Com a estreia do Chega, já só há três países sem extrema-direita na União Europeia

Irlanda, Luxemburgo e Malta são os únicos países da União Europeia sem extrema-direita na Assembleia da República. Até este domingo, Portugal fazia parte deste grupo, mas com a eleição de André Ventura, do Chega, a extrema-direita chega também ao Parlamento português.

O jornal Público dá conta deste cenário europeu, frisando que os três países sem extrema-direita vão a eleições para a Assembleia da República em breve: Irlanda em 2020, Luxemburgo em 2021 e Malta em 2022.

O Chega reuniu os votos de 66.442 eleitores portugueses, conseguindo eleger um deputado. Só na capital, o Chega, formado em abril deste ano, arrecadou 22.053 votos.

Segundo o portal EyeData, o Chega teve melhores resultados nas eleições legislativas de domingo onde há menos poder de compra, serviços de saúde, sendo a criminalidade mais baixa que no resto do país.

No fim da noite eleitoral, André Ventura destacou o “feito histórico” do partido, “o mais votado dos partidos pequenos”, e rejeitou acordos para formar Governo.

O Chega devolveu “a esperança a um país que não a tinha”, afirmou. “O dr. António Costa escusa sequer de me contactar, porque não vale a pena”, reiterou André Ventura, acrescentando também que “está fora de questão” qualquer acordo com PSD e CDS.

Em entrevista ao ZAP, no âmbito das eleições deste domingo, André Ventura descreveu o seu partido como “a voz do descontentamento com o sistema“. O líder garantia que o Chega iria chegar à Assembleia da República para “criar uma nova direita” e para ser a voz da oposição que não tem medo e “que não se calará”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ganda palhaço… Mascarou-se à Donald Trump com a mesma roupa, pra tentar identificar-se com o político mais mentecapto e mau caracter da história. Conseguiu!

  2. só democratas por aqui 😉

    chamar o CHEGA de extrema-direita é do mais rídiculo que existe, mas já agora não parem, pq não chamar de extrema-esquerda ao BE, PAN, LIVRE, entre outros que na realidade são a maioria cá no burgo.

    realmente foi pena o camarada Álvaro não nos ter levado para o paraíso socialista da URSS, podia ser que agora o pessoal tivesse juízo, assim infelizmente não o têm.

  3. Plenamente de acordo. Subscrevo tudo o que disse! Quer dizer que o Chega é extrema direita, e o PCP, B.E., PAN e LIVRE, são o quê?
    Que imprensa tendenciosa!

RESPONDER

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …