Com a estreia do Chega, já só há três países sem extrema-direita na União Europeia

Irlanda, Luxemburgo e Malta são os únicos países da União Europeia sem extrema-direita na Assembleia da República. Até este domingo, Portugal fazia parte deste grupo, mas com a eleição de André Ventura, do Chega, a extrema-direita chega também ao Parlamento português.

O jornal Público dá conta deste cenário europeu, frisando que os três países sem extrema-direita vão a eleições para a Assembleia da República em breve: Irlanda em 2020, Luxemburgo em 2021 e Malta em 2022.

O Chega reuniu os votos de 66.442 eleitores portugueses, conseguindo eleger um deputado. Só na capital, o Chega, formado em abril deste ano, arrecadou 22.053 votos.

Segundo o portal EyeData, o Chega teve melhores resultados nas eleições legislativas de domingo onde há menos poder de compra, serviços de saúde, sendo a criminalidade mais baixa que no resto do país.

No fim da noite eleitoral, André Ventura destacou o “feito histórico” do partido, “o mais votado dos partidos pequenos”, e rejeitou acordos para formar Governo.

O Chega devolveu “a esperança a um país que não a tinha”, afirmou. “O dr. António Costa escusa sequer de me contactar, porque não vale a pena”, reiterou André Ventura, acrescentando também que “está fora de questão” qualquer acordo com PSD e CDS.

Em entrevista ao ZAP, no âmbito das eleições deste domingo, André Ventura descreveu o seu partido como “a voz do descontentamento com o sistema“. O líder garantia que o Chega iria chegar à Assembleia da República para “criar uma nova direita” e para ser a voz da oposição que não tem medo e “que não se calará”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ganda palhaço… Mascarou-se à Donald Trump com a mesma roupa, pra tentar identificar-se com o político mais mentecapto e mau caracter da história. Conseguiu!

  2. só democratas por aqui 😉

    chamar o CHEGA de extrema-direita é do mais rídiculo que existe, mas já agora não parem, pq não chamar de extrema-esquerda ao BE, PAN, LIVRE, entre outros que na realidade são a maioria cá no burgo.

    realmente foi pena o camarada Álvaro não nos ter levado para o paraíso socialista da URSS, podia ser que agora o pessoal tivesse juízo, assim infelizmente não o têm.

  3. Plenamente de acordo. Subscrevo tudo o que disse! Quer dizer que o Chega é extrema direita, e o PCP, B.E., PAN e LIVRE, são o quê?
    Que imprensa tendenciosa!

RESPONDER

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …

Governo faz ultimato: empresas têm 30 dias para regularizar fundos europeus parados (ou devolver dinheiro)

O Governo vai dar 30 dias para que as empresas que têm fundos comunitários parados regularizem a situação. Findo esse período, terão de devolver o dinheiro. José Mendes, secretário de Estado do Planeamento, garantiu, em entrevista …

Pelo menos 58 mortos em naufrágio ao largo da Mauritânia

Pelo menos 58 pessoas morreram, esta quinta-feira, num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia. Pelo menos 58 migrantes morreram num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). …