//

Com a estreia do Chega, já só há três países sem extrema-direita na União Europeia

4

Irlanda, Luxemburgo e Malta são os únicos países da União Europeia sem extrema-direita na Assembleia da República. Até este domingo, Portugal fazia parte deste grupo, mas com a eleição de André Ventura, do Chega, a extrema-direita chega também ao Parlamento português.

O jornal Público dá conta deste cenário europeu, frisando que os três países sem extrema-direita vão a eleições para a Assembleia da República em breve: Irlanda em 2020, Luxemburgo em 2021 e Malta em 2022.

O Chega reuniu os votos de 66.442 eleitores portugueses, conseguindo eleger um deputado. Só na capital, o Chega, formado em abril deste ano, arrecadou 22.053 votos.

Segundo o portal EyeData, o Chega teve melhores resultados nas eleições legislativas de domingo onde há menos poder de compra, serviços de saúde, sendo a criminalidade mais baixa que no resto do país.

No fim da noite eleitoral, André Ventura destacou o “feito histórico” do partido, “o mais votado dos partidos pequenos”, e rejeitou acordos para formar Governo.

O Chega devolveu “a esperança a um país que não a tinha”, afirmou. “O dr. António Costa escusa sequer de me contactar, porque não vale a pena”, reiterou André Ventura, acrescentando também que “está fora de questão” qualquer acordo com PSD e CDS.

Em entrevista ao ZAP, no âmbito das eleições deste domingo, André Ventura descreveu o seu partido como “a voz do descontentamento com o sistema“. O líder garantia que o Chega iria chegar à Assembleia da República para “criar uma nova direita” e para ser a voz da oposição que não tem medo e “que não se calará”.

ZAP //

4 Comments

  1. Ganda palhaço… Mascarou-se à Donald Trump com a mesma roupa, pra tentar identificar-se com o político mais mentecapto e mau caracter da história. Conseguiu!

  2. só democratas por aqui 😉

    chamar o CHEGA de extrema-direita é do mais rídiculo que existe, mas já agora não parem, pq não chamar de extrema-esquerda ao BE, PAN, LIVRE, entre outros que na realidade são a maioria cá no burgo.

    realmente foi pena o camarada Álvaro não nos ter levado para o paraíso socialista da URSS, podia ser que agora o pessoal tivesse juízo, assim infelizmente não o têm.

  3. Plenamente de acordo. Subscrevo tudo o que disse! Quer dizer que o Chega é extrema direita, e o PCP, B.E., PAN e LIVRE, são o quê?
    Que imprensa tendenciosa!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.