Situação “muito grave” leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

Mário Oliveira / SEMCOM

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel higiénico e gel desinfetante.

Tal como aconteceu no início da pandemia, na Alemanha já começou a corrida aos supermercados para comprar papel higiénico à medida que os casos de covid-19 aumentam, diz o DN.

Segundo as autoridades de saúde, os dados desta quinta-feira mostram como a situação no país se está a tornar-se preocupante. Foi registado um novo máximo diário de novas infeções, com mais de 11 mil casos confirmados em apenas 24 horas.

Este cenário negro que se vive na Alemanha, está a fazer com que o açambarcamento regresse. Segundo o instituto federal de estatísticas alemão, já há um aumento nas vendas de papel higiénico e desinfetantes. “As compras de hamsters”, como chamam os alemães às compras por acumulação, “estão novamente a começar”, refere o organismo numa publicação no Twitter.

O instituto de estatística indica que as vendas de papel higiénico aumentaram 89,9% na semana passada em comparação com os níveis registados antes da crise sanitária. Também as vendas dos desinfetantes aumentaram em 72,5% e os sabonetes em 62,3%, dois produtos que também estão a ter bastante procura, sublinha a empresa.

 

Tal como acontece em vários países europeus, a Alemanha tem assistido nas últimas semanas a um forte aumento de casos positivos de covid-19, o que tem levado a novas restrições. Por exemplo na capital alemã, em Berlim, as autoridades impuseram o uso de máscara em algumas ruas mais frequentadas.

O presidente do Instituto Robert Koch, alerta que a situação é “muito grave”. Em conferência de imprensa, Lothar Wieler aproveitou para reforçar o apelo de que é necessário cumprir com as medidas de segurança para conter a propagação do novo coronavírus.

“O vírus pode estar a espalhar-se de forma incontrolável” em algumas áreas desde setembro, acrescentou Wieler, explicando que “atualmente os jovens são os mais expostos ao vírus. Quanto mais pessoas em círculos privados são infetadas, mais estas espalham”.

No entanto, Lothar Wieler garantiu que ainda é possível “conter” a propagação da pandemia “respeitando sistematicamente as medidas de proteção”. Realçou também a importância de “ventilar regularmente” as salas fechadas.

No passado sábado, a chanceler alemã já tinha pedido aos cidadãos para reduzirem ao máximo os convívios sociais, mantendo-se em casa. “O que será o inverno, o que será o nosso natal, será decidido nas próximas semanas”, explicou Angela Merkel.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Eu entendo tive covid e tive 1 semana de diarreia forte praticamente não sai da casa de banho foi horrível diarreia e vômitos

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …