Sócrates ataca Costa. É “insuportável” assistir aos ataques às maiorias absolutas de “má memória”

Miguel A. Lopes / Lusa

José Sócrates considera “insuportável” assistir ao que diz serem os ataques que o primeiro-ministro, António Costa, faz à história do PS e aos anteriores governos socialistas.

O ex-primeiro-ministro não gostou de ouvir o que Costa disse nas entrelinhas numa entrevista e riposta sem pudor. No centro da divisão está uma frase em que o atual primeiro-ministro se refere à “má memória” que os portugueses têm das maiorias absolutas, “diabolizando” a maioria absoluta que o próprio Sócrates conseguiu em 2005 – a primeira e única do PS até hoje. A declaração foi proferida por Costa numa entrevista à TVI  – e Sócrates não gostou.

Num artigo de opinião publicado este sábado no Expresso, o antigo primeiro-ministro acusa a atual direção do Partido Socialista de trabalhar para desmerecer uma maioria parlamentar. “Nunca pensei que as coisas chegassem a este ponto. Nunca me ocorreu vir a encontrar-me na desconfortável situação de ter que recordar a alguém que o governo que agora maldiz foi, afinal, um governo no qual participou”, refere Sócrates.

“Também nunca imaginei que alguém pudesse conceber como estratégia para ter maioria absoluta, desacreditá-la enquanto solução política“, escreve ex-primeiro-ministro.

“No fundo, o que parece querer dizer é que todas elas são horríveis – com exceção daquela que ele próprio obterá e que se diferenciará das outras justamente por ter sido obtida escondendo essa ambição e até negando esse propósito. É talvez a isto que chamam estratégia”, acrescenta.

José Sócrates não esquece a obra que deixou feita, fazendo um balanço dos feitos que alcançou enquanto esteve em São Bento. Sócrates recorda-lhe os principais feitos do seu Executivo como, entre outras, o fim défice excessivo, o “maior crescimento económico verificado nesses anos difíceis (2007), a “prioridade política” dada às “energias renováveis”, a “reforma da segurança social”, o “saldo positivo” da “balança tecnológica” e a vitória “nas eleições de 2009, já no meio da maior crise económica mundial”.

Por fim, o ex-secretário-geral socialista sublinha que nunca esperou que a direção do PS o “atacasse de forma tão injusta”. Sócrates diz ainda que quem lidera o partido ensaia agora “um segundo andamento, a diabolização dos seus próprios governos“, conclui.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Como é que este tipo ainda se presta a emitir opiniões ? Não devia estar atrás das grades ?
    Porra, esqueci-me que estamos em Portugal

  2. Não te armes em parvo Sócrates. Sabes bem que Costa não atacou a maioria. Atacou o mau uso que fizeste dela. Se tivesses vergonha ficavas bem caladinho e não saías da toca.

  3. Sócrates deveria estar preso e devolver o que roubou ao povo.
    Sócrates tudo fez como Maçon que é para tirar o Sr. Dr. Juiz Carlos Alexandre, para depois de um golpe entrar um Juiz com o penteado á PANCAS, chamado IVO, para arquivar tudo.
    Portugal está num caos e o povo assim deixa a caravana passar e os cãesa a ladrarem…
    Este Sócrates já tinha mais o Costa Traidor fazer esta cena que beneficia para eleições, SÓ SE O POVO FOR PARVO, isto é uma tentativa para ganhar eleições.
    Só vendo o Costa com Sócrates está a caldeirada feita.
    Pois eu sou socialista, mas não vou seguir esses dois e a sua seita, são maçons que usam o poder para sua conta e a justiça, esses dois nunca podem ser socialistas mas sim oportunistas e esse Sócrates é um corrupto, maldito, que tudo faz e o governo e a justiça o apoia, pois são primos é assim que os maçons se tratam…
    Pobre Portugal se nada for feito vamos cair no abismo…
    Portugal podia ser o país mais rico da Europa em tudo, mas com os corruptos e ladrões do povo em Portugal ,vamos cair no abismo.
    O povo tem de abrir a pestana, porque se nada for feito Portugal cai na pobreza total, porque a nossa divida já vai a 600%.
    PORTUGAL, não é nosso, é sim dos credores UE, um país com mais de 900 anos de História a cair desde o 25 de Abril de 1974, até despareceu o Pinhal de Leiria em 2017 e 700 toneladas de ouro, das 900 toneladas que deixou SALAZAR.
    VOTAR EM PS É O SUICIDIO DE PORTUGAL.
    ABRAM OS OLHOS, ESTÁ NA NOSSA MÃO, MUDAR NÃO IMPORTA QUEM, MAS PS NUNCA….
    VIVA PORTUGAL SEM ABUTRES E HIENAS QUE NOS COMEM ATÉ OS OSSOAS

    • A bebida em demasiada, normalmente, dá asneira!…
      Mesmo assim, não é desculpa para tanto disparate…
      Salazar deixou ouro?!
      Em que planeta?
      Eu nem sabia que o Salazar tinha ouro… sempre ouvi dizer que era pobrezinho e afinal…
      A última vez que fui verificar, o Salazar tinha deixado atraso, miséria e ignorância… e o resultado está à vista!…

      • Tem toda a razão, e é bem o espelho do seu próprio comentário. Entretanto a ignorância agravou-se, mesmo que a iliteracia tenha diminuído. Não se sinta só pois estes senhores de esquerda vão tirar a história dos programas e, assim, aumentarão ainda mais a ignorância…

        • Eh lá… temos aqui mais um “iluminado”!…
          A “ignorância agravou-se”?!
          Estás a comparar com quê/quando?
          Ou medes tudo pela tua bitola?!
          Isso dá sempre mau resultado…
          Quem são esses “senhores da esquerda” e que “história” vão tirar de que programas?
          Cuidado com as estórias…

  4. O Sócrates devia ficar caladinho, porque ainda o Povo português não esqueceu que foi na maioria dada a ele que ele roubou o Pais e deixou as pessoas na esmola, não esquecendo os que se suicidaram com o desespero do que não conseguiram pagar as suas dividas e ficaram na rua .

    • E pá, essa essa é das boas! Então no tempo de Sócrates havia pessoas a suicidarem-se? Pensei que isso tivesse acontecido mais lá para 2013 a 2015.
      Por outro lado se recebeu dinheiros indevidos vai ter que ser provado. E talvez seja.
      Agora roubar dinheiro dos contribuintes, e outra coisa. Parece-me que aí a porca vai torcer o rabo! Mas se vc e outros teem provas apresentem a Justiça. Como vê e simples.
      Mas bancarrotas já houve muitas, só pedia que vc e todos esses bardamerdas desde povo a jornalista e comentadores me apresentassem uma bancarrota sem crise!!! Crise que não foi criada em Portugal! E muito menos pelo governo- que teem os bancos a ver com isto, sabe explicar?

      • Sem quer desculpar algumas “irregularidades” mais ou menos óbvias do tempo do Sócrates, tendo a concordar…
        De qualquer modo, acho que não deve haver maiorias absolutas, porque é muita responsabilidade para um só partido (onde a competência é rara)!…

      • Eu disse que foi o Sócrates que deixou o pais de Tanga. Ele e os Amigos deixaram o pais falido, portanto em 2013 não havia dinheiro para pagar as contas. Então de quem é a culpa, do Sócrates ou do Passos Coelho?
        Passos Coelho do PSD e Paulo Portas do CDSPP também foram uma merda como governo, não pensem que os vou defender.

  5. É lamentável os apedeutas, que nunca foram nada neste País,nem serão,tenham a ousadia de condenarem na praça pública um dirigente que deixou obras de grande volumetria e desenvolvimento para o país,não vou agora inumerálas mas estão feitas e a funcionar,o Sr. Sócrates era e é um Senhor ,cá e na Comunidade Europeia,foi um 1º ministro activo,que meteu medo e inveja a muita gente.Não houvi ainda,e é uma realidade,que a crise que nos assolou, vei-o da falencia monstrosa de bancos Americanos que afundaram países em todo o mundo.Ainda nunhum ex-dirigente se serviu dessa realidade para lavar a sua face.Muito tenho para dizer mas de momento fico por aqui.Saudações amigas

    • Livra, você não foi à escola? “vei-o da falencia”? “um Senhor ,cá”? “Europeia,foi”? “País,nem serão,tenham”? e etc e etc…

    • Se está assim tão apixonado pelo homem, vá cosolá-lo e fazer festinhas.
      Que tenha sido um senhor e tudo o resto que afirma, acho que está demonstrado o contrário, mas vejo que muitos ainda acreditam. Se calhar é uma fe’……

RESPONDER

Cem mil famílias vão receber 1.300 euros para melhorar conforto térmico de casa

Cerca de 100 mil famílias carenciadas vão receber vouchers no valor de 1.300 euros para melhorar a eficiência energética das suas casas. Parte do dinheiro da “bazuca europeia” vai destinar-se a melhorar a eficiência energética. O …

Juventude Popular defende que corrupção deve prescrever apenas ao fim de 20 anos

A Juventude Popular (JP) preparou um conjunto de "propostas contra a corrupção" e defende que crimes como corrupção ativa e passiva devem prescrever ao fim de 20 anos. A Juventude Popular (JP) defende que crimes como …

EUA abrem "a cada 10 horas" uma nova investigação contra a China

O Departamento Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos tem mais de duas mil investigações abertas relacionadas com o governo chinês e abre uma nova “a cada 10 horas”, disse o diretor da instituição ao …

São Miguel em Alto Risco a partir das 00h00 de sexta-feira

A ilha de São Miguel, nos Açores, entra oficialmente em situação de Alto Risco de contágio a partir da meia noite desta sexta-feira. A ilha de São Miguel, nos Açores, vai passar para o nível de …

Grupo de enfermeiros recorreu de queixa arquivada contra bastonária

O grupo de enfermeiros que tinha feito uma participação disciplinar contra a bastonária por causa de comentários nas redes sociais que consideram violadores dos deveres deontológicos, recorreu do arquivamento da queixa para o Tribunal Administrativo …

Myanmar. Junta militar retém familiares de soldados para impedir fugas

Um capitão, que desertou do exército birmanês para se juntar ao movimento de oposição ao golpe militar de fevereiro, acusou a junta militar de reter familiares de soldados para impedir deserções. Lin Htet Aung, que desertou …

NATO segue Estados Unidos e anuncia retirada de tropas do Afeganistão

O secretário-geral da NATO anunciou, esta quarta-feira, que as tropas da Aliança irão começar a sair do Afeganistão a 1 de maio, prevendo a retirada total do país nos meses que se seguirão. "Tendo em conta …

Matrículas poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo

As matrículas para o próximo ano letivo dos alunos do ensino obrigatório poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo, se não houver alterações substantivas, de acordo com um despacho publicado na quarta-feira. O …

NOS avança com providência cautelar contra alteração das regras do leilão 5G

A NOS vai avançar com uma providência cautelar contra a alteração das regras do leilão propostas pela ANACOM, no dia em que termina o prazo para as operadores responderem. Na última quinta-feira, no 60.º dia de …

França aprova lei que alarga poder da polícia apesar de críticas e manifestações

O parlamento francês aprovou hoje um projeto de lei sobre segurança que visa alargar os poderes da polícia, apesar das críticas de ativistas dos direitos civis, que temem que a legislação ameace os esforços para …