Sócrates admite pressão da Sonae (e atira ao Governo de Passos Coelho)

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O antigo primeiro-ministro José Sócrates afirmou esta segunda-feira que a única pressão que sentiu na Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a PT foi da Sonae e através do à data CEO da empresa Paulo Azevedo, recusando assim qualquer interferência do antigo banqueiro Ricardo Salgado.

José Sócrates começou esta segunda-feira a ser ouvido, no Tribunal de Instrução Criminal, em Lisboa, no âmbito da Operação Marquês, processo em que é acusado de 31 crimes.

Ivo Rosa, juiz responsável pela instrução do processo, centrou o primeiro de quatro dias de interrogatório nas suspeitas relacionadas com o Grupo Espírito Santo e na alegada influência de José Sócrates na OPA falhada da Sonae sobre a Portugal Telecom (PT) e a venda da Vivo e compra da Oi, conta o semanário Expresso.

Perante o juiz, Sócrates afirmou que foi Paulo Azevedo, filho de Belmiro Azevedo e à data CEO da Sonae, e não Ricardo Salgado a pedir-lhe que o seu Governo votasse a favor da compra da PT pela Sonae, escreve o jornal Público.

Contou o antigo governante, segundo o mesmo diário, que recebeu uma chamada de Paulo Azevedo a pedir-lhe para a Caixa Geral de Depósitos votar a favor da OPA. Durante o depoimento, Sócrates atirou ainda ao Governo que lhe sucedeu: se algum dia a PT esteve capturada pelo GES foi durante o Governo chefiado por Pedro Passos Coelho, disse.

Sócrates negou qualquer influência na OPA falhada, tal como tinha já afirmado antes da acusação ser deduzida. O seu Governo, repetiu citado pelo Eco, tinha “uma posição neutral”, dando ainda conta que não deu qualquer orientação à CGD sobre o negócio.

A acusação sustenta que Sócrates terá sido subornado com 26 milhões de euros para favorecer o grupo liderado por Ricardo Salgado, nomeadamente impedindo o sucesso da OPA do Grupo Sonae à PT, recorda o Expresso.

Questionado sobre este ponto da acusação, o ex-primeiro-ministro mostrou indignação: “Isso é falso, injurioso e uma ignomínia”, reiterou, negando ter recebido qualquer verba do primo José Paulo Pinto de Sousa, que é também arguido no processo, estando acusado de dois crimes de branqueamento de capitais, ambos em co-autoria com José Sócrates, Ricardo Salgado, Helder Bataglia e Carlos Santos Silva.

Detalha ainda o Público que Sócrates disse que quando assumiu o Governo deixou de ver o seu primo, sublinhando nunca ter recebido qualquer montante deste.

Quanto à tese do Ministério Público, Sócrates considerou-a “delirante” e “alucinada“, contendo acusações “absurdas” segundo fontes ouvidas pela Lusa e pela SIC Notícias.

A “mente delirante” de José Maria Ricciardi

Durante o interrogatório, José Sócrates apontou também baterias a José Maria Ricciardi, antigo banqueiro e primo de Ricardo Salgado.

Ouvido em 2017 como testemunha, Ricciardi contou aos procuradores do Ministério Público que Sócrates e Salgado se reuniam com frequência, na época em que o socialista liderava o Governo. Estas reuniões, conta o Público, eram feitas com alguma cautela: ambos ambos deixavam os telemóveis fora das salas onde se encontravam. A mesma versão é apontada pelo jornal Observador, que refere “reuniões secretas”.

“É uma mente delirante”, disse Sócrates, quando confrontado com o depoimento de Ricciardi, que disse também em 2017 que Manuel Pinho foi indicado para ministro da Economia do Governo de José Sócrates pelo próprio Ricardo Salgado.

Quanto às acusações que envolvem Manuel Pinho, Sócrates voltou a negar as acusações de Ricciardi, dizendo sentir-se “estarrecido, injuriado e humilhado” com o depoimento do primo de Ricardo Salgado.

Quando quis falar em particular de Manuel Pinho, Ivo Rosa interrompeu-o, dizendo que a questão da nomeação de Manuel Pinho não faz parte da Operação Marquês.

“Basta olharem para a minha cara”

À saída do interrogatório, que durou cerca de cinco horas, Sócrates não quis prestar declarações, mas mostrou-se satisfeito. Questionado pelos jornalistas sobre a forma como decorreu o interrogatório, o ex-governante exclamou: “Basta olharem para a minha cara”.

José Sócrates volta esta terça-feira ao Tribunal de Instrução Criminal às 14h00. A sessão desta terça-feira deverá debruçar-se nas relações entre o grupo Lena e o antigo primeiro-ministro, segundo apurou a SIC Notícias.

Sócrates será o penúltimo arguido a ser interrogado na fase de instrução, estando previsto que Carlos Santos Silva preste declarações a 27 de novembro. No fim, o juiz Ivo Rosa decide se se os indícios recolhidos pelos procuradores do Ministério Público são suficientes para levar os arguidos a julgamento nos termos exatos da acusação.

A Operação Marquês teve início a 19 de julho de 2013 e culminou na acusação a 28 arguidos – 19 pessoas e nove empresas – a 11 de outubro de 2017 pela prática de 188 de crimes económico-financeiros.

ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Sinceramente duvido que ele esteja inocente mas isso não comprova nada. Por que não o acusam seja lá do que for e apresentam as provas contra ele? Esta novela tuga é mais outra que fede.

  2. Este SOCIOPATA SÓ tem MANIAS e Vive literalmente á custa de TUDO o que ROUBOU aos portugueses. Só acredita nele quem for igual a ele. Haver provas há agora se este juiz vai ter em linha de conta essas mesmas provas é que duvido mt. Ele foi “sorteado” por alguma razão!… Há mt gente que está presa c/ mt menos provas do que as que existem nos processos deste sr.

  3. As provas existem, mas o amigo IVO nem as quer ver. Ainda vai ser declarado inocente e ainda vamos todos nós, contribuintes pagar a indeminização que o salafrário diz que vai pedir ao Governo Português… é preciso ter muita lata, ele e o Ivo… Vergonha mesmo.

  4. Este indivíduo é a coisa mais PESTILENTA que existiu nos 45 anos da democracia. Parece que ninguém segura este fétido pulha.

  5. Se há provas elas devem ser apresentadas pelo Ministério Público. Transformaram tudo isto num circo e não se importaram de quebrar todas as regras comprometendo, dessa forma, a acusação.Comportaram-se como atores de um folhetim barato. Agora não podem ouvir falar em fazer as coisas “by the book”.

  6. Num País de Ladroes sem Justiça onde os Ladroes é que julgam, Nossa senhora do CÈU faz com que a Justiça seja Presa e os Ladroes governem.

  7. Ninguém questiona a pressão feita pela SONAE. Como é que um individuo que não tinha nada ( não se devia dizer isto, pois já morreu) mas foi dito muitas vezes e por muita gente enquanto ele foi vivo.
    Era um simples funcionário da Sonae . Tinha uma pequena empresa que aceitava letras para pagar aos fornecedores e depois transformou-se num dos homens mais ricos de País. Nem quer saber pois não?

    • Pois vão tb investigar como começou a SONAE, talvez os filhos não sejam muito culpados, mas estudaram na Alemanha devem ter aprendido muito.

    • O que tem?
      Se a OPA da Sonae à PT tivesse ido para a frente, talvez tivesse sido melhor para todos – menos para o grupo Espírito Santo, claro!
      Mas também é verdade que o governo do Sócrates, embora tendo a golden share, absteve-se na votação dessa OPA.

  8. Claro que a mumia cavaca, o technoforam, o porcas e seus submarinos e mais outros devima urgentemente irem fazer companhia para as células ao lado do socrates. A sociedade assim ficaria mais limpa de escarros.

  9. Sem fim a vista, estes “méga processos”, como lhe chamam; ainda tem belos dias por a frente !…. Neste conjunto de “artistas” em vigarice aperfeiçoada, só é de esperar que um cante um pouco mais alto, para que este lixo de gente, caia como um castelo de cartas. Mas o que mais me preocupa, é como os diversos actores do nosso sistema de justiça. Irão mostrar-se imparciais e sem condescendência no momento de se prenunciarem sobre o veredicto final ??. Mas se isto acontecer vai ser um autentico terramoto para a classe Politica e Empresarial Portuguesa. Tanta corrupção que terá que rebentar algum Dia !

  10. da esquerda a direita e centro tudo corrupto e entao a direita na corrupcao sao mestres no engano basta ver o escavacado que destrui o pais em varias decadas

  11. Não sou defensor de qualquer político que nos tem governado ou se tem governado há mais de 40 anos, no caso Sócrates há coisas muito estranhas, então dizem que tem provas contra ele, tem provas e não há meio de o julgarem? Ou convém que a novela Sócrates vai rodando para alimentar os órgãos de informação? Ou as provas são suposições? Se há provas onde está esse dinheiro que dizem terem provas? Tristeza de Justiça Portuguesa que prefere fazer os julgamentos na praça pública que nos Tribunais que é os locais onde devem ser feitos os julgamentos, tenho nojo desta “justiça” que para uns casos nem uma palavra sai mas de outros casos sai tudo e mais alguma coisa, nojo desta justiça que trata o cidadão uns de 1ª outros de 2ª e o cidadão comum com o a ralé. Perguntar não ofende, vamos ao suponhamos e se o Sócrates sair do julgamento ilibado das acusações? Quem lhe vai pagar o “danos” que lhe causaram tanto na sua vida privada como fora? Julgado já ele foi condenado pela opinião pública, mas e a justiça caso ele seja dado como inocente, que tem a dizer os procuradores os investigadores e os órgão de informação? Estou só a supor como a justiça supões muita coisa sem provas.

  12. EU NEM COMENTO, ESSE SER SÓCRATES DEVERIA ESTAR PRESO E OBRIGADO A DEVOLVER OS MILHÕES ESTE METE-ME NOJO, DESCUPEM-ME VOU VOMITAR… E onde está a Justiça???? LEVOU QUASE Á BANCA RÔTA E FOI O PSD QUE TIROU PORTUGAL DE CAIR NO ABISMO…MALDITO SÓCRATES DEUS NÃO DORME…

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …