Sócrates admite pressão da Sonae (e atira ao Governo de Passos Coelho)

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O antigo primeiro-ministro José Sócrates afirmou esta segunda-feira que a única pressão que sentiu na Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a PT foi da Sonae e através do à data CEO da empresa Paulo Azevedo, recusando assim qualquer interferência do antigo banqueiro Ricardo Salgado.

José Sócrates começou esta segunda-feira a ser ouvido, no Tribunal de Instrução Criminal, em Lisboa, no âmbito da Operação Marquês, processo em que é acusado de 31 crimes.

Ivo Rosa, juiz responsável pela instrução do processo, centrou o primeiro de quatro dias de interrogatório nas suspeitas relacionadas com o Grupo Espírito Santo e na alegada influência de José Sócrates na OPA falhada da Sonae sobre a Portugal Telecom (PT) e a venda da Vivo e compra da Oi, conta o semanário Expresso.

Perante o juiz, Sócrates afirmou que foi Paulo Azevedo, filho de Belmiro Azevedo e à data CEO da Sonae, e não Ricardo Salgado a pedir-lhe que o seu Governo votasse a favor da compra da PT pela Sonae, escreve o jornal Público.

Contou o antigo governante, segundo o mesmo diário, que recebeu uma chamada de Paulo Azevedo a pedir-lhe para a Caixa Geral de Depósitos votar a favor da OPA. Durante o depoimento, Sócrates atirou ainda ao Governo que lhe sucedeu: se algum dia a PT esteve capturada pelo GES foi durante o Governo chefiado por Pedro Passos Coelho, disse.

Sócrates negou qualquer influência na OPA falhada, tal como tinha já afirmado antes da acusação ser deduzida. O seu Governo, repetiu citado pelo Eco, tinha “uma posição neutral”, dando ainda conta que não deu qualquer orientação à CGD sobre o negócio.

A acusação sustenta que Sócrates terá sido subornado com 26 milhões de euros para favorecer o grupo liderado por Ricardo Salgado, nomeadamente impedindo o sucesso da OPA do Grupo Sonae à PT, recorda o Expresso.

Questionado sobre este ponto da acusação, o ex-primeiro-ministro mostrou indignação: “Isso é falso, injurioso e uma ignomínia”, reiterou, negando ter recebido qualquer verba do primo José Paulo Pinto de Sousa, que é também arguido no processo, estando acusado de dois crimes de branqueamento de capitais, ambos em co-autoria com José Sócrates, Ricardo Salgado, Helder Bataglia e Carlos Santos Silva.

Detalha ainda o Público que Sócrates disse que quando assumiu o Governo deixou de ver o seu primo, sublinhando nunca ter recebido qualquer montante deste.

Quanto à tese do Ministério Público, Sócrates considerou-a “delirante” e “alucinada“, contendo acusações “absurdas” segundo fontes ouvidas pela Lusa e pela SIC Notícias.

A “mente delirante” de José Maria Ricciardi

Durante o interrogatório, José Sócrates apontou também baterias a José Maria Ricciardi, antigo banqueiro e primo de Ricardo Salgado.

Ouvido em 2017 como testemunha, Ricciardi contou aos procuradores do Ministério Público que Sócrates e Salgado se reuniam com frequência, na época em que o socialista liderava o Governo. Estas reuniões, conta o Público, eram feitas com alguma cautela: ambos ambos deixavam os telemóveis fora das salas onde se encontravam. A mesma versão é apontada pelo jornal Observador, que refere “reuniões secretas”.

“É uma mente delirante”, disse Sócrates, quando confrontado com o depoimento de Ricciardi, que disse também em 2017 que Manuel Pinho foi indicado para ministro da Economia do Governo de José Sócrates pelo próprio Ricardo Salgado.

Quanto às acusações que envolvem Manuel Pinho, Sócrates voltou a negar as acusações de Ricciardi, dizendo sentir-se “estarrecido, injuriado e humilhado” com o depoimento do primo de Ricardo Salgado.

Quando quis falar em particular de Manuel Pinho, Ivo Rosa interrompeu-o, dizendo que a questão da nomeação de Manuel Pinho não faz parte da Operação Marquês.

“Basta olharem para a minha cara”

À saída do interrogatório, que durou cerca de cinco horas, Sócrates não quis prestar declarações, mas mostrou-se satisfeito. Questionado pelos jornalistas sobre a forma como decorreu o interrogatório, o ex-governante exclamou: “Basta olharem para a minha cara”.

José Sócrates volta esta terça-feira ao Tribunal de Instrução Criminal às 14h00. A sessão desta terça-feira deverá debruçar-se nas relações entre o grupo Lena e o antigo primeiro-ministro, segundo apurou a SIC Notícias.

Sócrates será o penúltimo arguido a ser interrogado na fase de instrução, estando previsto que Carlos Santos Silva preste declarações a 27 de novembro. No fim, o juiz Ivo Rosa decide se se os indícios recolhidos pelos procuradores do Ministério Público são suficientes para levar os arguidos a julgamento nos termos exatos da acusação.

A Operação Marquês teve início a 19 de julho de 2013 e culminou na acusação a 28 arguidos – 19 pessoas e nove empresas – a 11 de outubro de 2017 pela prática de 188 de crimes económico-financeiros.

ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Sinceramente duvido que ele esteja inocente mas isso não comprova nada. Por que não o acusam seja lá do que for e apresentam as provas contra ele? Esta novela tuga é mais outra que fede.

  2. Este SOCIOPATA SÓ tem MANIAS e Vive literalmente á custa de TUDO o que ROUBOU aos portugueses. Só acredita nele quem for igual a ele. Haver provas há agora se este juiz vai ter em linha de conta essas mesmas provas é que duvido mt. Ele foi “sorteado” por alguma razão!… Há mt gente que está presa c/ mt menos provas do que as que existem nos processos deste sr.

  3. As provas existem, mas o amigo IVO nem as quer ver. Ainda vai ser declarado inocente e ainda vamos todos nós, contribuintes pagar a indeminização que o salafrário diz que vai pedir ao Governo Português… é preciso ter muita lata, ele e o Ivo… Vergonha mesmo.

  4. Este indivíduo é a coisa mais PESTILENTA que existiu nos 45 anos da democracia. Parece que ninguém segura este fétido pulha.

  5. Se há provas elas devem ser apresentadas pelo Ministério Público. Transformaram tudo isto num circo e não se importaram de quebrar todas as regras comprometendo, dessa forma, a acusação.Comportaram-se como atores de um folhetim barato. Agora não podem ouvir falar em fazer as coisas “by the book”.

  6. Num País de Ladroes sem Justiça onde os Ladroes é que julgam, Nossa senhora do CÈU faz com que a Justiça seja Presa e os Ladroes governem.

  7. Ninguém questiona a pressão feita pela SONAE. Como é que um individuo que não tinha nada ( não se devia dizer isto, pois já morreu) mas foi dito muitas vezes e por muita gente enquanto ele foi vivo.
    Era um simples funcionário da Sonae . Tinha uma pequena empresa que aceitava letras para pagar aos fornecedores e depois transformou-se num dos homens mais ricos de País. Nem quer saber pois não?

    • Pois vão tb investigar como começou a SONAE, talvez os filhos não sejam muito culpados, mas estudaram na Alemanha devem ter aprendido muito.

    • O que tem?
      Se a OPA da Sonae à PT tivesse ido para a frente, talvez tivesse sido melhor para todos – menos para o grupo Espírito Santo, claro!
      Mas também é verdade que o governo do Sócrates, embora tendo a golden share, absteve-se na votação dessa OPA.

  8. Claro que a mumia cavaca, o technoforam, o porcas e seus submarinos e mais outros devima urgentemente irem fazer companhia para as células ao lado do socrates. A sociedade assim ficaria mais limpa de escarros.

  9. Sem fim a vista, estes “méga processos”, como lhe chamam; ainda tem belos dias por a frente !…. Neste conjunto de “artistas” em vigarice aperfeiçoada, só é de esperar que um cante um pouco mais alto, para que este lixo de gente, caia como um castelo de cartas. Mas o que mais me preocupa, é como os diversos actores do nosso sistema de justiça. Irão mostrar-se imparciais e sem condescendência no momento de se prenunciarem sobre o veredicto final ??. Mas se isto acontecer vai ser um autentico terramoto para a classe Politica e Empresarial Portuguesa. Tanta corrupção que terá que rebentar algum Dia !

  10. da esquerda a direita e centro tudo corrupto e entao a direita na corrupcao sao mestres no engano basta ver o escavacado que destrui o pais em varias decadas

  11. Não sou defensor de qualquer político que nos tem governado ou se tem governado há mais de 40 anos, no caso Sócrates há coisas muito estranhas, então dizem que tem provas contra ele, tem provas e não há meio de o julgarem? Ou convém que a novela Sócrates vai rodando para alimentar os órgãos de informação? Ou as provas são suposições? Se há provas onde está esse dinheiro que dizem terem provas? Tristeza de Justiça Portuguesa que prefere fazer os julgamentos na praça pública que nos Tribunais que é os locais onde devem ser feitos os julgamentos, tenho nojo desta “justiça” que para uns casos nem uma palavra sai mas de outros casos sai tudo e mais alguma coisa, nojo desta justiça que trata o cidadão uns de 1ª outros de 2ª e o cidadão comum com o a ralé. Perguntar não ofende, vamos ao suponhamos e se o Sócrates sair do julgamento ilibado das acusações? Quem lhe vai pagar o “danos” que lhe causaram tanto na sua vida privada como fora? Julgado já ele foi condenado pela opinião pública, mas e a justiça caso ele seja dado como inocente, que tem a dizer os procuradores os investigadores e os órgão de informação? Estou só a supor como a justiça supões muita coisa sem provas.

  12. EU NEM COMENTO, ESSE SER SÓCRATES DEVERIA ESTAR PRESO E OBRIGADO A DEVOLVER OS MILHÕES ESTE METE-ME NOJO, DESCUPEM-ME VOU VOMITAR… E onde está a Justiça???? LEVOU QUASE Á BANCA RÔTA E FOI O PSD QUE TIROU PORTUGAL DE CAIR NO ABISMO…MALDITO SÓCRATES DEUS NÃO DORME…

RESPONDER

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …

FinCEN Files. Isabel dos Santos e marido envolvidos em investigação aos maiores bancos mundiais

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estão entre os clientes confidenciais de bancos que foram reportados às autoridades norte-americanas, segundo uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). A empresária angolana Isabel dos Santos …

Alojamento local, hotéis e pousadas. Governo anuncia mais 4.500 camas para universitários

Acordos com hotéis e alojamentos locais vão reforçar a oferta de alojamento estudantil depois de uma perda de 15% dos lugares em residências. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar “mais 4.500 …

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …