Sócrates estará a ser investigado por mais um crime

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

Além da corrupção passiva, da fraude fiscal e do branqueamento de capitais, José Sócrates estará também a ser investigado por tráfico de influências, no âmbito da Operação Marquês.

Um dado avançado pelo Diário de Notícias que sustenta que este novo crime é mencionado nos mandados de busca, emitidos em Janeiro passado, a empresas ligadas a Carlos Santos Silva, o empresário amigo do ex-primeiro-ministro, e à Octopharma de Paulo Lalanda de Castro, ambos arguidos no processo.

O jornal refere que em causa estará, em particular, um contrato de 2004 assinado entre a XMI, que tem ligações a Santos Silva, e a ILS UK de Lalanda de Castro.

Nesse mesmo ano, terá ocorrido a “resolução do contrato entre Sócrates e a Dynamicspharma, que permitia ao ex-primeiro ministro receber mais 12.500 euros mês, além da verba de igual valor que recebia da Octopharma”, de acordo com o referido diário.

O Ministério Público “suspeita” de que estes contratos “seriam meros justificativos formais para a realização de pagamentos para a esfera do arguido José Sócrates em contrapartida por actos prestados a favor do Grupo Lena“, escreve o DN.

A investigação acredita que o ex-governante terá exercido a sua influência, nomeadamente, na Argélia.

Da parte da defesa de Sócrates, o advogado Pedro Delille refere ao DN que o crime de tráfico de influências “surgiu no início e depois saltou” do processo, tendo alegadamente, sido recuperado no início deste ano.

“Neste processo só há corrupção para o exterior”, nota também o advogado.

Entretanto, o jornal apurou que Hélder Bataglia vai ser constituído arguido no âmbito das suspeitas em torno do empreendimento turístico do Vale do Lobo, no Algarve.

O empresário tem nacionalidade angolana e, por isso, o MP já enviou a necessária Carta Rogatória para Angola para dar azo à constituição do 13.º arguido do processo.

Chegou a noticiar-se que Bataglia estaria disposto a comprometer Sócrates, desde que tivesse a garantia de que não seria preso. E é certo que terá havido uma negociação com entre os seus advogados e o MP, mas não se sabe em que moldes terão chegado a um entendimento.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Já para dentro com ele antes que fuja.
    Ainda hoje foi noticiado que Portugal foi condenado a pagar mil e oitocentos milhões de Euros a um banco por causa de SWAPS do tempo em que este pulha era primeiro ministro. Continua a roubar-nos todos os dias.

  2. Engraçado que quando há indícios de corrupção do anterior governo PSD/CDS lá vem o Sócrates à baila … submarinos, tanques, helicópteros, herdades e swaps que vão custar ao erário publico muitos mil milhões de euros é que não merece investigação alguma .. alias quando foi os vistos gold, o povo esqueceu-se logo porque se focou no socrates … já enjoa… gostava de ver as provas …

  3. Espantoso, não há dias que não saiam notícias sobre este homem.
    Cada vez me convenço mais que lhe quiseram fazer a folha. Tenho a sensação que vão tentando até acertar em algo. Tantos inquéritos, tantas histórias e nada se prova. Talvez fosse mais util e mais económico para o erário publico irem atras daqueles que estão enterrados até ao pescoço e que se puseram a andar daqui para fora. Ningeum fala do BPN e do rombo que srs como Dias Loureiro e outros deram e puseram-se ao fresco, ou dos submarinos onde houve condenados na alemanha e cá não se passa nada ( absolutamente aberrante ), enfim, continuem que isto está bom!

  4. Não é bem uma questão de acreditar ou não, é mais uma questão de presunção de inocência a que todos temos direito. Para condenar é preciso julgar, analisar a matéria de prova e, caso se confirmem ilicitos, condenar, caso contrário voltaríamos ao oeste americano, com julgamentos sumário e enforcamentos em praça pública.
    Até agora, o que tenho visto e lido são especulações com fartura, alimentadas por alguns media, que foram queimando o homem em lume brando, sem que provas concretas permitissem concluir o que quer que fosse. É grave!
    Importa lembrar que, nos casos que referi, as pessoas em questão não se submeteram a justiça, uns foram para Africa, outros para o Brasil e outros, discretamente, saíram de cena, e isto é que me parece muito duvidoso, pois enquanto este estava fora e veio para cá, os outros fizeram exactamente o contrário.

RESPONDER

António Joaquim entregou-se para cumprir 25 anos de prisão pela morte de Luís Grilo

António Joaquim apresentou-se hoje num estabelecimento prisional para cumprir os 25 anos de prisão (pena máxima) a que foi condenado pela coautoria do homicídio de Luís Grilo, disse à agência Lusa o seu advogado. “António Félix …

Afinal, a altura não depende apenas dos nossos genes

Vários especialistas em genética e biologia celular defendem que a altura não só depende dos genes transmitidos pelos nossos pais, mas também de fatores ambientais, como a dieta. Muitas vezes consideramos a nossa altura imutável, determinada …

Resolvido mistério de longa data sobre explosões colossais no Espaço

Cientistas desvendaram um antigo mistério sobre algumas das maiores explosões do universo, conhecidas como erupções de raios gama, ou Gamma Ray Bursts (GRB), em inglês. As erupções de raios gama são explosões extremamente energéticas que foram …

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …