Só o PCP quer o regresso do serviço militar obrigatório

António Cotrim / Lusa

O ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes

Nos últimos tempos, o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, tem lançado para debate uma possível reintrodução do serviço militar obrigatório (SMO), mas nenhum partido com assento parlamentar parece estar disposto a apoiar a iniciativa – a não ser o PCP. 

De acordo com o jornal Público, que avança com a notícia nesta sexta-feira, o ministro tem deixado referências à necessidade de discutir o SMO – é “uma ideia interessante”, chegou mesmo a dizer -, mas os partidos têm-se mostrado divididos quanto ao assunto.

No entanto, os partidos com assento parlamentar não parecem estar convencidos. Segundo apurou o jornal, o Bloco de Esquerda é totalmente contra a ideia. Já o PS e o CDS mostram-se comedidos e dizem que é necessário avaliar e estudar o reforço dos incentivos para aumentar a entrada e permanência nas Forças Armadas. Por sua vez, o PSD não tem uma posição formal, mas há há deputados na Comissão de Defesa que são pessoalmente a favor do SMO, revela o matutino.

Só o PCP é que tem uma posição mais vincada sobre o assunto. Os comunistas não só defendem a reintrodução do SMO, como a necessidade de repensar todo o sistema de incentivos das Forças Armadas.

Rui Fernandes, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, lembrou que os salários são muito baixos – um recruta ganha 196 euros mensais, por exemplo – pelo que é preciso, “efetivamente”, promover a equivalência e a certificação dos cursos frequentados nas Forças Armadas com os civis, defendeu em declarações ao diário.

O dirigente recordou também que o partido se opôs ao fim do SMO, mas a reintrodução “não se faz num golpe de mágica” nem pode ser equacionada “numa visão instrumental, porque se precisa de dez mil militares, porque é preciso combater o terrorismo ou fazer regressar os valores” da pátria.

Rui Fernandes considera ainda que o regresso do SMO deverá ser feito “com tempo”. E, para isso, é necessário estudar as “condições de logística e formação, identificar necessidades”. “Talvez demore mais tempo a repor do que levou a acabar com ele”, afirmou o dirigente comunista.

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. se o PCP está contra s gastos desnecessarios, ao entrar o SMO as despesas vao aumentar
    será que o PCP quer dar “tachos” a alguns amigos oficiais?
    da UE devemos ser o pais com menos tropas mas com dobro ou triplo de oficias
    para miM está bem assim. voluntariado

  2. Sou terapeuta do comportamento e cada vez estou mais convencido de que, com o serviço militar obrigatório o País iria melhorar muito nos campos da ética, da resistência à frustração, obrigação e sentido do dever, reconhecimento dos limites e liberdades -próprias e alheias-, etc., o que, paralelamente, permitiria ao Estado e à Sociedade em geral poupar na justiça, educação e saúde.
    Os défices apresentados pela grande maioria dos jovens e adultos que me procuram -sobretudo do género masculino- têm-me levado a concluí-lo.

RESPONDER

"Síndrome do Inverno." Investigadores na Antártida em estado de hibernação psicológica

Os investigadores da Antártida entram em estado de "hibernação psicológica" para lidar com o stress provocado pela escuridão constante e o isolamento típicos do inverno a latitudes extremas. Passar longos períodos de tempo em isolamento e …

Cientistas revelam pela primeira vez como é o polo norte do Sol

Embora existam muitas missões da Agência Espacial Europeia (ESA) com o objetivo de analisar o nosso astro, a maioria das sondas tem focado as suas observações nas regiões equatoriais, deixando os polos relativamente inexplorados - …

Sporting vs Aves | Furacão Keizer volta a atacar

O Sporting deu seguimento ao bom momento que atravessa e goleou o Desportivo das Aves, no Estádio José Alvalade, por 4-1. Os visitantes até marcaram primeiro, mas dois golos no final da primeira parte e …

Ratos e pombos estão a substituir espécies emblemáticas

Animais como ratos e pombos estão a tomar o lugar de outros, como tigres, que apenas conseguem sobreviver em certos habitats. A agricultura e a construção está a favorecer as mesmas espécies em todos os …

Em sete anos, Comissão de Ética não advertiu um único deputado

Nos últimos sete anos, a Comissão de Ética foi chamada a pronunciar-se 52 vezes sobre incompatibilidades e impedimentos de deputados, mas nunca encontrou nenhuma. Segundo o Diário de Notícias, nas duas últimas legislaturas, a subcomissão parlamentar …

Pai castiga filha por praticar bullying e obriga-a a ir a pé para a escola

Depois de ter sido suspensa da escola por bullying, o pai de Kristen decidiu dar-lhe uma lição: castigou a filha obrigando-a a percorrer oito quilómetros até à escola. Kristen gozava com os colegas da escola. À …

Professora disse aos alunos que o Pai Natal não existia. Foi despedida

Uma professora substituta, numa cidade americana, já não vai voltar a ser chamado para dar aulas - além do Pai Natal, também "matou" o Coelhinho da Páscoa e a Fada dos Dentes. Por todo o país, …

Dinossauro desconhecido estava escondido em opalas da Austrália

Opalas encontradas por mineiros numa área deserta da Austrália acabaram por ser fragmentos de fóssil de uma espécie de dinossauro desconhecida até agora. Batizado como Weewarrasaurus pobeni, em honra do campo de opalas Wee Warra, que …

Descoberta espécie de salamandra que respira através de "árvores de Natal"

Uma equipa de biólogos norte-americanos identificou uma nova espécie de salamandra num anfíbio que, até agora, só foi encontrado em três locais nos estados norte-americanos da Flórida e do Alabama.  De acordo com a Universidade Estadual …

O maior puzzle do Mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …