As 11 maiores surpresas de sempre nos Europeus de futebol

Miguel A. Lopes / Lusa

Após o arranque de mais uma edição do Campeonato da Europa de Futebol, adicionamos uma escolha à lista proveniente de Londres.

O Europeu 2020 de futebol começa nesta sexta-feira e vai ser disputado em 11 cidades, de 11 países. Assim, no dia do jogo de abertura (Itália-Turquia), deixamos aqui 11 momentos inesperados da história deste torneio.

O primeiro Europeu realizou-se em 1960 e, desde então, já se disputou 15 vezes. Alemanha e Espanha estão no topo do histórico, com três conquistas cada, numa lista que inclui Portugal, que venceu a última edição.



E é por aí que começamos: a conquista do Europeu 2016 por parte de Portugal. Pouca gente colocou a seleção portuguesa na lista de favoritos, especialmente depois de um Mundial 2014 em que Portugal se ficou apenas pela fase de grupos. E ainda menos gente apostaria no verde e vermelho, depois de três empates em três jogos já em solo francês. Mesmo assim, e com seis empates (nos 90 minutos) em sete jogos, e mesmo enfrentando a anfitriã e poderosa França na final, Portugal foi campeão europeu.

Depois, centramo-nos na lista de 10 surpresas elaborada pela BBC, em parceria com a Gracenote, empresa especialista em dados desportivos. Curiosamente, o artigo da BBC começa por destacar precisamente o Europeu 2016, no qual quase um terço (29%) dos jogos foi ganho pela seleção que não era favorita – e essa percentagem inclui a vitória de Portugal contra a França, na final.

A enumeração das surpresas foca-se nos números, nas probabilidades de vitória (pré-jogo) da seleção que ganhou o jogo em causa. A lista é inglesa e é encabeçada por um jogo…da Inglaterra. Precisamente no último Europeu: a Islândia só tinha 17,4% de probabilidade de vencer os ingleses mas ganhou mesmo por 2-1, nos oitavos de final. Foi uma das derrotas mais humilhantes de sempre para a seleção inglesa.

No segundo lugar, recordamos o Europeu realizado em Portugal, em 2004. Nos quartos de final, e na caminhada até ao título, a Grécia derrotou a França (campeã europeia, na altura) por 1-0, quando só tinha 19,1% de probabilidade de sucesso.

A fechar o pódio, novamente os quartos de final e novamente o Europeu 2016: o País de Gales venceu a forte Bélgica por 3-1, apresentando 19,6% de probabilidade de vitória, antes do jogo.

No Europeu 2000 a Turquia conseguiu, pela primeira vez, ultrapassar a fase de grupos de um grande torneio, quando venceu a Bélgica (19,7%) por 2-0. Tal como no exemplo anterior, do País de Gales, o percurso da Turquia terminou na partida seguinte, quando perdeu frente a Portugal.

Em 2012, no grupo de Portugal, a Dinamarca surpreendeu (19,9%) quando levou a melhor sobre a Holanda, vice-campeã mundial, por 1-0.

No Europeu 1992 a Escócia (21,2%) ganhou por 3-0 contra a seleção temporária da Comunidade dos Estados Independentes, que substituiu a União Soviética nesta edição.

Novamente o Europeu 2016, o torneio das surpresas: fase de grupos, triunfo da Irlanda do Norte (21,3%) sobre a Ucrânia por 2-0.

No oitavo posto encontramos Portugal e a derrota contra a Grécia no jogo de abertura do Europeu 2004. Os gregos ganharam por 2-1 e tinham apenas 21,4% de probabilidade de vitória antes desse duelo no Estádio do Dragão.

Em 1984 a Espanha derrotou a República Federal da Alemanha por 1-0, na fase de grupos, com 21,% de probabilidades.

A fechar a lista está o exemplo mais distante: a meia-final do Europeu 1968 ganha pela Jugoslávia, contra a campeã mundial Inglaterra, por 1-0 (com 21,9% antes do jogo).

Refira-se que a vitória da Grécia sobre Portugal na final do Europeu 2004 também era pouco provável (terá sido o resultado mais surpreendente de sempre numa final de um Europeu), mas os 24,5% de probabilidade para os gregos não chegaram para ficar neste top-10.

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pandora Papers. Presidente do Chile enfrenta processo de destituição por suspeitas de corrupção

As revelações dos Pandora Papers envolvem o presidente chileno, Sebastian Piñera, na venda de uma empresa de minério nas Ilhas Virgens Britânicas através de uma companhia detida pelos seus filhos. Depois de ver o seu …

Orçamento tem almofada de 243 milhões para novos funcionários públicos

O Ministério das Finanças vai ter, no próximo ano, uma almofada financeira de cerca de 243,2 milhões de euros para ser usada na contratação de funcionários públicos em qualquer área governativa. De acordo com o Jornal …

Controvérsia no Dragão: FC Porto fala em prémio de 15 milhões, agente de Otávio diz que "nem um euro"

No Relatório e Contas da SAD portista, o clube diz que o prémio de assinatura da renovação de Otávio foi de quase 15 milhões de euros. O agente do jogador diz que o luso-brasileiro não …

Ameaças, "bluffs" negociais, recados e um aviso sério de Marcelo. As contas do OE2022 nos bastidores

PCP e Bloco de Esquerda ameaçam chumbar a proposta do Governo do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022), mas pode ser só um "bluff" negocial. Enquanto isso, vários ministros pressionam os aliados da esquerda, com …

Humanos usaram tabaco nove mil anos antes do que se pensava

Novas evidências arqueológicas sugerem que as pessoas do continente americano usam tabaco há pelo menos 12.300 anos, descoberta que atrasa a adoção cultural desta planta em cerca de nove mil anos. De acordo com o site …

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

"Espírito anti-Costa" no Porto. Feridas das autárquicas não saram, mas Barbosa Ribeiro sai revitalizado

O processo autárquico no Porto foi atribulado, mas o pós-eleições não tem sido mais sereno. António Costa e Manuel Pizarro foram duramente criticados, enquanto Tiago Barbosa Ribeiro recebeu vários elogios. Na primeira reunião da concelhia do …

"É inconstitucional". Englobamento fiscal obrigatório encolhe alguns rendimentos líquidos

O englobamento fiscal obrigatório para contribuintes no último escalão do IRS leva a que tenham um rendimento líquido menor do que outros contribuintes com um rendimento bruto mais baixo. O Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) …

Os ataques de asma costumam ser mais fortes à noite. Agora, já sabemos porquê

Um novo estudo veio confirmar finalmente aquilo que já há muito se sabia e a resposta está no relógio interno do nosso corpo. Num ataque de asma, as vias respiratórias nos pulmões começam a fechar, o …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rio pede adiamento das diretas no PSD. Quer estar em condições de combater "taco a taco" com o PS

O Conselho Nacional do PSD reúne-se esta quinta-feira, com a marcação das diretas e do Congresso na agenda. Rui Rio fez um pedido de última hora para que só aconteça depois da votação do …

Governo aponta para salário mínimo nacional de 700 euros

Ministro das Finanças e ministra de Estado e da Presidência anteviram aumento semelhante ao dos últimos dois anos, abrindo ainda caminho à possibilidade de o valor aumentar durante as negociações com sindicatos e patrões. Em linha …