Fabricantes de smartphones mentem nas atualizações

Todos os meses, vários fabricantes de smartphones disponibilizam atualizações de segurança para os seus equipamentos. Uma equipa de investigadores descobriu que algumas destas empresas disponibilizam updates que na realidade não corrigem o que dizem corrigir.

A conclusão é o resultado de um estudo de 2 anos conduzido no Security Research Lab (SRL), na Alemanha. Durante este período, a equipa analisou as atualizações mensais de vários fabricantes, num total de 1200 equipamentos, e verificou que nem todas as correções para falhas de segurança relevantes eram incluídas nestes updates mensais.

Enquanto na maioria das situações apenas não eram incluídas algumas correções para o Android, nalguns casos (raros, destacam os investigadores), a informação sobre a data do patch era a única coisa que era alterada nas atualizações mensais.

Isto significa que alguns equipamentos, apesar de receberem atualizações do fabricante, na verdade não estão atualizados, contrariamente ao que é alegado.

Na lista dos maiores fabricantes de smartphones Android, a Google, Sony e Samsung foram as que melhores resultados tiveram, com a falta de até uma correção de segurança nas atualizações mensais durante o período do estudo. No lado oposto, a TCL e a ZTE tiveram a pior nota com, em média, a não inclusão de quatro ou mais correções nos updates.

Os dados foram apresentados na conferência de cibersegurança Hack in the Box, que decorre em Amesterdão.

PARTILHAR

RESPONDER

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esta sexta-feira, a condenação ao comunismo e ao nazismo vai ser debatida no Parlamento

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco "namoradas" e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …