Só 2% dos portugueses contam passar férias fora do país

Joseolgon / Wikimedia

Praia dos Caneiros, em Lagoa, no Algarve

Segundo uma sondagem da Pitagórica, a maioria dos portugueses está a evitar marcar férias a longo prazo, devido à pandemia de covid-19.

A pandemia de covid-19 veio alterar os planos da grande maioria dos portugueses. De acordo com o último barómetro da Pitagórica, para o Jornal de Notícias, cerca de 85% dos inquiridos acreditam que pode ocorrer um novo pico de infeção e só 10% consideram tal cenário uma hipótese remota ou inexistente.

Ao que tudo indica, o “novo normal” vai manter-se durante muito tempo na vida dos portugueses. Aliás, 36% dos inquiridos garantem que, enquanto não houver vacina, não irão retomar as rotinas do passado, o que revela que, apesar do desconfinamento, muitas pessoas têm receio de ir jantar fora ou até mesmo ir à praia.

Mais de metade dos inquiridos (56%) assume que uma vacina demorará mais de dois anos até sair dos laboratórios; 7% anteveem uma resposta em menos de seis meses; 12% esperam uma resposta até ao prazo de um ano e 3% admitem mesmo um cenário em que os cientistas não consigam desenvolver uma vacina.

Assim sendo, serão muito poucos os portugueses a sair do país para passar férias este ano. Segundo o barómetro da Pitagórica, dos inquiridos que já tinham planeado viajar para fazer férias no estrangeiro (25%), apenas 2% mantêm a mesma intenção.

Além disso, 73% dos inquiridos consideram pouco provável viajar para fora do país e 55% dizem que só em 2021 é que essa possibilidade se voltará a colocar.

A higienização e desinfeção das mãos é a medida preventiva mais popular relativa a cuidados em férias (73%) e um em cada cinco portugueses admite levar máscara para a praia ou piscina.

Em relação a rotinas no espaço público, 90% dos inquiridos assumiram ter abdicado de qualquer tipo de cumprimento fora de casa e 42% também aplicaram a mesma intransigência no domicílio, com a família mais próxima.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desfile do 25 de Abril vai voltar à Avenida da Liberdade. Participantes têm de registar-se

O tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril de 1974 vai regressar à Avenida da Liberdade, com algumas regras definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), confirmou esta terça-feira à Lusa o coronel Vasco Lourenço. O presidente …

MP e Sócrates pedem anulação da decisão de Ivo Rosa na Operação Marquês

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates pedem a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês, considerando que houve uma "alteração substancial dos factos". Os procuradores …

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio, considerada a versão mais leve de um átomo daquele elemento. Os investigadores realçam que a sua produção "é muito difícil". Uma equipa de investigadores produziu a …

Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador. Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é …

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …