/

Sócrates anunciado como novo colunista em revista brasileira

Tiago Petinga / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

José Sócrates foi anunciado pela revista semanal brasileira Carta Capital como novo colunista. O político português é descrito como um “atento analista da geopolítica global”.

A revista brasileira Carta Capital, assumidamente de esquerda, anunciou um painel de quatro novos colunistas, entre eles o antigo primeiro-ministro José Sócrates. O anúncio foi feito juntamente com uma entrevista ao político português, que escreverá quinzenalmente para a revista.

Sócrates é apresentado como um “atento analista da geopolítica global que acompanha com interesse os assuntos brasileiros e não pretende fugir do desafio de tecer comentários a respeito do país”. O órgão brasileiro explica que a escolha foi com base na “competência e clareza na exposição de argumentos”.

Durante a entrevista foi feito uma paralelismo entre a sua situação judicial em Portugal e a do ex-presidente Lula da Silva. Em sua defesa, o antigo primeiro-ministro, arguido na Operação Marquês, diz que é alvo de “uma grave, injusta e falsa acusação que está nesta momento em fase de instrução”.

José Sócrates disse ainda, citado pelo Diário de Notícias, que o fenómeno de lawfare, que se baseia em utilizar a justiça com objetivos políticos, “parece ter-se transformado na nova arma de assassinato político, o novo punhal de Brutus da política moderna”.

Para o político português, o fenómeno é “consequência de um novo tempo de reforço do autoritarismo estatal e de declínio na garantia dos direitos individuais que se vive em muitos países”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.