Edward Snowden vai ter de devolver lucros de livros ao Governo dos EUA

Laura Poitras / Wikimedia

O antigo funcionário da NSA, Edward Snowden, que vazou detalhes sobre os programas de vigilância dos EUA em 2013, vai ter de pagar ao Governo dos EUA as receitas do seu livro, “Permanent Record”, que foi colocado à venda em setembro.

Acontece que, quando o livro foi publicado, o Departamento de Justiça do país imediatamente entrou com uma ação contra Snowden, alegando a violação de acordos de não divulgação e vários contratos de trabalho que ele tinha assinado com a CIA e a NSA.

De acordo com o que determinou o juiz federal dos EUA Liam O’Grady, estes acordos fizeram com que Snowden fosse obrigado a enviar o livro para ser visto e aprovado pelo Governo dos EUA antes da publicação. Basicamente, os acordos de não divulgação e a revisão pré-publicação são idealizados para impedir a exposição de informações de segurança nacional.

Como Snowden não submeteu o livro a essa avaliação, o Departamento de Justiça argumentou que ele simplesmente não deveria receber benefícios monetários por violar a confiança depositada nele.

Em resposta a tudo isto, Snowden argumentou que os EUA violaram os seus próprios acordos de sigilo antes da publicação do livro, sugerindo que não fariam a revisão dos materiais de Snowden de boa fé e dentro de um prazo razoável.

Tendo isso em mente, o juiz O’Grady escreveu: “A publicação de ‘Permanent Record’ por Snowden, sem submissão prévia à revisão antes da publicação, violou os acordos de sigilo da CIA e da NSA e os deveres fiduciários estabelecidos nesses acordos. Como os acordos de sigilo da CIA e da NSA proíbem a publicação não autorizada de certas informações, o Governo tem o direito de fazer um julgamento sumário quanto à contagem 1″, disse ele, referindo-se à publicação do livro.

O livro de memórias de Edward Snowden foi lançado no último mês de setembro, contando a sua jornada ao expor documentos secretos dos Estados Unidos, a sua extradição e perseguição. O autor acabou por ser processado pelo país por não ter enviado o documento com o conteúdo do livro para análise prévia.

ZAP // Canaltech

PARTILHAR

RESPONDER

FBI prende Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein

A ex-namorada de Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell, foi esta quinta-feira detida pelo FBI. A mulher de 58 anos é acusada de ajudar a montar uma rede de tráfico de mulheres. O FBI deteve, esta quinta-feira, Ghislaine …

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …