O avançado argelino Islam Slimani rescindiu com o Sporting e assinou contrato por uma temporada com o Brest de França, com mais uma de opção. É o fim de uma novela que se arrastava depois de o jogador ter sido descartado pelo treinador Rúben Amorim por falta de empenho.
O Brest anuncia a contratação de Slimani com grande pompa, salientando que é uma “enorme conquista” e que se trata de “um jogador muito consagrado na Europa” e o “melhor marcador da história da Selecção da Argélia”.
Será o terceiro clube francês que o internacional argelino de 34 anos representará na sua carreira, depois do Mónaco (2019/2020) e do Lyon (2020/2021 e metade da época de 2021/2022).
A rescisão permite ao Sporting poupar nos salários do jogador, uma vez que o avançado “receberá apenas parte do salário que estava previsto no vínculo que tinha com o emblema de Alvalade, válido até 2023”, como destaca o Jornal de Notícias.
Slimani confessa que “não pensava especialmente em França” e que o contrato com o Brest “foi feito por um feeling”, conforme declarações ao site oficial do clube gaulês.
“Sei que a Ligue 1 é física, que é preciso fazer muitos esforços e bater-se em todos os jogos para ganhar pontos. Mas penso que sei o que fazer para jogar aqui”, destaca o argelino. “Estou pronto”, nota ainda, prometendo ajudar a equipa com a sua “experiência”.
est Brestois ! ⚪
✍ https://t.co/o1AMnb9dO0
, agence d’intérim, CDD, CDI#TeamPirates ☠️ pic.twitter.com/KmvcFVd9Zp— Stade Brestois 29 (@SB29) August 25, 2022
Um regresso a Alvalade que correu mal
Slimani regressou ao Sporting no início de 2022 seis anos depois de ter deixado Alvalade. Mas o regresso acabou por “não funcionar”, segundo o técnico Rúben Amorim que decidiu afastá-lo da equipa principal ao fim de poucos jogos.
Foram apenas 12 os encontros que o ponta de lança argelino disputou de leão ao peito, registando quatro golos e uma assistência, números bastante longínquos daqueles que conseguiu nas três temporadas da primeira passagem (57 golos nos 112 jogos oficiais).
Slimani chegou ao Sporting em 2013, proveniente do argelino CR Belouizdad, por cerca de 300 mil euros. Na época 2016/2017, foi transferido para o Leicester, então campeão inglês, pelo valor da sua cláusula de rescisão, 30 milhões de euros.
O avançado cumpriu uma temporada completa no Leicester, que, depois, o cedeu, sucessivamente, a Newcastle, Fenerbahçe e Mónaco, até se transferir para o Lyon.
ZAP // Lusa