Sócrates ataca Costa. É “insuportável” assistir aos ataques às maiorias absolutas de “má memória”

Miguel A. Lopes / Lusa

José Sócrates considera “insuportável” assistir ao que diz serem os ataques que o primeiro-ministro, António Costa, faz à história do PS e aos anteriores governos socialistas.

O ex-primeiro-ministro não gostou de ouvir o que Costa disse nas entrelinhas numa entrevista e riposta sem pudor. No centro da divisão está uma frase em que o atual primeiro-ministro se refere à “má memória” que os portugueses têm das maiorias absolutas, “diabolizando” a maioria absoluta que o próprio Sócrates conseguiu em 2005 – a primeira e única do PS até hoje. A declaração foi proferida por Costa numa entrevista à TVI  – e Sócrates não gostou.

Num artigo de opinião publicado este sábado no Expresso, o antigo primeiro-ministro acusa a atual direção do Partido Socialista de trabalhar para desmerecer uma maioria parlamentar. “Nunca pensei que as coisas chegassem a este ponto. Nunca me ocorreu vir a encontrar-me na desconfortável situação de ter que recordar a alguém que o governo que agora maldiz foi, afinal, um governo no qual participou”, refere Sócrates.

“Também nunca imaginei que alguém pudesse conceber como estratégia para ter maioria absoluta, desacreditá-la enquanto solução política“, escreve ex-primeiro-ministro.

“No fundo, o que parece querer dizer é que todas elas são horríveis – com exceção daquela que ele próprio obterá e que se diferenciará das outras justamente por ter sido obtida escondendo essa ambição e até negando esse propósito. É talvez a isto que chamam estratégia”, acrescenta.

José Sócrates não esquece a obra que deixou feita, fazendo um balanço dos feitos que alcançou enquanto esteve em São Bento. Sócrates recorda-lhe os principais feitos do seu Executivo como, entre outras, o fim défice excessivo, o “maior crescimento económico verificado nesses anos difíceis (2007), a “prioridade política” dada às “energias renováveis”, a “reforma da segurança social”, o “saldo positivo” da “balança tecnológica” e a vitória “nas eleições de 2009, já no meio da maior crise económica mundial”.

Por fim, o ex-secretário-geral socialista sublinha que nunca esperou que a direção do PS o “atacasse de forma tão injusta”. Sócrates diz ainda que quem lidera o partido ensaia agora “um segundo andamento, a diabolização dos seus próprios governos“, conclui.

ZAP //

 

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Como é que este tipo ainda se presta a emitir opiniões ? Não devia estar atrás das grades ?
    Porra, esqueci-me que estamos em Portugal

  2. Não te armes em parvo Sócrates. Sabes bem que Costa não atacou a maioria. Atacou o mau uso que fizeste dela. Se tivesses vergonha ficavas bem caladinho e não saías da toca.

  3. Sócrates deveria estar preso e devolver o que roubou ao povo.
    Sócrates tudo fez como Maçon que é para tirar o Sr. Dr. Juiz Carlos Alexandre, para depois de um golpe entrar um Juiz com o penteado á PANCAS, chamado IVO, para arquivar tudo.
    Portugal está num caos e o povo assim deixa a caravana passar e os cãesa a ladrarem…
    Este Sócrates já tinha mais o Costa Traidor fazer esta cena que beneficia para eleições, SÓ SE O POVO FOR PARVO, isto é uma tentativa para ganhar eleições.
    Só vendo o Costa com Sócrates está a caldeirada feita.
    Pois eu sou socialista, mas não vou seguir esses dois e a sua seita, são maçons que usam o poder para sua conta e a justiça, esses dois nunca podem ser socialistas mas sim oportunistas e esse Sócrates é um corrupto, maldito, que tudo faz e o governo e a justiça o apoia, pois são primos é assim que os maçons se tratam…
    Pobre Portugal se nada for feito vamos cair no abismo…
    Portugal podia ser o país mais rico da Europa em tudo, mas com os corruptos e ladrões do povo em Portugal ,vamos cair no abismo.
    O povo tem de abrir a pestana, porque se nada for feito Portugal cai na pobreza total, porque a nossa divida já vai a 600%.
    PORTUGAL, não é nosso, é sim dos credores UE, um país com mais de 900 anos de História a cair desde o 25 de Abril de 1974, até despareceu o Pinhal de Leiria em 2017 e 700 toneladas de ouro, das 900 toneladas que deixou SALAZAR.
    VOTAR EM PS É O SUICIDIO DE PORTUGAL.
    ABRAM OS OLHOS, ESTÁ NA NOSSA MÃO, MUDAR NÃO IMPORTA QUEM, MAS PS NUNCA….
    VIVA PORTUGAL SEM ABUTRES E HIENAS QUE NOS COMEM ATÉ OS OSSOAS

    • A bebida em demasiada, normalmente, dá asneira!…
      Mesmo assim, não é desculpa para tanto disparate…
      Salazar deixou ouro?!
      Em que planeta?
      Eu nem sabia que o Salazar tinha ouro… sempre ouvi dizer que era pobrezinho e afinal…
      A última vez que fui verificar, o Salazar tinha deixado atraso, miséria e ignorância… e o resultado está à vista!…

      • Tem toda a razão, e é bem o espelho do seu próprio comentário. Entretanto a ignorância agravou-se, mesmo que a iliteracia tenha diminuído. Não se sinta só pois estes senhores de esquerda vão tirar a história dos programas e, assim, aumentarão ainda mais a ignorância…

        • Eh lá… temos aqui mais um “iluminado”!…
          A “ignorância agravou-se”?!
          Estás a comparar com quê/quando?
          Ou medes tudo pela tua bitola?!
          Isso dá sempre mau resultado…
          Quem são esses “senhores da esquerda” e que “história” vão tirar de que programas?
          Cuidado com as estórias…

  4. O Sócrates devia ficar caladinho, porque ainda o Povo português não esqueceu que foi na maioria dada a ele que ele roubou o Pais e deixou as pessoas na esmola, não esquecendo os que se suicidaram com o desespero do que não conseguiram pagar as suas dividas e ficaram na rua .

    • E pá, essa essa é das boas! Então no tempo de Sócrates havia pessoas a suicidarem-se? Pensei que isso tivesse acontecido mais lá para 2013 a 2015.
      Por outro lado se recebeu dinheiros indevidos vai ter que ser provado. E talvez seja.
      Agora roubar dinheiro dos contribuintes, e outra coisa. Parece-me que aí a porca vai torcer o rabo! Mas se vc e outros teem provas apresentem a Justiça. Como vê e simples.
      Mas bancarrotas já houve muitas, só pedia que vc e todos esses bardamerdas desde povo a jornalista e comentadores me apresentassem uma bancarrota sem crise!!! Crise que não foi criada em Portugal! E muito menos pelo governo- que teem os bancos a ver com isto, sabe explicar?

      • Sem quer desculpar algumas “irregularidades” mais ou menos óbvias do tempo do Sócrates, tendo a concordar…
        De qualquer modo, acho que não deve haver maiorias absolutas, porque é muita responsabilidade para um só partido (onde a competência é rara)!…

      • Eu disse que foi o Sócrates que deixou o pais de Tanga. Ele e os Amigos deixaram o pais falido, portanto em 2013 não havia dinheiro para pagar as contas. Então de quem é a culpa, do Sócrates ou do Passos Coelho?
        Passos Coelho do PSD e Paulo Portas do CDSPP também foram uma merda como governo, não pensem que os vou defender.

  5. É lamentável os apedeutas, que nunca foram nada neste País,nem serão,tenham a ousadia de condenarem na praça pública um dirigente que deixou obras de grande volumetria e desenvolvimento para o país,não vou agora inumerálas mas estão feitas e a funcionar,o Sr. Sócrates era e é um Senhor ,cá e na Comunidade Europeia,foi um 1º ministro activo,que meteu medo e inveja a muita gente.Não houvi ainda,e é uma realidade,que a crise que nos assolou, vei-o da falencia monstrosa de bancos Americanos que afundaram países em todo o mundo.Ainda nunhum ex-dirigente se serviu dessa realidade para lavar a sua face.Muito tenho para dizer mas de momento fico por aqui.Saudações amigas

    • Livra, você não foi à escola? “vei-o da falencia”? “um Senhor ,cá”? “Europeia,foi”? “País,nem serão,tenham”? e etc e etc…

    • Se está assim tão apixonado pelo homem, vá cosolá-lo e fazer festinhas.
      Que tenha sido um senhor e tudo o resto que afirma, acho que está demonstrado o contrário, mas vejo que muitos ainda acreditam. Se calhar é uma fe’……

RESPONDER

Netflix responde a senadores norte-americanos e avança com série

Na passada sexta-feira, a Netflix respondeu aos cinco senadores do Partido Republicano dos Estados Unidos da América que, numa carta, questionaram a decisão de adaptar a trilogia O Problema dos Três Corpos, a série literária …

Há sobras de comida que sabem realmente melhor no dia seguinte (e os cientistas já sabem porquê)

Não é mito. Existem realmente sobras de comida que sabem melhor no dia seguinte e um especialista da Universidade de Oxford (Reino Unido) - que adora caril - explica o porquê à luz da Ciência. …

Teme-se que a violência doméstica dispare depois dos incêndios da Califórnia

Teme-se que os casos de violência doméstica disparem depois de os incêndios da Califórnia serem extintos, avança a revista norte-americana Vice, que ouviu responsáveis por espaços de abrigo para as vítimas. Desastres naturais de grandes …

Comunidade Vida e Paz ajudou 420 pessoas por dia no ano passado

Em 2019, a Comunidade Vida e Paz apoiou cerca de 420 pessoas em situação de sem-abrigo por dia e distribuiu 138 mil refeições. Além disso, a organização ajudou regularmente 26 famílias carenciadas, entre 78 adultos …

Realidade Virtual dá nova vida ao Mayflower, o navio que levou os ingleses para o Novo Mundo

Mayflower foi o famoso navio que, em 1620, transportou os chamados Peregrinos, do porto de Southampton, Inglaterra, para o Novo Mundo. A Realidade Virtual ajudou a trazê-lo de volta à vida. Os Peregrinos do Mayflower foram …

Iniciativa Liberal recorre à lei para exigir que plano de liquidez da TAP seja enviado às Finanças

O deputado da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, exigiu que o ministro das Finanças, João Leão, remeta o plano de liquidez da TAP à Comissão de Orçamento e Finanças, no prazo de dez dias, ao abrigo …

Museu britânico deixa de exibir coleção de cabeças humanas

O Museu Pitt Rivers em Oxford, no Reino Unido, decidiu retirar da sua exposição permanente crânios e cabeças humanas encolhidas (tsantsas), que terão sido encontradas por exploradores europeus nas suas viagens às Américas e à …

Lactogal assume derrame de leite no rio UI

A empresa agroalimentar Lactogal, de Oliveira de Azeméis, assumiu esta segunda-feira que o derrame de leite no rio Ul, afluente do rio Antuã, se deveu ao colapso de um dos seus tanques e que estão …

O James Bond da vida real foi um arquivista na Polónia comunista (e pode ter enganado os caçadores de espiões)

O James Bond da vida real foi um arquivista e diplomata britânico que viveu na Polónia comunista na década de 1960, revelam documentos esta semana partilhados pelo Instituto Polaco da Memória Nacional. O diplomata James …

Japão mantém plano original. Tocha olímpica passará pelas 47 prefeituras do país

O percurso da tocha olímpica, que se iniciará em março de 2021, manterá o trajeto inicialmente previsto, um ano após o plano original, informou esta segunda-feira o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A tocha …