Sócrates derrotado. Relação rejeita afastamento de juiz Carlos Alexandre

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) rejeitou um recurso apresentado pela defesa de José Sócrates e Carlos Alexandre, juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, não será afastado do processo Operação Marquês.

De acordo com uma decisão a que a Lusa teve acesso, a defesa do ex-primeiro-ministro José Sócrates pretendia o afastamento do juiz Carlos Alexandre por alegar incompetência do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) e por caducidade do exercício da ação penal.

Segundo informação prestada pelo TRL, o pedido foi analisado pela terceira secção criminal do tribunal e “foi indeferido com fundamento em que se não verificavam os pressupostos que o Ministério Público invocou para o pedido de recusa”.

Além disso, o tribunal recusou também considerar ilegais os despachos proferidos pela hierarquia do Ministério Público relacionados com a aceleração processual e as prorrogações do prazo de inquérito do processo no qual José Sócrates é acusado de corrupção passiva de titular de cargo político, branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada e falsificação de documentos.

O tribunal entendeu que não houve violação das regras que regulam a conexão de processos, bem como o argumento da defesa sobre a inexistência de indícios de crime.

Os juízes também não deram provimento ao pedido da defesa para que fosse declarado nulo o interrogatório complementar de José Sócrates, a 13 de março de 2017.

O TRL recusou igualmente declarar inválido e inexistente o inquérito por ilegitimidade e incapacidade da Autoridade Tributária para a investigação do inquérito. Foi ainda recusado o pedido da defesa para que fosse declarado invalido o processo por violações da publicidade interna e do segredo externo.

No âmbito da ‘Operação Marquês’ foi deduzida acusação contra 28 arguidos, entre eles o antigo primeiro-ministro José Sócrates, a quem são imputados 31 crimes.

Estão acusadas um total de 19 pessoas singulares e nove empresas, incluindo o ex-banqueiro Ricardo Salgado, os gestores Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, o fundador do Grupo Lena Joaquim Barroca e o antigo ministro socialista Armando Vara.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Não há maneira de este fulano ir bater com o costado no xadrez ! Ainda se vai candidatar a presidente da republica… e ganhar ! Já tem mais adeptos que o Benfica e Fátima juntos !

  2. A entrevista que o Senhor Doutor Juiz deu na TV, deveria ser suficiente para o afastar deste caso. O azedume evidenciado contra um réu (não interessa o seu nome) deveria bastar… mas não bastou.

    No país onde é suposto as ‘pessoas de bem’ odiarem o ‘Zé Sócrates, tudo é permitido.

    Não me incomoda se é culpado ou inocente. Isso caberá à justiça decidir. Preocupa-me o atropelo de direitos de que um réu foi/é/será alvo, só porque isso agrada à generalidade da opinião pública.

    • O Tribunal da Relação está altamente comprometido com tudo o que ocorreu no “processo Marquês” porque sempre deu cobertura aos seus pares (MP e TIC – Teixeira e Alexandre), nas “convicções do procurador”, no “estamos convencidos que…” “no tudo indica que…”, etc, etc. e tal. As decisões do Tribunal da Relação nunca foram feitas com base em provas concretas e sólidas daquilo que afirmava a investigação do MP e “avalizadas” por Alexandre!
      Para a memória fica a célebre frase “quem cabritos vende cabras não tem….”, sem especificar coisa nenhuma e que foi atribuída a um juiz que, antes de “despachar” terá sido “avisado” por Alexandre que constava das escutas dos Vistos Gold e poderia vir a ser envolvido no processo! Depois de ter escrito a célebre frase…terá deixado de ser suspeito de envolvimento nos Vistos!!! Nada se passa por acaso!!! Ou passa?????

RESPONDER

Livros, vestuário e brinquedos. Supermercados proíbem venda de artigos não essenciais a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, os supermercados estão proibidos de vender produtos que não sejam essenciais ou de primeira necessidade. O decreto que regulamenta o novo estado de emergência prevê a possibilidade de o Governo limitar as …

Sindicato promete "guerra total" para travar "destruição" do SEF

"Nenhuma força policial tem competências necessárias" para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Este é o entendimento do sindicado dos inspetores, que promete "guerra" contra qualquer tentativa de "destruir" o SEF. O Sindicato da Carreira …

Arqueólogos acreditam ter encontrado a arte rupestre mais antiga do mundo

Arqueólogos da Universidade de Griffith, na Austrália, acreditam ter descoberto a arte rupestre mais antiga do mundo já encontrada. Em causa está a figura de um javali, pintada numa caverna da Indonésia há pelo menos …

Num cenário "pessimista", internados podem chegar aos 7500 já na próxima sexta-feira

A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) traçou dois cenários tendo em conta a atual situação epidemiológica, sendo que, segundo o mais "pessimista", o país pode ter de se confrontar com um número inédito de …

CDU diz adeus a liderança feminina com incerteza sobre o substituto de Merkel

A União Democrata-Cristã (CDU), partido da chanceler alemã, Angela Merkel, escolhe este sábado o sucessor de Annegret Kramp-Karrenbauer na liderança do partido, com três candidatos na corrida e ainda muitas dúvidas sobre quem sairá vencedor. Na …

Há mangas que podem ajudar a reduzir as rugas nas mulheres

A ingestão regular de pequenas quantidades de manga ataulfo pode ajudar a reduzir as rugas faciais em mulheres pós-menopáusicas de pele clara, revela um novo estudo. A manga ataulfo tem vários nomes, sendo também conhecida por …

Júlio Magalhães deixa Porto Canal

O jornalista Júlio Magalhães vai sair da direção do Porto Canal e abandonar a estação, segundo um comunicado da administração da empresa Avenida dos Aliados SA. Esta sexta-feira, o Conselho de Administração da Avenida dos Aliados …

Análise de ADN revela segredos dos gigantes lobos de "Game of Thrones"

O lobo pré-histórico retratado na série "Game of Thrones" é na verdade bem diferente daquele que existiu na realidade, revela uma recente análise de ADN. Graças à série de sucesso "Game of Thrones", o lobo pré-histórico …

Astrónomos descobrem que alguns planetas encolhem quando são bombardeados com a luz das suas estrelas

Uma equipa de astrónomos descobriu que uma classe intrigante de planetas do tamanho de Neptuno encolhe ao longo de milhares de milhões de anos. Após séculos de estudo dos planetas no nosso Sistema Solar, os astrónomos …

Resolvido "mistério azul" de Ceres, o planeta anão

Stefan Schröder, cientista planetário da agência espacial alemã DLR, liderou a equipa que resolveu o mistério da cor azul que envolve algumas áreas do planeta anão Ceres. Novas experiências realizadas em laboratório permitiram concluir que os …