Injeção de liquidez chega às empresas em fevereiro (e “não vai ser preciso mais dinheiro no Orçamento”)

António Pedro Santos / Lusa

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, garantiu que a injeção de liquidez proveniente do reforço de apoios deverá chegar às empresas já no próximo mês.

Em entrevista ao Jornal de Negócios, Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, reiterou que “é muito importante que as empresas recebam esta injeção de liquidez em fevereiro”.

Entre os apoios encontra-se o regresso do lay-off simplificado, sendo que todas as empresas que tiveram de encerrar terão acesso automático, e um alargamento e antecipação do programa Apoiar.

“Vamos fazer tudo para concretizar isso o mais rapidamente possível”, garantiu.

Quanto ao programa de apoio às rendas, os “avisos vão ser lançados no início de fevereiro”. As verbas para estes apoios “vêm de um conjunto de fontes de financiamento”, como fundos europeus e reembolsos de quadros comunitários anteriores.

“Vamos pagar apoios a fundo perdido, correspondentes a seis meses de rendas. Serão 30% para empresas que tenham quebras de facturação superiores a 25%, e 50% para empresas que tenham tido quebras de facturação superiores a 40%. Íamos pagar metade deste valor no primeiro trimestre e a outra metade no segundo trimestre. O que vamos tentar fazer é antecipar isto e concentrar tudo no primeiro trimestre”, adiantou.

O ministro assegurou ainda que “não vai ser preciso mais dinheiro no Orçamento deste ano”, que já “tem uma provisão para acomodar estes crescimentos de despesas”. O Governo já “contava” com eventos como este – “embora talvez não logo no início de janeiro”, admitiu.

Questionado sobre se o Governo continua a prever que 2021 seja um ano de recuperação económica, Siza Vieira respondeu: “Não tenho dúvidas”. “A quebra do PIB no quarto trimestre, por relação com o terceiro, não terá sido tão intensa como previsto”, o que significa que a posição de partida de 2021 foi melhor, mas, reconhece, o primeiro trimestre deste ano está a ser pior do que se antecipava.

“O que vai acontecer nos meses seguintes? Qual vai ser a força da retoma no segundo, terceiro e quarto trimestres? São incógnitas. Neste momento, não é importante saber à décima qual o crescimento do PIB, mas sim termos uma convicção de quais são as tendências e termos sempre planos de contingência e recursos disponíveis para, em função da evolução da situação sanitária, darmos os apoios certos”, defendeu.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …