Só o PCP quer o regresso do serviço militar obrigatório

António Cotrim / Lusa

O ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes

Nos últimos tempos, o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, tem lançado para debate uma possível reintrodução do serviço militar obrigatório (SMO), mas nenhum partido com assento parlamentar parece estar disposto a apoiar a iniciativa – a não ser o PCP. 

De acordo com o jornal Público, que avança com a notícia nesta sexta-feira, o ministro tem deixado referências à necessidade de discutir o SMO – é “uma ideia interessante”, chegou mesmo a dizer -, mas os partidos têm-se mostrado divididos quanto ao assunto.

No entanto, os partidos com assento parlamentar não parecem estar convencidos. Segundo apurou o jornal, o Bloco de Esquerda é totalmente contra a ideia. Já o PS e o CDS mostram-se comedidos e dizem que é necessário avaliar e estudar o reforço dos incentivos para aumentar a entrada e permanência nas Forças Armadas. Por sua vez, o PSD não tem uma posição formal, mas há há deputados na Comissão de Defesa que são pessoalmente a favor do SMO, revela o matutino.

Só o PCP é que tem uma posição mais vincada sobre o assunto. Os comunistas não só defendem a reintrodução do SMO, como a necessidade de repensar todo o sistema de incentivos das Forças Armadas.

Rui Fernandes, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, lembrou que os salários são muito baixos – um recruta ganha 196 euros mensais, por exemplo – pelo que é preciso, “efetivamente”, promover a equivalência e a certificação dos cursos frequentados nas Forças Armadas com os civis, defendeu em declarações ao diário.

O dirigente recordou também que o partido se opôs ao fim do SMO, mas a reintrodução “não se faz num golpe de mágica” nem pode ser equacionada “numa visão instrumental, porque se precisa de dez mil militares, porque é preciso combater o terrorismo ou fazer regressar os valores” da pátria.

Rui Fernandes considera ainda que o regresso do SMO deverá ser feito “com tempo”. E, para isso, é necessário estudar as “condições de logística e formação, identificar necessidades”. “Talvez demore mais tempo a repor do que levou a acabar com ele”, afirmou o dirigente comunista.

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. se o PCP está contra s gastos desnecessarios, ao entrar o SMO as despesas vao aumentar
    será que o PCP quer dar “tachos” a alguns amigos oficiais?
    da UE devemos ser o pais com menos tropas mas com dobro ou triplo de oficias
    para miM está bem assim. voluntariado

  2. Sou terapeuta do comportamento e cada vez estou mais convencido de que, com o serviço militar obrigatório o País iria melhorar muito nos campos da ética, da resistência à frustração, obrigação e sentido do dever, reconhecimento dos limites e liberdades -próprias e alheias-, etc., o que, paralelamente, permitiria ao Estado e à Sociedade em geral poupar na justiça, educação e saúde.
    Os défices apresentados pela grande maioria dos jovens e adultos que me procuram -sobretudo do género masculino- têm-me levado a concluí-lo.

  3. Isto será porque só o PCP sabe o que o país precisa e o que de bom traria o SMO.
    Eu fiz o SMO. E sou sempre orgulhoso daquela que será a minha casa para sempre; onde fiz amigos, irmãos de armas e onde encontrei homens/líderes que me ensinaram a liderar e, muito importante, a obedecer.
    Tirando tudo isso, já que o Carlos Silva já falou dos aspectos do comportamento, falo dos aspectos económicos.
    Eu vi todas as semanas combóios da CP a abarrotar de jovens, portanto a CP dava lucros.
    Eu vi dezenas da camionetas de passageiros carregadas de militares de e para Lisboa. Muitas empresas de transportes públicos davam lucros.
    Eu vi milhares de jovens vestidos de igual. Muitas fábricas de tecidos e de confecções davam lucros.
    Eu vi, em operacionais, muitos jovens a comer conservas nacionais. Muitas fábricas de conservas geravam lucros.
    Eu vi, em Lisboa, no Porto e no Entroncamento, empregados de restaurantes a correr como loucos para atenderem aqueles jovens que procuravam por uma comida “mais normal” depois de saírem dos quartéis. Muitos restaurantes geram lucros.
    Eu vi jovens que não sabiam fazer nada, a saírem da tropa enfermeiros, escriturários, motoristas, cozinheiros, mecânicos, electricistas,… e por aí fora. Prontos para gerarem aumentos ao PIB do nosso país.
    Eu vi muitos lucros a gerarem riqueza e impostos para o nosso país.
    Quem não deseja o SMO para Portugal, não faz ideia do bem que isso nos traz.

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …