada ( absolutamente aberrante ), enfim, continuem que isto está bom!

  4. Não é bem uma questão de acreditar ou não, é mais uma questão de presunção de inocência a que todos temos direito. Para condenar é preciso julgar, analisar a matéria de prova e, caso se confirmem ilicitos, condenar, caso contrário voltaríamos ao oeste americano, com julgamentos sumário e enforcamentos em praça pública.
    Até agora, o que tenho visto e lido são especulações com fartura, alimentadas por alguns media, que foram queimando o homem em lume brando, sem que provas concretas permitissem concluir o que quer que fosse. É grave!
    Importa lembrar que, nos casos que referi, as pessoas em questão não se submeteram a justiça, uns foram para Africa, outros para o Brasil e outros, discretamente, saíram de cena, e isto é que me parece muito duvidoso, pois enquanto este estava fora e veio para cá, os outros fizeram exactamente o contrário.

RESPONDER

Salgado. "A montanha vai parir um rato" (mas ainda vamos saber o que aconteceu)

A defesa de Ricardo Salgado disse, esta sexta-feira, que ficou claro, na instrução da Operação Marquês, que o mais provável é a absolvição do ex-presidente do BES dos crimes de corrupção e que “a montanha …

Covid alastra na América. EUA bate recorde diário com mais de 60 mil infetados

Os Estados Unidos registaram 754 mortos e 60.383 infetados (um novo recorde) por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. Depois de a Europa ter sucedido à China como …

Os maiores tubarões do mundo têm pequenos "dentes" nos olhos (e já se sabe porquê)

Uma investigação sobre os olhos dos tubarões-baleia, os maiores tubarões do mundo, revelaram que os seus olhos estão cobertos por pequenos dentes chamados "dentículos dérmicos". O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é o maior peixe do oceano, com …

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …