Só em Wembley é que a Inglaterra ganha “jogos a doer”, em Europeus

Laurence Griffiths / EPA

Vitória frente à Alemanha repetiu o sucesso de 1996, quando o jogo também decorreu no mítico estádio inglês. Percurso da Inglaterra em Europeus não é famoso.

Quem viu o jogo entre Inglaterra e Alemanha (2-0), relativo aos oitavos-de-final do Euro 2020, pode ter pensado que os adeptos ingleses estavam a exagerar nos festejos. Festejaram os golos atirando-se literalmente uns para cima dos outros e fazendo tremer as bancadas, celebraram um corte como se fosse um golo, assinalaram um bloqueio como se estivessem a levantar um troféu.

Há dois motivos para esse cenário: o adversário era a Alemanha, rival de há muitas décadas (num contexto que vai muito para além do desporto), e a Inglaterra só tinha vencido uma vez em jogos a eliminar, em toda a história dos Europeus de futebol. E os ingleses já participaram em 10 Europeus, contando com o atual.

Na sua primeira aparição, em 1968, só havia meias-finais, 3.º/4.º lugar e final. A Inglaterra, campeã mundial na altura, perdeu na meia-final, contra a Jugoslávia. Conseguiu chegar ao pódio porque depois derrotou a União Soviética.

Depois a Inglaterra voltou a falhar dois Europeus seguidos (tal como nos dois primeiros da história). Regressou ao torneio em 1980 mas aí não havia jogos a eliminar: dois grupos e final, logo a seguir. Não foi além do seu grupo.

Em 1988 também não passou da fase de grupos, não tendo chegado às meias-finais, portanto. O registo foi igual em 1992.

A única exceção até esta terça-feira decorreu no dia 22 de junho de 1996. No Estádio Wembley a Inglaterra venceu a Espanha – só nas grandes penalidades – num dos jogos dos quartos-de-final.

Quatro anos depois, e no grupo de Portugal, a Inglaterra voltou a não superar a primeira fase.

Em 2004… Ricardo e as suas luvas, pois. Os ingleses passaram a fase de grupos mas perderam logo nos quartos-de-final frente a Portugal.

Fora do Euro 2008, em 2012 a Inglaterra repetiu o percurso do Europeu realizado em Portugal: sucesso na fase de grupos mas eliminada nos quartos-de-final, dessa vez contra a Itália.

Em 2016, nos oitavos-de-final a Inglaterra perdeu contra a Islândia, na maior surpresa de sempre em Europeus de futebol.

Chegou o Euro 2020 e chegou a segunda vitória em fase a eliminar. Contra a Alemanha e… em Wembley, tal como em 1996.

A Inglaterra é uma das seleções com mais presenças em fases finais de Europeus. Surge no quarto posto, empatada com vários países. Mas, entre o top-10 das seleções que estiveram mais vezes neste torneio, a Inglaterra é a única que nunca foi campeã da Europa.

Alías, o único grande título internacional que a Inglaterra tem é o Mundial de 1966, disputado… em Inglaterra. Sim, a final foi em Wembley.

Wembley já recebeu 15 jogos da seleção inglesa, em grandes competições. Lá, a Inglaterra nunca perdeu.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.