SNMMP promete greve cirúrgica caso acordo com a Antram falhe

Carlos Barroso / Lusa

Caso as negociações entre o SNMMP e a Antram falhem, o sindicato poderá voltar a fazer greve. Rui Rio acusou o Governo de montar “um circo com fins eleitorais”.

Depois de no domingo o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) ter anunciado o fim da greve, a moção aprovada em plenário prevê a possibilidade de greves cirúrgicas caso as negociações com a Antram falhem. Estas serão feitas às horas extraordinárias e nos feriados e fins-de-semana.

“Tendo em conta que estão reunidas as condições para podermos negociar com a Antram e com o Governo, foi deliberado hoje, aqui no nosso plenário, desconvocar a greve”, disse Pedro Pardal Henriques à saída da reunião de domingo.

Francisco São Bento, presidente do SNMMP, adiantou que uma nova greve pode vir a ser convocada, caso a Antram “demonstre uma postura intransigente na reunião do próximo dia 20 de agosto”.

Caso isto se verifique, a moção prevê “mandatar a direção do SNMMP para continuar a desencadear todas as diligências consideradas necessárias na defesa dos motoristas de matérias perigosas, inclusive recorrendo à medida mais penalizante, a convocação de greves as horas extraordinárias, fins-de-semana e feriados até que os interesses dos motoristas sejam efetivamente assegurados”.

Com a desconvocação da greve, o António Costa anunciou que o estado de crise energética acaba ao primeiro minuto desta terça-feira e que os postos REPA terminam já esta segunda às 10h. O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que os consumidores podem adquirir até 25 litros de combustível, mais dez do que durante o período de greve, e que a situação de crise energética termina à meia-noite.

Esta terça-feira, o SNMMP reúne-se com a Antram para negociar um acordo entre patrões e trabalhadores. Esta reunião será mediada pelo Governo.

“Circo com fins eleitorais”

Rui Rio não tardou a reagir ao anúncio do fim da greve dos motoristas de matérias perigosas, tecendo duras críticas à atuação do Governo.

Bastou o Governo parar com a dramatização e com as ameaças, e tudo se começou a resolver. Tal como com o dossier dos professores antes das europeias, voltamos a assistir ao exagero e à montagem de um circo com fins eleitorais — ao Governo a servir o PS em vez de servir Portugal”, escreveu o presidente do PSD no Twitter.

Num outro tweet, o social-democrata saudou os motoristas pela decisão de pôr um fim à greve e conseguirem voltar à mesa de negociações com os patrões. “O Governo, colado à Antram, procurou aproveitar-se destes profissionais para tentar obter ganhos eleitorais. Não é politicamente aceitável e prejudicou desnecessariamente o País”, escreveu ainda.

Segundo o jornal Expresso, também António Costa recorreu às redes sociais para saudar os motoristas pelo fim da paralisação. “Saúdo a decisão da desconvocação da greve dos motoristas de matérias perigosas, formulando votos de sucesso para o diálogo que agora se retoma entre as partes”, partilhou o primeiro-ministro no Twitter, este domingo.

Costa deixou ainda uma palavra de apreço aos portugueses, por terem lidado civilmente e de forma pacífica com situação; às Forças Armadas, de Segurança e todos os agentes de proteção civil pelo contributo dado para minimizar os impactos da greve; e deixou ainda uma palavra de reconhecimento aos seus colegas do Governo pelo seu permanente empenho.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente acabou a ‘palhaçada’ do SNMMP – Já chega de aturar o Pedro Pardal Henriques, as tretas e ameaças.

    Este individuo é o único a necessitar de protagonismo, ameaças e afins, isto quando os outros dois sindicatos já tinham entrado em acordo.

  2. O Pardel ficou descaraterizado , desprestigiado e marginalizado tendo em conta que as suas ameças e diferentes estratégias foram de um fracasso total.
    Tendo em conta ,que os motoristas circulam em veículos com todas as condições e ganham acima da maioria dos portugueses as reivindicações salariais não seriam aceites pelos patrões.
    É evidente que os patrões têm custos para manter as empresas em boa forma e não podem ir atrás de propostas inviáveis. Felizes dos motoristas que têm emprego estável ,coisa que em muitos empregos não acontece.
    Tendo em conta que é dever de um governo responsável proteger os cidadãos e a economia arregaçou as mangas e o PM, Ministro das Infraestruturas , Ministro do Ambiente souberam estar á altura e desempenharam um trabalho perfeito. Parabéns para estes estadistas.

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …