PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

Tiago Petinga / Lusa

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido.

Se as eleições diretas no PSD fossem hoje, só 15,8% dos militantes do partido poderiam votar. Segundo os dados divulgados esta terça-feira pela secretaria-geral o partido, dos 106.328 militantes ativos, só 16.812 têm a quota válida pata participarem na eleição do próximo líder. Isto significa que menos de 2 em cada 10 militantes podia participar.

O partido de Rui Rio decidiu divulgar estes dados para que todos os militantes possam controlar o volume de pagamento de quotas e, desta forma, o número de militantes com capacidade eleitoral.

No Twitter, Hugo Carneiro, secretário-geral adjunto do PSD, disse que, “pela primeira vez na história do partido”, é divulgado o número de militantes ativos, de quotas pagas, aderentes à nova aplicação do PSD e os pedidos de referência, estando tudo discriminado por distrital. “Transparência!“, conclui.

Segundo o Observador, o PSD informa ainda que recebeu mais de 10.000 pedidos de referência multibanco para pagar as quotas por SMS.

Luís Montenegro, principal adversário do atual líder do partido, defende que todos os militantes (os que têm as quotas pagas e os que não têm) deviam poder votar nas diretas de 11 de janeiro de 2020.

Se as eleições fossem hoje, as distritais tinham um número de militantes muito baixo para votar. Ainda de acordo com o matutino, desde que chegou à liderança do PSD que Rui Rio tem um plano para combater os caciques, tendo dificultado o pagamento de quotas por atacado. Durante a sua liderança, foi criado um sistema em que apenas o próprio militante, do seu telefone pessoal (ou do número fornecido junto do PSD) pode pedir a referência.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …